10 coisas proibidas em Cuba que você não sabia

Para as pessoas que moram em outros países, Cuba ainda é um lugar considerado misterioso. Muitas pessoas, inclusive celebridades, já tornaram o lugar como um ponto turístico forte.

Além disso, a história também reforça a trajetória de Cuba até os tempos atuais e o lugar(Havana) até chegou a se tornar um Patrimônio Mundial da Unesco.

E Cuba possui lugares encantadores, cultura atraente, mas também tem o seu lado negativo: o socialismo. Lá, eles possuem leis e restrições que você não conhecia.

Separamos para você as 10 coisas que são proibidas em Cuba que você não sabia. Algumas delas são tão comuns no Brasil, que você nem imagina que sejam proibidas por lá. Confira:

1 – Ficar mais de 2 anos fora de Cuba

rosangela.2
A esquerda caviar brasileira fica maravilhada falando mal do Brasil, defendem Cuba e vivem na França. A sorte deles é que eles não nasceram em Cuba. A grande maioria dos Cubanos não conseguem sair do país como eles: primeiro porque não tem dinheiro, o salário mais alto não ultrapassa U$ 100 dólares mensais (comprar uma passagem é quase impossível); segundo porque não se consegue autorização fácil do governo para poder sair. E se um cubano conseguir autorização pra ficar fora do país, e ficar mais de 2 anos fora, perde todos os seus direitos como cidadão cubano e ainda perde a sua casa, segundo a lei vigente sobre imigração.

2 – Sindicatos independentes 

bandeirao-cut1

É comum sindicatos brasileiros apoiarem o socialismo cubano, mas se eles estivessem em Cuba, a realidade seria bem diferente. Só é permitido na ditadura cubana apenas o sindicato do governo. O decreto 67 da organização de administração central do estado, no artigo 61, confere à CTC a representação legal de todos os trabalhadores de Cuba. O único sindicato existente lá é a CTC, que pertence ao estado. Ninguém pode abrir outro sindicato.

3 – Uma pessoa estrangeira não pode passar a noite em casa

Cuba_-625x418

Existe um Decreto-Lei (nº 171/1997 de 15 de maio) que se refere sobre “aluguel de casas, quartos e espaços”. Lá, eles proíbem uma pessoa estrangeira se hospedar na casa um/a cubano/a. O dono ou a dona pode receber uma multa pesada.

Assim que um turista chega no pais, ele precisa mudar o seu visto de turista para um visto familiar na Direção de Imigração e Estrangeiros(DIE) do município onde for ficar, se caso for dormir na residência de um habitante de lá.

4  – Ter televisão a cabo é proibido

2-31

Se você pensa que lá é tranquilo para assistir a um canal de esporte, por exemplo, na televisão paga, você acabou se enganando. A população de Cuba é proibida pelo governo de ter acesso a este tipo de serviço que é muito comum e acessível aqui no Brasil. Lá, as pessoas devem assistir apenas canais nacionais estatais.

Existe uma empresa de televisão a cabo chamado Telecable(CIMEX) que oferece canais que você que tem televisão paga já conhece, mas isso só é permitido apenas para instalações turísticas, empresas estrangeiras, diplomáticas e estrangeiros que conseguirem visto e se tornem residentes em Cuba.

5 – Acessar a internet em casa ou pelo smartphone

3-24-600x437

A telecomunicação em Cuba é um monopólio controlado pela empresa estatal ETECSA que estabelece (segundo publicação em seu site) que: “O serviço de acesso à internet é oferecido a pessoas jurídicas e a pesssoas estrangeiras com residência temporária ou permanência em Cuba. Por enquanto, este serviço não está disponível para pessoas naturais de Cuba, (…) nem ao setor residencial cubano.”

6 –  Proibido embarcações

4-25-600x450

A agência estatal de viagens de Cuba, a Cubatur, alega que “Aos cubanos – onde quer que vivam – não é permitido a eles vender pacotes que incluam passeios de catamarã ou outros barcos de turismo. Este reservado apenas aos turistas estrangeiros”.
Não existe uma lei específica que proíba aos cubanos de construir embarcações, mas as restrições quanto a certas coisas são bem expostas por lá. Já o Departamento Nacional de Capitania impõe que “nenhum cubano está autorizador a navegar em Cuba, a única exceção é para aqueles casados com cidadãos de outros países, mas que estes devem solicitar autorização previamente.”

7 – Matar Vacas

5-24-600x450 (1)

Existem lugares que dão muito prestígio a animais, como a vaca, por exemplo, e em Cuba, a carne do animal é dedicada exclusivamete para o consumo por turistas. A venda da carne de vaca é feita apenas em moeda estrangeira, como o euro, o dólar, e não é comerciada pela moeda local.

O texto que proíbe é do Decreto 225, de 1997, de “Contravenções pessoais dos regulamentos para o controle e registro de bovinos.” O abate de bovinos é altamente proibido e expressamente controlado.

8 – Vender animais marinhos como lagosta e camarão

6-21-600x402

Se você já foi às praias do litoral do Brasil e curtiu petiscos com camarão ou o consumo de lagosta nos restaurantes, talvez Cuba não vá te agradar. Segundo o artigo 51 do Decreto-Lei 164 “Regulamento de Pesca”, são aplicadas multas a qualquer pessoa que “Capture, desembarque ou comercialize as seguintes espécies destinadas exclusivamente para a pesca comercial: a) lagosta e siri, de 500, até 5000 pesos; b) camarão, de 50 até 5000 pesos.”

E ainda tem o artigo 26 dentro do mesmo texto que reforça que “O uso de pesca comercial só pode ser efetuado pelas entidades subordinadas ao Ministério da Indústria da Pesca ou entidades autorizadas por este, ou por pessoas e empresas estrangeiras autorizadas pelo Comitê Executivo do Conselho de Ministros”.

9 – Educação aos filhos diferente da já oferecida pelo Estado

7-18-600x420

A educação é regida pela Constituição de Cuba e é baseada seguindo o “Ideal marxista”, cujo objetivo é promover a “formação comunista”. Lá, eles possuem um sistema único de educação.

O governo criou um sistema operado exclusivamente pelo Estado, dessa maneira até as instituições de ensino foram nacionalizadas. Isso desde o ano de 1959. A exceção no ensino só se aplica para os filhos de estrangeiros e que possam entrar em uma escola internacional.

10 – Manifestações

cuba1012-c
A constituição de Cuba (de 1976) diz que para se manifestar, você deve ter os meios necessários para os seus fins. No artigo 209 do código penal, diz-se que “comete um delito contra a ordem pública quem participar de reuniões e manifestações que cometem infração contra as disposições que regulam o exercício de seus direitos”. É basicamente uma inconstitucionalidade. Na prática, por serem um tanto subjetivas as duas leis que regulam a prática, nenhum protesto contra o governo é permitido.
Com informações de Yusnaby Pérez
Vaquinha O ILISP comprou o domínio "aborto.com.br" e lançará uma campanha pró-vida, mas isso exige recursos. Os interessados em ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

59 COMENTÁRIOS

  1. O PT se ganhasse as eleições ia transformar o nosso país em uma Cuba da vida, esse era o maior medo, eles defendem Cuba mas no entanto se fossem cubanos eles estavam lascados.

    • Ache em que planeta vc estava nos 8anos de Lula do PT e nos 5 da Dilma do Pt alienado do plante terra.

    • O idealizador do comunismo e Karl Marx esses regimes implantado na china , Cuba , Correia do Norte nada tem a ver com comunismo , Quem compara esses países e diz que conhece comunismo veio que não conhece nada nem um tipo de regime e ” uma toupeira repetindo o outra toupeira falou “

  2. País ridículo. É inacreditável que tem gente no Brasil que defenda esse nefasto regime. Tudo é controlado.
    Ou é débil, ou cúmplice, porque ignorância, não pode mais ser alegada nos dias de hoje, pra quem fala bem desse País.

    • Rlx, essas coisas tbm são proibidas aqui, vc só não percebe pq não tenta. Sair como turista TDS podem, agora tenta sair daqui com seus bens. Vão te dar liberdade pra ir embora, desde que vc deixe 27% dos seus bens para o estado. Esse é nosso meio de proteger os bens, o deles só é diferente. Ademais, tem coisas proibidas aí que são as propostas do novo presidente, como criminalizar protestos por exemplo

      • Juanita Castro, nascida em 1933 é a irmã de Fidel e Raul Castro, fugiu de Cuba em 1963! Alina Fernandez-Revuelta é a Filha de Fidel Castro e fugiu de Cuba em 1993, disfarçada de turista espanhola, usando uma peruca e um passaporte falso, e voou para a Espanha para fugir da tirania comunista em Cuba, não é apenas mais uma dissidente cubana — ela é a filha de Fidel Castro, hoje vive nos Estados Unidos. Canek Sánchez Guevara(1974-2015) Neto de Che Guevara! O próprio neto de Che, Canek Sánchez Guevara, não escapou da perseguição e preferiu fugir de Cuba. O NETO DE CHE GUEVARA – O cubano Canek Sanches, só pelo forte parentesco com Che é que ganhou o raro direito (privilégio) de entrar e sair da Ilha quando quisesse. Mesmo assim, declarou o seguinte; Não posso viver sob um governo que te diz o que tens que fazer, o que tens que comer, o que tens que pensar. Ele saiu de Cuba em 1995 e viveu no Mexico, onde morreu em 2015. Glenda Murillo Diaz, Filha do Viceprersidente de Cuba, Marino Murillo. A filha do vice-presidente de Cuba desertou para os Estados Unidos e vive agora em Tampa. Glenda Murillo Diaz, filha do vice-presidente cubano Marino Murillo fugiu de Cuba em16 de agosto de 2012”. Svetlana Iosifovna Alliluyeva- 1926-2011- Filha de Stalin. Gente, o comunismo é tão “bom”, que até a própria filha de Stalin, Svetlana, fugiu da miserável União Soviética em 1967, exato quando o comunismo soviético completava 50 anos!
        A miserável medicina comunista em Cuba é tão “boa” que o vice-ministro de Cuba, Abelardo Ramírez, viajou para França para se tratar de câncer gástrico! O chefe do Centro Médico-Querúrgico, melhor hospital de Havana só para a elite comunista, viajou para Inglaterra para operar os olhos! Rene Pérez, mulher do ex-presidente do banco nacional de Cuba fui se tratar na “capitalista” Miami nos Estados Unidos! É um vomito de mentiras que Cuba seria uma “potência medica” e ainda da “primeira qualidade”, mas todos os altos funcionários da tirania comunista de Castro, vão todos para se tratar no Ocidente “capitalista” que os próprios comunistas combatem e, o Ocidente degenerado recebe esses assassinos, em vez de mandá-los de volta em Cuba com sua “medicina avançada”! Medicina cubana, um mentiroso e perverso sucesso de marketing… e mais uma das graves mentiras desses comunas primitivos; médicos cubanos que são formados em 3 anos!!??Sendo que o primeiro ano inteiro é apenas voltado a doutrinação marxista e após mais dois de “Ciência”? Em dois anos no Brasil se consegue formar apenas Bons Técnicos de Enfermagem! Tão grande é a mentira do criminoso ditador da Dinastia Comunista de Castro sobre os “avanços” da miserável ilha na área médica que quando o próprio ditador nonagenário e geriátrico foi acometido de uma Peritonite (grave infecção intestinal) em Dez/2006, ele não foi salvo por sua medicina “avançada”; foi necessário que o Médico espanhol Dr.JoséLuis García Sabrido acompanhado de um Médico assistente seu, fossem a Cuba para salvar aquele sanguinário ditador. Assim cai por terra mais essa criminosa mentira comunista sobre a medicina cubana de blá, blá, blá, de mentiras do comunismo primitivo para enganar os Otários Bundófilos!

        Milhões de imbecilizados no mundo inteiro, até hoje, acreditam que a medicina no comunismo era gratuita, o que é uma criminosa mentira! Dado que o Estado socialista é parasita que não produzia nada, apenas redistribuía os benefícios produzidos pelos cidadãos escravizados. O “financiamento estatal” de medicina era diretamente deduzido dos salários dos cidadãos comuns. Na verdade, era um sistema gigante de seguro obrigatório – financiado de forma compulsiva (era impossível recusar as deduções do salário), e que mesmo assim, funcionava de mal para pior, e pior do que o SUS no Brasil! Em geral, os hospitais comunistas eram instituições públicas totalmente miseráveis, com as enfermarias superlotadas. Do outro lado quartos de luxo para 2-4 pessoas (“para heróis comunistas”), etc., assim, como hospitais de luxo especiais para a nomenklatura do partido (e camaradas estrangeiros), mas isso é uma outra história da criminosa “igualdade socialista”, que os ocidentais desconhecem!

  3. Meu namorado és Cubano mora em Cotorro, Habana fui apenas 1 vez em Cuba é horrível! Tudo muito caro, tinha pessoas pedindo dinheiro (dólar) muita prostituição. Na casa do meu namorado, tive muito medo do prédio cai bá minha cabeça. Em fim

    • “Saíram ganhando” porque o povo morre de fome enquanto a carne é ser reservada aos turistas? Belo “benefício”.

    • Detroit é uma das cidades MENOS capitalistas dos EUA e comandada há 54 anos pela esquerda, a qual destruiu a cidade com suas medidas de intervenção estatal. Obrigado por provar nosso ponto.

  4. Se não conseguem enxergar esse partido de merda e suas mentiras ridículas que foi só o que fizeram nesse governo em nosso próprio país ,vão conseguir ver o que acontece lá ! Qualquer idiota sabe que lá tem a Cuba dos Cubanos que morrem a míngua e a Cuba que é para mostrar aos turistas uma vida perfeita !

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here