DOE

Falida, Petrobras irá demitir 12 mil funcionários e vender até postos de gasolina

A Petrobras, empresa de economia mista controlada pelo estado – o qual possui 60% das ações – anunciou esta semana um prejuízo recorde de R$ 34,8 bilhões em 2015, o qual levou a dívida da empresa para R$ 492,8 bilhões de reais, um aumento de 40% em um ano. Em outras palavras, a Petrobras está praticamente falida.

A fim de reduzir seus ativos e amortizar as dívidas, a empresa anunciou nos últimos dias um série de medidas. Entre elas estão a concessão de 104 campos terrestres de produção de petróleo à iniciativa privada, a venda de todas as operações da empresa (campos de petróleo, refinarias e postos de combustíveis) na Argentina para a Pampa Energia, a venda de até 81% de sua rede de gasodutos por todo o país, a demissão de até 12 mil funcionários por meio do Plano de Demissão Voluntária (PDV) – 15% do total de 77,8 mil funcionários efetivos da empresa – e até mesmo a venda do controle da BR Distribuidora, empresa responsável por todos os postos de gasolina com a bandeira BR no país e avaliada em 10 bilhões de dólares no ano passado. As mudanças fazem parte do plano de “desinvestimentos” de 14,4 bilhões de dólares da empresa apenas para 2016.

A empresa controlada pelo estado também obteve recentemente um empréstimo de 10 bilhões de dólares junto ao banco China Development Bank (CDB), dando como garantia a entrega futura de petróleo a empresas chinesas.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...