DOE

Como o Paraguai está muito à frente do Brasil – e não apenas no futebol

Há não muito tempo, como a maioria das nações vizinhas, o Paraguai era satirizado e, não raramente, escarnecido, onde quer que se falasse dele. Na televisão e na rua, tudo que viesse desse país era “meia-boca”, “porcaria” ou falsificado. Era bem comum que, quando uma pessoa fosse ruim no que fazia, fosse adjetivada como “paraguaia”; o mesmo valia para qualquer produto paralelo que circulasse no mercado (embora a maioria deles viesse da China).

Pouco mais de cem anos atrás, em 1870, o Paraguai estava estruturalmente e humanamente destruído. Com praticamente 75% da população tendo morrido na guerra travada com o Brasil, sobrando apenas mulheres, idosos e crianças (a população economicamente inativa do país), tempos tenebrosos seguiram-se na nação: a economia simplesmente ruiu e muitos territórios foram perdidos para países vitoriosos.

Hoje, no entanto, a coisa parece ter mudado de figura. Enquanto o gigante Brasil, que nunca perdeu uma guerra e que possui mais de vinte vezes o território paraguaio em tamanho, está afundando em inflação, crise política, ingerência econômica e corrupção sistêmica, o Paraguai ressurgiu no cenário socioeconômico mundial como uma potência. Sendo a economia latino-americana que mais cresce (5% em 2015), nossos hermanos paraguaios já figuram entre os “tigres latinos”, grupo do qual Chile e México fazem parte, com a possível entrada da Argentina nos próximos anos.

Com uma industrialização que avança cada vez mais e um notável desenvolvimento do setor terciário, o Paraguai foi capaz de modernizar seus setores financeiro e de transportes; melhorar a produção agrícola, sobre a qual tradicionalmente o país se apóia; e tirar milhões de cidadãos da pobreza, sem nenhum programa assistencialista milagroso como o nosso impávido colosso tem feito há treze anos desde que o governo do PT assumiu o poder.

Assunção, onde morreu Solano López nos últimos dias da guerra, cidade que foi saqueada, vandalizada e incendiada pelo exército brasileiro, hoje tem um IDH de 0,837, típico de países desenvolvidos, com uma das melhores redes de transporte de toda a América do Sul.

“Eles querem ter um país para chamar de ‘menino’; eu digo que o paraguai é maior do que a alemanha” (horacio cartes)

Esses feitos, que parecem ser coisa de países nórdicos, foram conseguidos, por incrível que pareça, pela tradição comercial paraguaia: a intensa barganha tornou-se algo maior, expandindo o setor terciário e aumentando o fluxo de capitais que entravam no país, principalmente da Rússia, do Reino Unido e do próprio Brasil. Com um setor político que não se prende a protecionismos, permitindo livre fluxo de capital privado no país para levar dinheiro onde há demanda, o que é bem importante para o desenvolvimento econômico e algo que nossos legisladores não aprenderam ainda, o Paraguai só cresce.

Muito embora ainda peque pela falta de infraestrutura, o Paraguai tem-se mostrado bem melhor do que o Brasil: seu crescimento não pára, grande parte de sua população possui alto padrão de vida, o índice de desemprego é baixo e a desigualdade tem diminuído sem interferência direta do estado. O Brasil, por outro lado, preso ao castrante Mercosul, cheio de burocracias, corporativismos e “diretrizes econômicas governamentais” – o famigerado corporativismo – continua preso ao estatismo populista cujos frutos todos nós conhecemos: corrupção, crise e regresso.

O suado empate da seleção brasileira com a seleção paraguaia mostrou bem como nem no futebol, nossa maior tradição, estamos sendo capazes de segurar as pontas. Todo dia é um 7×1 diferente. Quem sabe aprendamos algo com isso – não só pelo bem da nossa seleção, mas pelo bem do país.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...