DOE

Combater a “desigualdade” é impedir que os pobres gerem riqueza e melhorem de vida

A publicação do best-seller de Thomas Piketty, O Capital no Século XXI, levou a uma preocupação geral em relação ao crescimento da desigualdade entre ricos e pobres e a apelos populistas para que o governo redistribua renda e riqueza.

Os disseminadores dessa retórica deixam de olhar, no entanto, para o fato de que quando o estado assume um papel protagonista para nivelar as diferenças de renda e riqueza, a liberdade econômica se deteriora. E a liberdade econômica é a verdadeira força motora para o progresso de todas as pessoas.

Renda e riqueza são criadas no processo de descoberta e expansão de novos mercados. A inovação e o empreendedorismo expandem a variedade de opções acessíveis às pessoas. E, no entanto, nem todos são iguais em sua contribuição para o processo. Há diferenças entre as pessoas em termos de habilidade, motivação e talento empreendedor, sem mencionar as circunstâncias de vida de cada um.

Essas diferenças são a base da vantagem comparativa e dos ganhos obtidos por trocas voluntárias nos mercados livres privados. Tanto ricos quanto pobres se beneficiam dos mercados livres; o comércio não é um jogo com soma zero ou negativa.

Atacar os ricos como se fossem culpados de algum crime e clamar por intervenção estatal para promover uma distribuição “mais justa” de renda e riqueza leva a um ambiente baseado na inveja — o que certamente não sustenta os fundamentos da abundância: propriedade privada, responsabilidade pessoal e liberdade.

Em um sistema de mercado aberto, as pessoas que criam novos produtos e serviços prosperam, assim como seus consumidores. Os empreendedores criam riqueza e opções. Quando o poder estatal vence o mercado, as opções se contraem e se perdem oportunidades de criação de riqueza.

Ao longo da história, governos discriminaram os ricos e terminaram prejudicando os pobres. O planejamento central deveria nos ter ensinado que substituir os empreendedores privados por burocratas estatais só serve pra politizar a vida econômica e concentrar poder; não amplia a variedade de opções ou aumenta a mobilidade de renda.

Peter Bauer, pioneiro na economia do desenvolvimento, há muito tempo reconheceu que “em uma sociedade aberta moderna, a acumulação de riqueza, principalmente de grandes fortunas, normalmente resulta de atividades que aumentam a variedade de opções dos outros”.

O governo tem o poder de coagir enquanto os empreendedores privados precisam persuadir os consumidores a comprar seus produtos e convencer os investidores a apoiar suas ideias. Do processo de “destruição criativa”, como descrito por Joseph Schumpeter, decorre que uma fortuna dinástica tende a durar pouco.

Bauer preferia usar o termo “diferenças econômicas” em vez de “desigualdade econômica”, pois pensava que o primeiro transmitia um significado com mais substância do que o segundo. A retórica da desigualdade alimenta o populismo e até mesmo o extremismo na busca por resultados igualitários. Inversamente, ao se falar em diferenças, reconhecemos a realidade e nos lembramos de que “as diferenças na prontidão para utilizar oportunidades econômicas — disposição para inovar, assumir riscos, organizar — são altamente significativas para explicar as diferenças econômicas em uma sociedade aberta”.

O que interessava a Bauer era como aumentar a variedade de opções acessíveis às pessoas, e não como usar o governo para reduzir as diferenças de renda e riqueza. Como ele nos lembra:

“O poder político implica habilidade dos governantes para restringir à força as opções acessíveis àqueles a quem governam. A redução ou remoção forçada das diferenças econômicas advindas de acordos voluntários amplia e intensifica a desigualdade do poder coercivo.”

A liberdade para todos sob o justo império da lei e um governo limitado não quer dizer que todos serão iguais em seus dons, motivações e aptidões. Quando se impede essas diferenças, é destruída a força motora por trás da criação de riqueza e redução da pobreza. Não há melhor exemplo do que a China.

Sob o governo de Mao Tsé-Tung, os empreendedores privados e a propriedade privada, base dos mercados livres, foram criminalizados. Slogans como “Golpeie com força ao menor sinal de posse privada” davam pouca margem para a melhoria da situação dos pobres. A criação de comunas durante o “Grande Salto Adiante” (1958–1961) e a centralização da tomada de decisão levaram à Grande Fome, ao fim da sociedade civil e cercaram com grades de ferro o individualismo, seguindo uma política de igualitarismo forçado.

Inversamente, o líder chinês supremo Deng Xiaoping permitiu o ressurgimento de mercados e abriu a China ao mundo externo. Hoje a maior nação comercial do mundo, a China demonstrou que a liberalização econômica é a melhor cura para expandir a variedade de opções das pessoas, permitindo que centenas de milhões de pessoas se reerguessem da pobreza.

O slogan de Deng “Enriquecer é glorioso” representa um contraste absoluto com os projetos niveladores de Mao. Em 1978, e ainda em 2002, não havia um bilionário chinês; hoje há 220. Essa mudança não teria sido possível sem a evolução da China para uma nação comercial.

Há hoje 536 bilionários nos Estados Unidos e uma crescente animosidade contra o “1%” — principalmente por parte daqueles prejudicados pela Grande Recessão. Entretanto, as pesquisas indicam que a maioria dos americanos acredita que o crescimento econômico é muito mais importante do que limitar as rendas dos muito ricos ou estreitar a diferença de renda. Apenas 3% dos entrevistados pela CBS e pelo New York Times em janeiro achavam que a desigualdade econômica era o principal problema diante da nação. A maioria dos americanos se preocupa mais com a mobilidade de renda — isto é, ascender na escala dos rendimentos — do que em penalizar o sucesso.

Mesmo assim, alguns políticos usarão uma retórica inflamatória para fazer das diferenças entre ricos e pobres o foco de suas campanhas durante as eleições presidenciais. Ao fazer isso, eles deveriam reconhecer os riscos que a intervenção estatal na criação e distribuição de renda e riqueza impõe à sociedade livre e à prosperidade geral.

As políticas do governo podem ampliar o abismo entre ricos e pobres por meio de programas de bem-estar corporativo, políticas monetárias heterodoxas que penalizam os poupadores enquanto inflam o preço dos ativos, leis de salário mínimo e outras legislações que excluem do mercado trabalhadores com baixa capacitação, impedindo assim a mobilidade de renda.

Um programa positivo visando fomentar o crescimento econômico e dar liberdade de escolha às pessoas com diminuição de taxas marginais de imposto sobre mão de obra e capital, redução de regulamentações onerosas, desaceleração do crescimento do governo e normalização da política monetária é o melhor remédio em benefício de ricos e pobres.

Tradução: Igor Saito. Revisão: Marcelo Faria

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...