DOE

“Não quero ter razão, quero apenas ser feliz”: a ilusão de quem acredita no estado

“Não quero ter razão, quero apenas ser feliz”, disse em voz alta o senhor com braço enfaixado, deitado na cama, lembrando do tombo que levou ao ter sua carteira furtada no centro da cidade. Ele procurou a polícia, mas como era “apenas uma carteira com pouco dinheiro” e o tempo de espera para o procedimento era alto, recomendaram fazer um “BO online”, pois não houve agressão física ou grave ameaça. Ele gostaria de ter ido ao banco de lata-velha, mas o carro está “apreendido” e só vão devolvê-lo se o IPVA, as duas multas por conduzir acima da velocidade de 40km/h e o custo do pátio forem pagos.

“Podia ter sido pior”, pensou enquanto esperava atendimento no pronto-socorro puído. Aguardou seis horas para ser atendido. A senhora gorda da triagem, que mal olhou no seu rosto, anotou os dados na ficha, mas acabou esquecendo de colocar a folha na caixinha do atendimento. Por sorte, a mocinha magra, que acabara de passar no concurso público, encontrou a guia perto das revistas de fofoca da supervisora. “Levanta o braço. Abaixa o braço, agora abre e fecha a mão…”, disse o médico antes de passar uma receita com analgésicos e anti-inflamatórios que estavam em falta na farmácia do hospital. “Volta semana que vêm, a gente vê se consegue agendar o raio-x, se não parar de doer.”

Mas dói, dói bastante. E não é apenas o braço, é alguma coisa dentro do peito, que faz as costas arquearem, principalmente quando ele tenta olhar para frente. Seria bom dormir agora porque “ficar com a cabeça cheia de ideias não leva a lugar nenhum, não é mesmo?”. Ficaria mais fácil pegar no sono se o vizinho desligasse o “batidão”, que toca no último volume, mas é melhor ignorar, “não ligar”. Na última vez que ele reclamou das latas de cerveja, bitucas de cigarro, pinos de plástico e da camisinha que apareceu no seu quintal, voltou para casa com o olho roxo.

Em breve chegará o primeiro domingo de outubro e ele irá acordar bem cedo para evitar a fila da seção eleitoral. Nem mesmo depois de meio século, ele deixaria de exerceu seu “direito” de votar antes do meio-dia. Quem sabe não é dessa vez que um “político honesto” ajuda a melhorar as coisas, não é mesmo?

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...