DOE

Senador petista quer que apenas formados em administração possam administrar

Está sendo submetida ao povo brasileira uma consulta virtual sobre o Projeto de Lei do Senado nº 439/2015, do senador Donizeti Nogueira (PT-TO), que cria a regulamentação e burocratização do exercício das atividades de administração no Brasil.

De acordo com a descrição do projeto de lei, o texto normativo estabelece que cargos e funções com atribuições voltadas para os campos da administração (em organizações privadas, não governamentais e públicas) somente poderão ser providos por tecnólogos e administradores profissionais regulares na forma da lei, que ficam obrigados a comprovar, anualmente, perante a organização empregadora, sua regularidade com o Conselho Regional de Administração (CRA), bem como o pagamento de possíveis multas e punições pecuniárias.

A medida é absurda na medida em que o mercado brasileiro, por exemplo, conta com inúmeros engenheiros que exercem cargos da administração sem ter diploma ou certificação em cursos de administração. E esses engenheiros exercem tais cargos porque são bons e produtivos, e não porque um pedaço de papel consagrado por uma sociedade rígida e burocrática diz que os profissionais são competentes ou não. Diplomas, afinal, podem ser boas métricas de certificação profissional, mas também podem ser formalidades bastante enganosas. O fato é que a contratação de um profissional não se rege por títulos, mas sim por mérito e produtividade. A exigência deste ou daquele título poderá acabar matando qualquer diversidade de pensamento que se possa atingir por meio da liberdade profissional.

Mas não seria apenas a grande indústria de diplomas que essa reserva de mercado estaria alimentando: os Conselhos Regionais de Administração também ganhariam muito com isso. Imagine milhões de administradores tendo que ser registrados (pagando caro por isso) nos CRAs e prestar contas anualmente para os conselhos, bem como os tecnólogos. É o Brasil das corporações e dos grupos de interesse querendo se sobrepor à liberdade de contratação dos bons profissionais como meio mais fácil para extrair taxas e renda às custas de outro grupo. Este projeto de lei sintetiza o Brasil corporativista, o Brasil do rent-seeking, o Brasil da exploração e do elitismo.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...