Desfile da Paraíso do Tuiuti foi baseado em Karl Marx

A “classe trabalhadora” brasileira tem sua “mão-de-obra explorada” e “tenta se proteger dos constantes ataques à CLT com sua combalida carteira de trabalho como escudo”. É o que afirma a ficha técnica do desfile da Paraíso do Tuiuti, escola de samba que defendeu a CLT no Carnaval enquanto empregou somente 3 trabalhadores com CLT em 2017.

De acordo com trechos da descrição do desfile, claramente baseados em Karl Marx, a “divisão do trabalho de toda sociedade de classes” seria feita em “três categorias possíveis de trabalhadores: livres, servos e escravos”. No Brasil atual, a “massa trabalhadora” teria “substituído os escravos antigos” enquanto “a classe dominante extrai e concentra cada vez mais as riquezas geradas pelo trabalho do povo”. Por fim, de acordo com a escola, a “mão do trabalhador brasileiro continua acorrentada ao velho tumbeiro” mostrando que “o antigo regime exploratório dos ricos sobre os pobres avança em golpeantes reformas”. Desta forma, a musa da escola representou “o trabalhador brasileiro tentando se libertar das correntes da exploração de sua mão-de-obra”.

A descrição do desfile da escola está em linha com a visão política de seu carnavalesco, Jack Vasconcelos, militante declarado do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Em entrevista há duas semanas, Jack deixou claro que só passou a fazer enredos políticos depois que o Partido dos Trabalhadores (PT), seu “parceiro do poder”, saiu do governo: “Hoje somos oposição e antes éramos parceiros do poder e não podíamos arranhar a relação. Enredos mais críticos não eram incentivados. Agora com uma guerra declarada tem essa abertura maior. Os dirigentes nos deixam livres, e temos mais é que fazer”.

Estas e outras hipocrisias da escola de samba foram resumidas pelo ILISP no vídeo abaixo:

Vaquinha O ILISP tem atuado contra a legalização do aborto e em defesa do direito à vida no STF. Para custear a causa, lançamos uma vaquinha. Os interessados em nos ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

7 COMENTÁRIOS

  1. Esse PSOL e PTISTA não conseguem enxergar a realidade e levam para o carnaval esse fipo de besteira. fala que Lula é pobre e coitadinho. sendo que se esta preso. Quando vão presos todos são inocentes e não sabem de nada. Acorda Brasil.

  2. “O rico cada vez mais rico e o pobre, cada vez mais pobre” É um dito popular desde 1900 e lá vai bolinha! E ainda continua valendo…kkk Capitalismo e democracia é lá na do Norte! Aqui na do Sul, é só putaria! Kkk

  3. Não consigo acreditar que até hoje,em pleno século XXI e já em 2018,ainda existam pessoas que continuam com essas malditas ideias socialistas e marxistas na cabeça! A bem da verdade,os que desfilaram nem sabem o que é socialismo e muito menos quem foi Karl Marx ou marxismo.Mas os que bolaram o tema sabem muito bem o que é com certeza absoluta.Quando esse povo saberá a verdade sobre todo esse lixo em? Acredito que NUNCA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here