Fascismo: uma ideologia de esquerda originada do marxismo

O marxismo surgiu num contexto de cientificismo. Newton tinha descoberto as leis da física e Darwin as da seleção natural. Indo no encalço desses dois, e também de Hegel, Marx e Engels anunciaram que haviam descoberto as leis da história. Tal como as leis da física e da biologia, ambos concluíram que as leis da história eram deterministas e independentes da vontade humana.

Os anos passaram e não ocorreu nenhuma revolução, o que contradizia a teoria marxista. Como explicar isto? Surgiram duas teses revisionistas. A primeira, do marxista alemão Bernstein, foi a de que afinal o capitalismo não ia acabar, o operariado até estava a melhorar o seu nível de vida e o socialismo podia perfeitamente adaptar-se ao capitalismo. Esta corrente cresceu no SPD alemão e acabou na social-democracia como a conhecemos hoje em dia.

A segunda tese teve origem no marxista francês Georges Sorel. Numa obra tremendamente influente, Refléxions sur la violence, Sorel concluiu que a revolução não era inevitável nem seria espontânea. Teria de ser provocada. Como? Usando uma elite para guiar o proletariado e recorrendo à violência. Seria a violência que desencadearia a revolução.

Foi o marxismo soreliano que conduziu ao bolchevismo e ao fascismo. Lênin leu Sorel e apropriou-se dos conceitos revisionistas da elite, a famosa “vanguarda”, e do uso da violência. O mesmo Sorel foi lido com atenção em Itália, em particular pelos sindicalistas revolucionários, marxistas que adotaram a greve e a violência como formas de desencadear a revolução.

Em paralelo, um marxista austríaco, Otto Bauer, notou que no Império Austro-Húngaro os operários húngaros mostravam sentimentos de solidariedade mais fortes para com os burgueses húngaros do que para com os operários austríacos. Embora o marxismo fosse uma corrente internacionalista, Bauer buscou legitimidade em algumas afirmações nacionalistas de Marx e Engels para lançar uma nova ideia revisionista. Concluiu ele que o comportamento dos operários húngaros mostrava que o sentimento de nação era mais poderoso do que o sentimento de classe. O nacionalismo era revolucionário, argumentou, pois galvanizaria o proletariado para a revolução.

Esta ideia entrou em Itália pela pena de um marxista italiano de origem alemã, Robert Michels, e influenciou os sindicalistas revolucionários italianos. Estes, contudo, enfrentaram a ortodoxia dos restantes marxistas, incluindo Benito Mussolini, o diretor do órgão oficial do partido socialista italiano, o Avanti!

Acontece que em 1911 ocorreu um acontecimento que iria abalar as convicções ortodoxas de Mussolini: a guerra ítalo-otomana pela Tripolitânia. Mussolini opôs-se a essa guerra, mas ficou atônito com a reação do proletariado italiano, que exultava com as vitórias de Itália. “Michels e os sindicalistas tinham razão!”, concluiu Mussolini. As pessoas estão afinal mais dispostas a morrer pela sua pátria do que pela sua classe.

Quando a Grande Guerra começou, em 1914, ocorreu uma cisão no movimento socialista. A Segunda Internacional tinha determinado que os operários dos diferentes países não entrariam em guerra uns contra os outros, mas na hora da verdade os socialistas alemães, franceses e britânicos apoiaram a guerra. Apenas os bolcheviques russos e os socialistas italianos se opuseram.

O problema é que nem todos os socialistas italianos estavam de acordo. Os sindicalistas revolucionários queriam a entrada de Itália na guerra porque achavam que ela seria o forno onde se forjaria o sentimento nacional dos italianos, cujo país era novo e buscava ainda a sua identidade, e que seria o sentimento de nação que uniria o proletariado italiano e desencadearia a revolução. Ou seja, a guerra derrubaria o capitalismo.

Mussolini começou mantendo a linha do partido e opôs-se à entrada de Itália na guerra, mas rapidamente deu razão aos sindicalistas e defendeu que os socialistas italianos deveriam seguir o exemplo dos socialistas alemães, franceses e britânicos e apoiar a guerra. Esta mudança de posição valeu-lhe a expulsão do partido.

Os sindicalistas revolucionários italianos, incluindo Mussolini, foram para a guerra – uma posição perfeitamente em linha com a de outros marxistas europeus, incluindo os do SPD alemão. Quando o conflito terminou, os marxistas italianos pró-guerra regressaram para casa mas foram antagonizados pelos marxistas italianos anti-guerra. Em conflito com estes, os marxistas pró-guerra fundaram o movimento fascista, com reivindicações como o salário mínimo, o horário laboral de oito horas, a participação dos trabalhadores na gestão das fábricas, a aposentadoria aos 55 anos e o confisco dos bens das congregações religiosas. Será que só eu noto que estas reivindicações fascistas têm origem marxista?

Os marxistas pró-guerra fundaram o movimento fascista, com reivindicações como o salário mínimo, o horário laboral de oito horas, a participação dos trabalhadores na gestão das fábricas, a aposentadoria aos 55 anos e o confisco dos bens das congregações religiosas.

O pensamento fascista foi evoluindo. Recorde-se que Marx e Engels consideravam que o capitalismo era uma fase necessária e imprescindível da história humana e que sem capitalismo nunca haveria comunismo. Os bolcheviques renegaram esta parte do marxismo quando preconizaram que na Rússia era possível passar diretamente de uma sociedade feudal para o comunismo, mas neste ponto os fascistas mantiveram-se marxistas ortodoxos ao aceitar que o capitalismo teria de ser temporariamente cultivado em Itália.

Noutros pontos os fascistas desviaram-se da ortodoxia marxista. Por exemplo, aproximaram-se do revisionismo bolchevista quando abraçaram a ideia soreliana da violência provocada por uma vanguarda e afastaram-se do marxismo e do bolchevismo quando aderiram à ideia baueriana de que o sentimento de nação era para o proletariado mais galvanizador do que o sentimento de classe. Isto levou-os a dizer que a luta de classes não se aplicava a Itália porque esta era já uma nação proletária explorada pelas nações capitalistas. A luta de classes apenas iria dividir a nação proletária, pelo que em vez de conflitualidade deveria haver cooperação entre classes. O chamado corporativismo.

O pensamento fascista continuou a evoluir, sobretudo em consequência do Bienio Rosso, levando os comunistas italianos a lançar uma campanha de ocupação selvagem de fábricas e de propriedades rurais. Estes eventos levaram os fascistas a afastarem-se mais do marxismo, pois entendiam que estas ações enfraqueciam a nação, que designavam de “classe das classes”, ao ponto de começarem a proclamar-se anti-marxistas. Convém no entanto recordar que Mussolini esclareceu que o fascismo objetava ao marxismo não por este ser socialista, mas por ser anti-nacional.

Tudo isto está explicado, com muito mais pormenor, nas minhas sagas As Flores de LótusO Pavilhão Púrpura, e curiosamente nada disto foi desmentido por ninguém. Os meus críticos limitaram-se a constatar que os fascistas se descreviam como anti-marxistas – e assim foi a partir de certo ponto. Mas isso nada me desmente porque nunca disse que os fascistas, na sua fase já amadurecida, eram marxistas. O que eu disse, e repito, é que o fascismo é um movimento de origem marxista.

Se acham que o fascismo não tem origens marxistas, aproveitem também para desmentir por que o fascismo alemão se designava nacional-socialismo. Como acham que a palavra socialismo foi parar ali? Por acaso?

116 COMENTÁRIOS

  1. Darwin não descobriu lei nenhuma, é apenas uma teoria e com muitos, mas muitos furos mesmo.
    E esse é e o start de toda “m” em que vivemos hoje.
    Onde começamos a dar ouvidos para a “ciência”… Agora é só olhar o reflexo de dar ouvidos a ciência e o que isso faz com a economia e várias outras áreas.

  2. Seria muito bom avisar aos alemães pra eles consertarem a placa no museu do holocausto. Só rindo mesmo!

  3. Cara, você está concordando com o autor do texto, entre linhas. Onde ele “desdiz” o que você falou aí?

  4. É impossível, como sempre, a esquerdalha entender. A verdade é que, o gado trabalha para os carrapatos chupins não morrerem de fome.

  5. Excelente artigo Ms. Rodrigues dos Santos, obrigado por partilhar seus estudos sobre marxismo e fascismo conosco. Fraternal abraço de um brasileiro.

  6. Fascismo, Comunismo e nazismo, ambos tinham em comum o controle absoluto das massas, da economia, restrições de liberdades entre outras coisas ruins! Todos são de esquerda, uma ideologia puxa a outra. Se a pessoa defende um desses três aí, boa pessoa ñ é!

    • Sempre falei que qualquer doutrina vermelha era/é de esquerda. Taí o que não me deixa estar errado.

  7. Quer dizer que a Alemanha nazista e SOCIALISTA queria exterminar e riscar do mapa a URSS Comunista?
    ok…..e verdade esse bilete….

    • Claro, era guerra por poder e território, o socialismo em comum não era suficiente pra impedir o confronto. Vale ressaltar que Hitler e Stalin foram aliados por algum tempo.

      • Então o problema não são as ideologias e sim as pessoas,o que significa que não se pode dizer que o socialismo seria da mesma forma em países diferentes pq se trata de outras pessoas,então,qualquer argumento que se tenha contra o socialismo no Brasil se baseando no que aconteceu no passado é inválido,uma prova disso é que a esquerda brasileira apoia a homossexualidade mas no socialismo da Rússia não.

    • Os objetivos estratégicos do nazismo todos sabemos, era reconquistar os territórios do Leste recuperando o “Lebensraum”. A Rússia é grande demais para ‘ser riscada do mapa’, mas sim, estados Bálticos, Ucrânia, todos esses eram territórios em que povos germânicos em algum momento tiveram uma influência, todos esses poderiam integrar o “espaço vital” nazista. É um fato histórico que o partido nazista foi tolerado e auxiliado por Stálin, que repartiu a Polônia e até mesmo entregou de bandeja a cabeça dos comunistas alemães – menos rivais para os comunistas russos.

  8. O Nacional Socialismo Alemão, apesar do nome, tinha um significado ideológico bem diferente e NÃO era de esquerda. Pessoas “metidas” à intelectuais podem ler, discutir, comparar tantos livros quiserem e se gladiarem mutuamente com suas “teorias”, mas, NUNCA irão saber da verdadeira história ocorrida de fato na Europa especificamente na Alemanha. Isso sim é pura falta do que fazer mesmo.

    • Não era o desejo de Hitler, que desejava coesão nacional, mas existia uma facção de esquerda dentro do nazismo sim. Pesquise sobre Otto Strasser e Ernst Röhm mortos na Noite dos Longos Punhais (expurgo nazista).

  9. Posso usar esse artigo na sessão de discussão da wikipédia, dando os devídos créditos e indicando as suas obras ? acredito que seria uma visão divergente da narrativa vigente?

  10. A narrativa esquerdopata vem sendo desmontada nos últimos anos com gente honesta e estudiosa como esse sr Pinheiro .

  11. Hitler leu Marx e ate o elogiou, mas para plagiar os métodos de organização, propaganda, agitação e difusão, o termo ‘socialista’ para ganhar o apoio da sociedade especialmente dos trabalhadores que queria recrutar para o partido, até a cor da bandeira foi provocação, o próprio conta a estratégia em Mein Kampf, que este jornalista obviamente não leu ou nem deve saber que existe.

    • O amigo já leu o Manifesto Fascista, o Manifesto de Verona e A Doutrina do Fascismo ? Ou esta falando merda na internet só por falta do que fazer mesmo ?

    • Pelos meus (poucos) estudos entendi que Hitler ‘embarcou’ em um partido que era realmente nacional-socialista (NSDAP) e afastou sua linha ideológica das doutrinas mais associadas com o socialismo. A facção mais à esquerda foi massacrada na noite dos longos punhais. Menos o da propaganda, que era ligado a essa ala à esquerda.

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