DOE

Não há nada mais elitista do que um esquerdista

Esquerdistas adoram bradar contra “as elites”, mas toda a esquerda, sem exceção, acredita piamente na existência de uma elite esclarecida que guia as massas ignorantes rumo a uma utopia coletivista. No século XVIII, Godwin declarou que “o camponês passa pela vida, com algo da insensibilidade desprezível de uma ostra”. Rousseau comparava as massas a um “inválido estúpido, pusilânime”. Para Condorcet, a “raça humana ainda revolta o filósofo que contempla a sua história”. George Bernard Shaw (um socialista fabiano convicto) incluía a classe operária entre as pessoas “detestáveis” que “não tem o direito de viver”. Dizia ainda que “ficaria desesperado se não soubesse que eles vão todos morrer logo e não há necessidade alguma de que sejam substituídos por pessoas como eles”. Assim, quando Marilena Chauí vocifera seu ódio contra a classe média, ela na verdade pretende eliminar uma elite (econômica) que enxerga como concorrente à sua própria (intelectual), da mesma forma que o ódio das esquerdas contra as religiões em geral nada mais é que uma tentativa de eliminar a concorrência no campo mais geral das utopias.

O resultado prático da aplicação disso é que por toda a parte em que foram implantados regimes coletivistas o resultado SEMPRE foi uma ditadura totalitária de partido único (uma elite) que trucidava o próprio povo (as massas) em TEMPOS DE PAZ (20 milhões na URSS, 50 milhões na China, 100 mil em Cuba, 2 milhões na Coréia do Norte, 2 milhões no Camboja, apenas pra citar alguns exemplos). Como na frase famosa de Edmund Burke, o coletivista é alguém que ama a humanidade, mas odeia ao seu próximo.

Já liberais clássicos sempre tiveram o ser humano em mais alta conta, independentemente da classe social. Segundo Alexander Hamilton, “a experiência não nos tem comprovado de forma alguma a suposição de que há mais virtude em uma classe de homens do que em outra. Basta olhar na comunidade os ricos e os pobres, os instruídos e os ignorantes. Onde predomina a virtude? De fato, a diferença reside não na quantidade, mas no tipo de vícios, que ocorrem em todas as classes”. Adam Smith achava que os homens eram menos diferentes entre si que os cachorros, e que as diferenças entre um filósofo e um porteiro resultavam simplesmente da educação. Todo liberal crê que o livre mercado é um instrumento não para perpetuar desigualdades, mas para mitigá-las. Segundo Milton Friedman, patrono da Escola de Chicago, “os únicos casos registrados pela história em que as massas escaparam da pobreza extrema foram aqueles em que as massas tiveram capitalismo e livre comércio em larga escala”.

De fato, o único campo em que os esquerdistas sem dúvida alguma superaram os liberais, e por larga margem, foi na propaganda: em 150 anos eles conseguiram convencer as massas de que se importam com elas, quando na verdade são os maiores democidas da história – ao longo do século XX, regimes coletivistas assassinaram mais seus próprios cidadãos do que TODOS os governos nos 20 séculos anteriores JUNTOS. Mas no imaginário popular, eles amam e protegem o povo, enquanto os liberais odeiam as massas…

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...