DOE

O aumento dos Isentões “não sou petista, mas” ou “fala do Cunha e do Aécio também”

Nesses últimos dias estamos vendo por aí um aumento significativo no número de Isentões, que professam não ter nenhum partido ou ideologia, mas que não perdem a chance de atacar liberais, conservadores ou simplesmente pessoas comuns do povo, que estão legitimamente insatisfeitas com o governo petista. Jogam aqui e ali uma conversa mole de neutralidade, para em seguida vomitar a velha cantilena socialista de sempre, mas dessa vez com um verniz elitista inconfundível. O tom de superioridade com que debocham de quem se engaja politicamente contra o governo só se compara com a misericórdia leniente dos comentários que deixam para falar com ares de tecnicismo jurídico da condução coercitiva de Lula.

O cinismo é a característica fundamental do Isentão. Se falam de corrupção, ele prontamente anuncia, revoltado, que a corrupção não começou neste governo e que são todos iguais. E quem é você para falar desse ou daquele político se não menciona aquele outro? Ora, o problema é endêmico no Brasil, então se você não condena igualmente todo o sistema e todos os milhares de políticos trabalhando nas esferas estadual e municipal, então você não tem o direito de falar mal exclusivamente deste ou daquele.

Impeachment? Ué, mas se sair a Dilma entra quem? Outra característica essencial ao Isentão é que ele está “a favor do Brasil”. Isso é, se na ótica dele sua crítica ou sugestão não melhorar efetivamente a situação de todos os brasileiros, então ela é inútil e você deveria se envergonhar de sequer ter vociferado sua opinião. Enquanto isso, ficam as coisas como elas estão, já que dá tudo na mesma mesmo. O Isentão é cínico, lembre-se disso.

O terceiro traço típico do Isentão é sua admiração por bandeiras socialistas, muito embora ele jamais vá admitir uma inclinação para algum conceito político qualquer. “Esquerda e direita não existem”, ele repete como um mantra, o que não o impede de pregar o aumento do aparato estatal para uma cobertura maior e mais efetiva de “direitos sociais”, por exemplo.

Por fim, o Isentão foge do debate como o diabo foge da cruz. Ele gosta de opinar e de julgar o que os outros fazem, mas não de ser confrontado com as próprias opiniões. Ao primeiro sinal de debate, ele escapa pela tangente.

A soma desses quatro elementos pode ser vislumbrado, por exemplo, quando o Isentão diz que não apoia o Lula, mas que ele deve ser respeitado por ter feito isso e aquilo. E mesmo que seja corrupto, isso é porque todos são. Principalmente FHC, Aécio e Cunha. E se você não fala destes, não pode falar de Lula.

Estamos de olho.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...