DOE

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP

A cidade de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, se tornou o município com mais Liberdade para Trabalhar da Região Sudeste.

O avanço ocorreu em duas fases. Primeiro, o prefeito Duarte Nogueira publicou o Decreto nº 170/2023, no dia 08 de agosto de 2023, promovendo a regulação municipal da Lei de Liberdade Econômica federal (Lei 13.874/2019).

Posteriormente, no dia 20 de dezembro de 2023, foi publicado o Decreto nº 286/2023, que traz a lista das atividades de baixo risco dispensadas de alvarás. Trabalho desenvolvido conjuntamente entre as Secretarias Municipais de Inovação e de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, nas pessoas no Secretário Adjunto, Luiz Gustavo Batistuti e do Secretário e vice-prefeito Daniel Gobbi.

Graças a esse novo decreto, o município chegou a 1067 CNAEs dispensados, se tornando o município com mais atividades econômicas dispensadas de alvarás na Região Sudeste e um dos principais no país.

O avanço em Ribeirão Preto contou com o apoio do ILISP e seu projeto Liberdade para Trabalhar desde o início do projeto. A cidade foi uma das primeiras contactas pelo projeto, em julho de 2022, quando o então Secretário de Desenvolvimento Econômico Eduardo Molina se reuniu com a equipe do ILISP.

Posteriormente, em abril de 2023, o ILISP se reuniu com a nova Secretária Adjunta de Inovação e Desenvolvimento do município, Larissa Eiras, responsável pela área na Secretaria de Inovação e Desenvolvimento do secretário Leonidas Chaves, e desde então houve contato contínuo do ILISP com o município para apoiar a regulação da Lei de Liberdade Econômica local.

Atualmente, o Estado de São Paulo possui apenas 62 municípios com a Lei de Liberdade Econômica, representando apenas 9,61% do total de 645 municípios. No nível estadual, o governador Tarcísio de Freitas sancionou a Lei de Liberdade Econômica em 25 de setembro de 2023, e atualmente o estado segue a regulação federal com a dispensa de somente 298 atividades econômicas da necessidade de alvarás.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...