Falida, Petrobras irá demitir 12 mil funcionários e vender até postos de gasolina

A Petrobras, empresa de economia mista controlada pelo estado – o qual possui 60% das ações – anunciou esta semana um prejuízo recorde de R$ 34,8 bilhões em 2015, o qual levou a dívida da empresa para R$ 492,8 bilhões de reais, um aumento de 40% em um ano. Em outras palavras, a Petrobras está praticamente falida.

A fim de reduzir seus ativos e amortizar as dívidas, a empresa anunciou nos últimos dias um série de medidas. Entre elas estão a concessão de 104 campos terrestres de produção de petróleo à iniciativa privada, a venda de todas as operações da empresa (campos de petróleo, refinarias e postos de combustíveis) na Argentina para a Pampa Energia, a venda de até 81% de sua rede de gasodutos por todo o país, a demissão de até 12 mil funcionários por meio do Plano de Demissão Voluntária (PDV) – 15% do total de 77,8 mil funcionários efetivos da empresa – e até mesmo a venda do controle da BR Distribuidora, empresa responsável por todos os postos de gasolina com a bandeira BR no país e avaliada em 10 bilhões de dólares no ano passado. As mudanças fazem parte do plano de “desinvestimentos” de 14,4 bilhões de dólares da empresa apenas para 2016.

A empresa controlada pelo estado também obteve recentemente um empréstimo de 10 bilhões de dólares junto ao banco China Development Bank (CDB), dando como garantia a entrega futura de petróleo a empresas chinesas.

8 COMENTÁRIOS

  1. Quando uma fruta apodrece, ela libera gás etinelo que apodrece as outras frutas que estão próximas.
    Quando um homem santo entra na política ele recebe etileno do outros políticos e se torna igual a eles.
    Nosso pais não tem homem nem justiça, só covardes podres.
    A prova?

    P E T R O B R Á S

  2. Quem vem defendendo o PT e o governo neste momento com alguns acima só pode estar mamando na teta com cargos comossionados ou é doido mesmo! Um primo meu “mama na teta, pois é engenheiro e esta no meio do mato trabalhando em uma hidrelétrica, mas é tão burro que não parou pra analisar que hoje esta aposentado, mas tem que continuar trabalhando para se sustentar… Que aposentadoria boa né!?

  3. etrobras já era!
    Só cego para não enxergar… as Bacias estão vazias, muitas empresas perderam os contratos, fecharam as portas e foram embora, demitindo inúmeros trabalhadores. Macaé está um deserto só: irreconhecível.
    Petrobras é assim, milhares de caras que mal sabem falar, topados na carreira. Apenas com ensino médio ganhando na cada dos 30mil/mês. Que empresa aguenta isso por tanto tempo? É muito cacique e quase nenhum índio.
    Muito se fala do Pré-sal porém não se diz que os poços estão no dobro de profundidade que é explorada hoje, na qual a Petrobras é pioneira, e que não há tecnologia ainda para explorá-lo. Seriam utilizados muito mais risers. Mas não se sabe se a mesma técnica irá funcionar. Há milhares de dúvidas ainda … qual a viabilidade?!
    Está falida sim. Empresa vende ativos para forçar lucro. “Isso pode, Arnaldo?”. Basta ver o tamanho da dívida dela e o valor de mercado dela.
    Apenas não admitiram ainda.
    Esse filme é repetido… foi assim com a Lloyd Brasileiro. Situação similar. Alcançou o posto de 4a maior do mundo. Maior da América Latina. E? Foi extinta! Vejo o caminho da Petrobras no mesmo desta outra grande empresa nacional que foi a Lloyd. Pesquisem sobre.

  4. A Reportagem é mentirosa !!!! não existe divida na Petrobras, ela está retirando milhões de barris de óleo das regiões abissais de seu pré-sal, está empregando cada vez mais trabalhadores em varias regiões do planeta onde tem expandido seus negócios e está em vias de se tornar a maior empresa petrolífera do mundo.
    QUEM FALAR COISA CONTRÁRIA À ISSO É REACIONÁRIO E COXINHA GOLPISTA !!

    PT CORDIAIS SAUDAÇÕES

    DILMA ROUSSEF

  5. Alguns esclarecimentos aos leigos da área: a BR Distribuidora não controla postos de combustíveis. Postos são empresas independentes, que apenas utilizam a marca da distribuidora com a qual possuem contrato de fornecimento. Mas isso não impede o posto de continuar operando. O texto foi escrito com grande dessconhecimento.
    Além disso, se esse PDV for verdadeiro, é bem pequeno em comparação com o que fizeram a britânica BP e a holandesa Royal Dutsh, que juntas demitiram 50mil funcionários na Europa e cortaram 40 bilhões de euros em investimentos, em função da crise internacional do petróleo.

  6. Falida não seria o termo correto, essa reportagem é tendenciosa. A Petrobras teve prejuízo meramente contábil, fechou o ano com mais de 100 bilhões no caixa, e diminui o endividamento líquido em 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here