DOE

ILISP processa governo de SP para acabar com as restrições de horários a comércios

O Instituto Liberal de São Paulo (ILISP) protocolou no último dia 23 de outubro uma ação civil pública contra o Estado de São Paulo, comandado pelo governador João Dória (PSDB), pelas restrições de horários a bares, restaurantes, shoppings e comércios em geral impostas pelo “Plano São Paulo”.

Criado pelo Decreto n.º 64.994, o plano determina que estabelecimentos comerciais, incluindo comércio de rua, shoppings centers, academias e prestadores de serviços, podem funcionar somente por 10 horas (na regiões em “fase amarela”) ou 12 horas (nas regiões em “fase verde”). A “fase verde” também especifica que “restaurantes e outros estabelecimentos similares poderão ficar abertos até às 23:00 horas”, mas tendo que encerrar o serviço aos clientes às 22 horas.

Na ação civil pública, o ILISP – representado pela Renno e Paolinelli Advogados – questiona a ausência de embasamento técnico-científico das restrições. Não há provas científicas de que o vírus fique mais agressivo ou ativo no período da madrugada, por exemplo. A ação também questiona a própria ideia de restringir horários para combater o vírus, citando uma de suas consequências óbvias: o horário limitado de funcionamento gera mais aglomeração, favorecendo a difusão do vírus, justamente o que o plano estatal diz evitar.

Por fim, em sua argumentação jurídica, a ação questiona a violação ao artigo 1º, IV da Constituição Federal de 1988, que garante o direito a livre iniciativa e do trabalho; e do artigo 2º, III da Lei da Liberdade Econômica, que dentre os princípios norteadores possui “a intervenção subsidiária e excepcional do Estado sobre o exercício de atividades econômicas”.

Por estas razões, a ação solicita a concessão de tutela de urgência, suspendendo imediatamente as restrições de horários impostas pelo governo de São Paulo a bares, restaurantes, shoppings e comércios em geral.

A ação se encontra conclusa para decisão do juiz e posse ser acessada neste link.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...