DOE

A importância do dia 9 de julho para São Paulo e o Brasil

O dia 9 de julho não é apenas um importante marco na memória dos paulistas. A data serve de reflexão para qualquer indivíduo – ciente da sua autonomia e consciente dos esforços contrários ao livre pensamento – que conhece o seu direito à autodeterminação e à liberdade para se associar a outros habitantes de um determinado território (seja vila, bairro, cidade, distrito, estado ou territórios adjacentes) e declarar independência do estado a que pertence atualmente, seja para formar um novo estado ou tornar-se parte de outro.

No dia 9 de julho de 1932 foi iniciada uma resistência de 87 dias que contou com 40.000 combatentes – entre mais de 200.000 alistados – no único estado, neste período da história, a rejeitar o controle central imposto pelo ditador populista Getúlio Vargas e seus interventores, entusiastas da última moda européia de dominação, o nacional-socialismo e o fascismo.

Em meio a tanta propaganda, excesso de informação de má qualidade e confusões modernas, que este momento histórico ajude a lembrar do essencial, como o trecho da carta “A defesa da vitória de São Paulo”, que Monteiro Lobato enviou em 10 de agosto de 1932 a Waldemar Ferreira:

“Convençamo-nos de que só há dois caminhos na vida: ser martelo ou bigorna, boi de corte ou tigre. Velha bigorna, velho boi de corte, velha vaca de leite que tem sido, transforme-se São Paulo em tigre. Faça-se todos dentes e garras afiadíssimas, antes que a linda ideia romântica da brasilidade o reduza a churrasco.”

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...