DOE

Restaurante marxista fecha porque clientes cansaram de esperar 40 minutos por um sanduíche

O restaurante vegano “marxista”, “coletivista” e “operado-por-trabalhadores” Garden Diner and Cafe, aberto na cidade americana de Grand Rapids, Michigan, fechou essa semana depois de diversas reclamações de clientes que não aguentavam mais os horários de funcionamento bizarros, preços altíssimos e longas filas.

O modelo de negócio do restaurante, que não admitia chefes ou gerentes, prometia uma “renda mínima” para todos os empregados e um sindicato forte não permitiu ao restaurante faturar o suficiente para operar. O local ficou aberto por apenas cinco anos e tinha fotos de Che Guevara, Karl Marx e Mao Tse-Tung.

Anúncio do fechamento do restaurante. Os equipamentos não foram socializados
Anúncio do fechamento do restaurante. Os equipamentos não foram socializados.

As pessoas comentavam frequentemente na página do Facebook do restaurante que tinham que esperar por 40 minutos por um sanduíche, isso quando o restaurante estava aberto. Como os empregados definiam o horário de funcionamento do estabelecimento em assembléia, o restaurante abria e fechava em horários aleatórios, deixando os clientes totalmente confusos.

Os consumidores também reclamavam que a política do restaurante de ter salários iguais e não permitir gorjetas era péssima para recompensar bons garçons, o que ajudou a piorar o serviço da casa. Até mesmo os socialistas locais reclamaram da casa quando ela ofereceu um sanduíche gratuito para os policias locais porque isso seria “deixar de lado os ideias proletários” para apoiar a “polícia fascista formada por brancos”.

Quando perguntado sobre qual será seu próximo empreendimento, o dono do agora ex-restaurante informou que iria tirar férias. Os locais, entretanto, não foram socializados: a lanchonete está à venda por 60 mil dólares e a pizzaria do mesmo dono está sendo vendida por 40 mil dólares.

Nenhum cozinheiro ou garçom deturpou Marx. O “business case” deste restaurante apenas mostrou que a realidade não é uma casa sustentada pelos pais ou pela herança da esposa, como no caso do teórico alemão.

Veja mais:

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...