A esquerda é a responsável por eleger Donald Trump

A esquerda é a responsável por eleger Donald Trump.
 
A esquerda decidiu que qualquer outra opinião e qualquer outra forma de olhar para o mundo é inaceitável. Não debatemos mais porque a esquerda venceu a guerra cultural.
 
Então, se você é de direita, você é um monstro, você é mal, você é racista, você é estúpido.
 
Como você acha que as pessoas irão votar se você as trata assim?
 
Quando alguém foi convencido por ser insultado ou rotulado?
 
Se você é de direita ou apenas é contra a visão dominante, você é atacado por dar a sua opinião.
 
É por isso que as pessoas esperam até que estejam no local de votação, quando ninguém mais está vendo e não há mais culpa, vergonha ou qualquer outra coisa, e você finalmente pode dizer o que você realmente pensa. Isso é poderoso.
 
As mudanças no Partido Trabalhista britânico, o Brexit e agora Trump.
 
E todas as pesquisas estavam erradas.
 
Porque quando são questionadas, as pessoas não podem admitir o que elas pensam. Elas são proibidas de admitir o que pensam. A esquerda não permite.
 
Fizemos com que as pessoas não possam articular suas posições por medo de serem retaliadas. Elas ficam embaraçadas.
 
Todas as vezes que alguém de esquerda disse “você não pode dizer isso”, contribuiu para essa cultura.
 
É hora de parar de lamentar. É hora de parar de chorar por causa do Brexit.
 
É hora de parar de ignorar seus oponentes, ou, pior ainda, de silenciá-los.
 
É hora de parar de banir pessoas de falarem em Universidades.
 
É hora de parar de pensar que repostar um artigo no seu Facebook é engajamento político.
 
É hora de perceber que retuitar o Greenpeace não reduz a sua pegada de carbono.
 
E se o “mansplaining” está te incomodando, você pode ir se f… no seu “lugar seguro” ou você pode se empenhar, debater comigo e me mostrar onde estou errando.
 
Ficar ofendido não funciona mais. Insultar não funciona mais.
 
Tudo o que você tem que fazer é participar do debate. Conversar com pessoas que pensam diferente de você e persuadi-los com o seu argumento.
 
É tão fácil e a esquerda perdeu essa arte.
 
Pare de pensar que todo mundo que discorda de você é mau, racista, sexista ou estúpido. E converse com eles.
 
Porque se você não o fizer, eu lhe digo o que você terá…
 
Você terá o Presidente Trump.”
 
Com algumas adaptações, essa fala, que reflete muito do que se tornou a esquerda em todo o mundo, poderia ser minha. Mas não é. Quem falou isso foi Jonathan Pie, um repórter inglês socialista e apoiador de Bernie Sanders que fala sem papas na língua sobre a política, fazendo “o comentário como ele deve ser”.
 
Mas há algo extra sobre Pie que mostra ainda mais como a esquerda perdeu a capacidade de refletir sobre os seus erros.
 
Pie não existe.
 
Pie é uma personagem criada pelo ator e comediante inglês Tom Walker, empregado da RT UK, filial inglesa da televisão estatal russa.
 
O que mostra que até a Rússia eurasiana de Putin consegue enxergar onde a esquerda pós-moderna mundial está errando, mas esta esquerda não consegue.
 
Ela está ocupada demais procurando defeitos em primeiras-damas, queimando pneus e xingando presidentes eleitos – às vezes pela própria esquerda – enquanto acusa os outros de “discurso de ódio”.
 
Ocupada demais invadindo escolas e prejudicando estudantes.
 
Ocupada demais fechando avenidas e prejudicando trabalhadores.
 
Ocupada demais torcendo por candidatos e esquecendo de praticar o jornalismo que domina.
 
E isso aparentemente não irá mudar tão cedo.
 
O que, sinceramente, só facilita o trabalho dos liberais.
SHARE
Marcelo Faria
Presidente do ILISP e empreendedor.

8 COMMENTS

  1. Isso mesmo. Não sei se vale lembrar, ou se isso entra na abordagem desse texto. Mas a esquerda está perdendo qualquer classe trabalhista a partir da classe média, talvez a partir da classe média baixa. Isso por qual motivo?

    A Esquerda de hoje só quer saber falar de pobreza, e qualquer pessoa que já tenha casa própria, tenha carro e consiga alimentar a família é chamada de classe burguesa que merece pagar o dobro, triplo ou o quadruplo de impostos gritantes por meio de tudo, para que essa classe ajude por obrigação a classe mais baixa por meio de planos governamentais. A esquerda de hoje quer meio que tornar o conto de Robin Hood uma realidade, naquela história de “roubar dos ricos para dar aos pobres”. Eles estão esquecendo que muitas pessoas que tem suas casas próprias, carros ainda podem se encaixar no grau de dificuldade de vida, mas essas pessoas se esforçar em muito para terem seu ganho. Mas para a Esquerda isso é errado, porque esse tipo de pessoas são a burguesia para eles, e no fim o esforço/meritocrata é jogado no lixo.

    Essas pessoas que lutam por uma vida melhor elas se caçaram com o discurso da esquerda que praticamente cospem em seus trabalhos. É como se a esquerda estivesse dizendo: “Você ta se esforçando? Ta ganhando mais que seu vizinho que não consegue comprar a mesma Nutella que você? Você ta oprimindo ele. Você tem que por obrigação dividir isso com ele, e pagar mais imposto porque você ta com uma vida melhor que ele.” Esse tipo de discurso da esquerda está cada vez mais contraditório e acabando com a fé das pessoas sobre o coletivismo.

  2. Tirando o post que fala de animais não tem direitos, post ridículo por sinal, o ILISP de uns tempos para cá vem fazendo um ótimo trabalho na mídia web.

  3. Essas leis e a esquerda estão criando uma geração de hipocritas, não é com propibção que vc resolve os problemas de discriminação, é com educação,a lei deve igualar a todos e a educação fazer com isso se torne um fato. Proibir as pessoas de falarem não resolve o problema, Sou bolsonaro, lá vem o mimimi, ok então não falo isso não posto no face, mas pra cada idiotice que leio tento convencer mais 1 a segui-lo, assim a esqueda faz a campanha dele sair muito barata e eficaz.

  4. Parabéns por escrever dessa maneira clara, pena que nem assim os simpatizantes da utopia vermelha enxergam, eles apenas veem.

  5. Exatamente o que penso: a esquerda, dita ou autoproclamada “progressista”, ajudou a eleger Trump!! São mais que autoritários, são totalitários. Só admitem uma cosmovisão.

  6. A esquerda não perdeu porque ela ofenda os que dela discordam, não.
    Essa afirmação é falsa. isso pode ser comprovado por uma simples análise: a esquerda faz isso há mais de século e mesmo assim veio crescendo como uma cultura irrefreável.

    A esquerda perdeu não foi por xingar seus divergentes, ela já vinha perdendo e o exagero nos xingamentos é que foi causado por sua decadência.
    As ideologias SEMPRE apresentam um Paraíso prometido para um futuro incerto e, diante de tal promessa, qualquer um que discorde dos meios reivindicados para alcanças esses gloriosos Nirvanas prometidos automaticamente é considerado malvadão, perverso e etc.. Essa é a causa do sucesso das ideologias, não de sua decadência.

    O que esta derrubando a esquerda não é o ódio que toda ideologia lança contra seus críticos, não. A decadência que a fez exagerar nesse ódio é que as pessoas estão cansadas de esperar pelo que nunca chega. Estão cansadas de SOFRER os MEIOS DADOS COMO RECEITA para o Paraíso prometido.

    O que faz a esquerda perder é a DOR causada por tanto tempo que já não fica fácil suporta-la em troca de elogios morais sustentados pelo Paraíso que nunca chega, mas que sustentam o INFERNO que nunca acaba.

    Para manter o Poder, o domínio sobre a sociedade, estes PROMETEDORES de PARAÍSOS terão que se contentar com menos. Não poderão aumentar a dor na sociedade a fim de satisfazerem suas MANIAS e RECALQUES que os tornam SÁDICOS a torturar sociedades que se deixam dominar pelos sonhos de suas promessas paradisíacas que logo se revelam emissários de pesadelos.

    O Socialismo apenas vai se abrandar e torna-se o velho MERCANTILISMO que despertou as idéias liberais ue ameaçaram maníacos aboletados no Poder através de suas ideologias persecutórias que comecializam um moralismo ANTI-ÉTICO que apenas se fundamenta nos FINS prometidos como melhor argumento em seu favor.
    Esses EMBUSTES IDEOlÓGICOS não se sustentam para sempre causando DORES cada vez maiores. Há um limite para suporta-las em nome de fantasias apregoadas para futuros incertos como argumento para o presente dolorido.
    O Socialismo também vai arrefecer a fim de permitir a continuidade do PODER de estamentos que exploram sociedades, mas que não se podem persistir em seu PRAZER SÁDICO de TORTURAR SOCIEDADES.

LEAVE A REPLY