DOE

Não vai ter golpe: vai ter impeachment

Os esquerdistas e defensores do governo PT sempre usam apenas a retórica para defender o governo mais criminoso que se tem notícia. Fatos, leis… pouco importam! A retórica é o meio e o fim! A nova onda agora é pegar “juristas de renome” para inventar factoides e assim criar uma narrativa. Quem respeita a Constituição e as leis, na visão deles, são “golpistas”. Bons são eles!

Tais juristas “isentões” afirmam que não houve crime nas fraudes (“pedaladas”) fiscais, logo, o processo de impeachment viola a lei e é um “golpe”. Entretanto, o fato de não haver consenso entre os juristas se houve ou não crime de responsabilidade não é motivo para impedir a aceitação e consequente abertura do processo.

O que importa no processo são as leis, em especial a Lei n° 1079/50, a Constituição de 1988 e as decisões sobre o procedimento de impeachment dadas pelo STF. E o que elas dizem é que:

a) Qualquer pessoa pode fazer um pedido de impeachment se julgar que um presidente cometeu crime de responsabilidade.

(É permitido a qualquer cidadão denunciar o Presidente da República ou Ministro de Estado, por crime de responsabilidade, perante a Câmara dos Deputados. Lei nº 1.079/50, art. 14).

b) Somente o Presidente da Câmara dos Deputados (no caso, Eduardo Cunha) pode negar ou aceitar a denúncia e dar início ao processo.

(Compete privativamente à Câmara dos Deputados: denúncia contra a Presidente da República e imputação de crime de responsabilidade à chefe do Poder Executivo da União. Art. 51 da Constituição Federal 1988 e decisão do STF).

c) O presidente da Câmara analisa o pedido apresentado e verifica se alguma lei foi violada. Segundo os autores do pedido em curso e com base na argumentação apresentada, houve. O presidente da Câmara concordou que houve. Portanto, embora subjetivo, podemos ir ao próximo passo, afinal “compete privativamente à Câmara dos Deputados a imputação de crime de responsabilidade à chefe do Poder Executivo da União.” E é isso que será votado!

d) A Câmara NÃO julga se houve crime. Muito cuidado aqui. “Conforme indicado pelo STF e efetivamente seguido no caso Collor, o Plenário da Câmara deve deliberar uma única vez, por maioria qualificada de seus integrantes, sem necessitar, porém, desincumbir-se de grande ônus probatório. Afinal, compete aos deputados apenas autorizar ou não a instauração do processo (condição de procedibilidade)”.

e) O julgamento do crime de responsabilidade e o consequente processo de impeachment acontece no Senado, caso seja aprovado no plenário da Câmara por 2/3 (“maioria qualificada”) dos deputados.

f) O julgamento no Senado não é imediato, de acordo com o recente entendimento do STF. Primeiro monta-se uma comissão que dará um parecer, como na Câmara. Depois o Senado precisa aprovar, por maioria simples, a abertura de processo no Senado Federal. Se o Senado rejeitar o pedido, o processo de impeachment é arquivado, sem direito à apelação.

g) Caso o Senado aprove a abertura do processo na casa, a presidente é afastada por 180 dias, prazo em que deve ocorrer o julgamento do crime de responsabilidade e do impeachment. O presidente do STF preside o julgamento no Senado e se 2/3 dos senadores aprovarem, Dilma Rousseff sofre impeachment e assume em seu lugar o vice-presidente, Michel Temer.

Ou seja, após todo um rito legal previsto em lei específica e com base na Constituição é que a presidente da República pode ser retirada de seu cargo por meio do impeachment. A narrativa do “golpe” nada mais é do que uma forma da esquerda sair da situação como sempre tenta fazer: se fazendo de vítima.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...