DOE

A dor e a raiva de um empresário ao ser obrigado a demitir

Eu nunca tive “treinamento” oficial para ser empresário, nunca fui formalmente apresentado às teorias, técnicas, lições e conselhos de administradores. Simplesmente “fui lá e fiz”. Sei que “pequei” por pensamentos, palavras e atos, mas nunca por omissões. Tudo aquilo que experimentamos em minha empresa nesses vários anos se devem ao meu ímpeto, muitas vezes totalmente avesso à prudência e aos limites.

Soube surfar na onda das “vagas gordas”. Soube também dividir os prêmios dessa onda com os meus funcionários, sempre pagando-lhes um salário muito acima do mercado, cuidando de sua saúde, primando por sua qualidade de vida, imprimindo na empresa a mesma paz que procuro em meu lar. Somos uma família feliz porque todos, individualmente, são felizes aqui na nossa família.

Algumas vezes, porém, precisamos desligar funcionários por motivos alheios à nossa vontade, pelo próprio bem da saúde da empresa, pelo próprio bem da paz que reina (e deve continuar reinando) na equipe.

Não é, porém, o caso destes últimos dias.

Por causa dos muitos atropelos (sendo eufêmico, pueril e comedido) deste desgoverno, fui obrigado a demitir. Fui cruelmente empurrado para decisões que não queria tomar – mas que eu tive que tomar. Não há motivos que justifiquem o que tive que fazer (funcionários excelentes, prestativos, cumpridores de suas obrigações, pessoas boas, que agregam, que enriquecem a si mesmos e a seus colegas). Não havia motivo, o que mais dói é isso.

Não, não! O que mais dói não é isso! O que mais dói é dar a notícia! É olhar no olho daquela pessoa que é tão importante para a nossa história, aquela pessoa que fez por onde conquistar o respeito de seus pares (e de seus superiores, posso garantir) e dizer, assim, sem rodeios: “cara, não sei como dizer… hoje é seu último dia aqui…”

Eu chorei… de raiva, de indignação, de impotência. Nem a esdrúxula, imbecil e preconceituosa legislação trabalhista que temos pode ajudar esses funcionários agora. Tudo converge para que os funcionários que estão dentro saiam e para os que estão fora permaneçam fora. Será que nossos legisladores e aplicadores da lei não se dão conta da estupidez chamada CLT? Esta “casta superior” de seres vivos (não ouso chamá-los de humanos) não deve ter demitido nunca um colega sequer, não sabem o que isso significa. E se o tivessem feito, provavelmente, não teriam coração para sentir o que estou sentindo agora.

Num último abraço pude sentir a gratidão de ter sido meu funcionário, de ter se tornado meu amigo… ao mesmo tempo que dividia comigo a inefável tristeza do adeus, da interrupção do convívio. Tudo graças a eles! A esses ratos! Desses vampiros hipócritas – não só do partido que hoje jaz no controle do estado (e o faz definhar ano após ano) – mas daqueles que compõem o próprio estado, cada vez maior e mais voraz, cada vez mais insaciável e lascivo.

Quiçá os veremos receber a punição que merecem, a mesma que, por diversas atitudes erradas no controle da economia, impuseram a um dos meus funcionários!

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...