O espetáculo de Danilo Gentili e a piada chamada Jair Bolsonaro

A entrevista de Danilo Gentili com Jair Bolsonaro foi um espetáculo. Não do entrevistado, que é absurdamente fraco, mas do entrevistador. Perguntas pertinentes que nenhum outro membro da grande mídia havia feito e que permitiram que o deputado-candidato falasse mais sobre outros temas que não fossem “kit gay”, “Jean Wyllys” e “Maria do Rosário”. Transcrevo algumas abaixo:

Como presidente, você acha que o seu repertório tem que aumentar, tem que falar sobre economia?
“Eu falo sobre economia, por exemplo, eu falo do nióbio, do grafeno, das riquezas do Vale do Ribeira. (…) Mais utilizado do que o nióbio só o grafeno. (…) Nós não podemos continuar permitindo uma exploração predatória do nióbio”.

E a respeito dos outros assuntos, as pessoas vão te cobrar soluções para economia, emprego, saúde…
“Muita coisa está ligada à violência (…) Vivendo num país inseguro como o nosso, você não tem turismo. (…) Precisamos dar um cavalo de pau na política de direitos humanos. (…) Precisamos acabar com o estatuto do desarmamento.”

A gente está num momento em que o Brasil precisa de alguém que entenda de economia, de mercado, para tirar o Brasil disso. Você entende de economia?
“Não, eu entendo muito pouco de economia. (…) Eu ainda não desperto confiança no sistema financeiro, tendo em vista o meu comportamento. Mas (…) tenho certeza que esse pessoal devagar vai cerrar pra cima de mim”.

Mas você já tem um princípio de plano?
“Isso ninguém tem né”.

Então me explica, por que alguém deve votar em Bolsonaro para presidente?
“Eu sou uma pessoa autêntica. As minhas propostas podem ser até pior (sic), mas são completamente diferente (sic).”

Quando você diz em abrir o comércio, você está falando em quê exatamente?
“Você tem que diminuir o tamanho do estado.”

Eu sempre vejo você elogiando um lado bom na ditadura. Mas não foram os militares que ajudaram o estado brasileiro a ficar tão inchado?
“Era outra época. (…) Naquela época a mulher não ia de biquíni pra praia”.

O que garante que você não irá copiar alguns modelos do regime militar que você elogia?
“Na Educação vai ser convidado um general que já tenha um comando de colégio militar”.

Você tem muitos opositores, talvez uns 80, 90% de Brasília é opositor seu. Se você for presidente, como é possível governar com tanta oposição?
“Nós vamos ter mais gente de direita no parlamento. (…) E eu acho que economia vai estar tão debilitada até lá (…) que teremos que partir do zero”.

Essa é um boa visão de quem é Bolsonaro: alguém que acha que a economia vai estar ainda mais debilitada até as eleições de 2018 e que deve ser eleito porque entende muito pouco justamente de economia (não à toa, acha que a solução para o Brasil é o turismo, que responde por apenas 3,5% do PIB; e pensa que economia é falar de nióbio com “exploração predatória” e grafeno), mas é “autêntico”. E sem plano: o negócio é torcer para a “direita” eleger 250 deputados a fim de que consiga governar.

E ainda diz que a ditadura não fez nada de mais em ampliar enormemente o tamanho do estado brasileiro porque era “outra época”, mesmo dizendo, obviamente da boca pra fora – dado que nunca atuou nesse sentido no parlamento – que quer “reduzir o tamanho do estado”.

É um piada.

A entrevista completa pode ser conferida abaixo:

Vaquinha O ILISP tem atuado contra a legalização do aborto e em defesa do direito à vida no STF. Para custear a causa, lançamos uma vaquinha. Os interessados em nos ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

127 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de falar para quem pensa em votar no Bolsonaro, sabe eu mesmo até considero esta hipótese, porque afinal pode ser um segundo turno contra Lula, Marina ou algum outro de esquerda, ai não vai ter jeito , Bolsonaro Presidente. Mas vamos considerar os riscos do Bolsonaro:
    1. O Congresso vai estar contra ele, e se ele tomar alguma medida enérgica que envolva violência (até contra bandidos, imaginem um Carandiru 2) ele pode sofrer o Impeachment, e a chance é realmente grande, afinal 80% dos deputados não gostam dele, e mesmo a opinião pública a favor, aos poucos esta opinião pode mudar.

    2. A falta de habilidade de Bolsonaro em economia e sua visão de Estado Gigante a qual ele nega, mas basta ver suas respostas relacionadas a solução de problemas: o Governo toma conta e arruma. Não que as vezes isto até seja uma verdade, mas aumento de empreendimento estatais com as já batidas empresas públicas Eletrobras, Petrobras, Correios,BB,Caixa e outros, imaginem se ele resolver estatizar alguns serviços como telecomunicações, energia, mineração, o Estado brasileiro vai dobrar de tamanho, e o custo disto é previsível.

    3. Vamos imaginar agora o melhor cenário, que esta guerra civil que vivemos na violência urbana de 50mil mortos ao ano, seja apaziguada, que a militarização, construção de presídios, aplicação da lei, armamento do cidadão, valorização da Polícia, tudo isto aconteça e os índices melhorem significativamente, chegando por exemplo algo em torno de 10mil mortos por ano, seria uma conquista inquestionável, porém vem ai o maior risco Bolsonaro: Entrega do poder ao fim do seu mandato.

    Após ser reeleito e cair nos braços do povo como Getulio Vargas fez no passado, será que ele entregaria o poder em 2026? Ou tentaria através de um golpe militar, o qual ele sempre defendeu, retirar os poderes dos delegados do povo (o poder legislativo). Veja, no começo isto até poderá ser bom, uns anos de bonança, mas todo poder absoluto resulta em opressão e assassinatos, basta ver a história, veja todos os grandes generais que libertaram os países das garras do nazismo, veja como ele lidaram como seu próprio povo ao assumir o poder vou lembrar só de dois: Charles de Gaulle (França) e António de Oliveira Salazar (Portugal). Não exite General em tempos de paz, General é para guerra, vejo muito De Gaulle em Bolsonaro, no começo a idéia é boa, o cara é legal, salvou a gente da destruição, vamos lá, mais e ai depois que alguém tem poderes ilimitados, não se tira mais ele de lá fácil, a não ser com muito sangue.

    Sabem posso estar errado, que ele seja presidente, seja eleito e reeleito , faça um bom governo e saia de queixo erguido com seu legado, mas e o risco do contrário. Eu me questiono, teremos que votar em falsos direitistas do PSDB,DEM ou outra sigla que no fundo são somente de centro? Eu acredito que temos que votar em alguém de tendencias a direita e ver no que dá, se ele fizer um governo ruim, a esquerda volta por mais 4 anos, depois tentamos de novo, de 4 em 4 anos buscaremos o melhor, torcendo para que esta iteração tenda e melhorar o nosso país,tentativa e erro, a cada 4 anos.

    • Sensacional comentário Aílton. São várias hipóteses que são muito interessantes de serem questionadas. Mas espero que ele esteja realmente se preparando para as diversas situações caso seja eleito por ocasião das eleições de 2018. Por exemplo, um de seus filhos estuda economia no momento. Espero eu que ele não decepcione a todos que o idolotraram. Acho que já tem um tempo que não surge uma figura dessas, corajoso e determinado a organizar esse país. A começar por educação, o Brasil está na 66° colocação em matemática. 70%de nossos estudantes são incapazes de fazer uma regra de três simples, segundo o piso internacional de educação (PISA).

  2. Bolsonaro é um tremendo de um ignorante. Se parece bem com os eleitores, só conhecem Marx (nunca leram, só repetem o que o músico fracassado Nando Moura diz a respeito) ao mesmo tempo que não entendem nada das necessidades do país, basta observar, perguntar algo relevante de economia que já começam a falar de segurança pública e de moral cristã, pois no cérebro de um alienado de direita só repruduz “PT, mimimi, bolsomito” no vocabulário.
    O Brasil pelo visto continuará muito atrás em relação à paises desenvolvidos.

  3. O que eu quero saber é se os ultra-liberais aqui vão anular o voto no segundo turno quando for ele e mais um, caso isso ocorra, e ajudar a entregar o país a outro candidato de esquerda, ou se vão pelo menos fazer o voto útil elegendo-o como menos pior… essa é a minha principal dúvida. Eu tenho certeza que os mais conservadores estão mais do que dispostos a eleger um liberal nesta hipótese, mas não vejo os liberais descendo de seu pedestal de donos da verdade para elegê-lo enquanto não aparece um candidato “consenso” (o próprio Theodore Greene já descrevia uma virtual impossibilidade de consenso sequer entre os liberais, que dirá entre conservadores e liberais, tendo em mente a limitação do termo “conservadores”)

    • Faltam 19 meses para as eleições e nossa bola de cristal está quebrada. No mais, não existem “ultra-liberais”, aqui o liberalismo é defendido de verdade e sem aspas, apenas isso.

      • Então… a minha também está em manutenção, portanto tirei essa hipótese da minha cabeça mesmo pra tentar me posicionar sobre uma real possibilidade.
        Negá-las não significa oferecer uma solução, mas sim negar-se a promover o debate para nos preparar para o pleito.

  4. Bolsonaro é uma profunda vergonha para o conservadorismo clássico, ele é apenas mais um estatista que se ganhar vai governar mal pra caramba e assim manchando eternamente a imagem do conservadorismo no Brasil.

    • Vergonha é não apoiar alguém de direita e ficar enchendo linguiça com argumentos vazios sem embasamento. Vai manchar o que? Por que? O cara até agora só pisou na bola na votação contra a terceirização, mas não existe ninguém melhor que ele até o momento e politico se não roubar já faz muito, poruqe fazer algo de bom nenhum faz mesmo.

      • Jose Roberto, ele pisou na bola por abster-se. Mas a lei de terceirização não diminui em nada os direitos do trabalhador, como tal alarde foi difundido; empregados terceirizados também são regidos pela CLT, trabalho terceirizado já existe a muito tempo, empresas de segurança, de limpeza
        Até então não vejo outro candidato conservador pleiteando a presidência.

        • Penso igual sobre a terceirização, aliás melhor ainda, não devia ter só aprovação dessa medidas de terceirização e sim liberdade de contrato entre empresa e funcionário diretamente sem seguir a CLT, porque uma empresa para intermediar isso? O valor que a empresa desconta para intermediar esses contratos poderia muito bem ir para o bolso do trabalhador.

  5. Quando os seguidores do canalha Bolsonaro vão acordar e ver que evangelistas como ele, que foi expulso do exército, usa religião não por causa da fé em Deus, mas somente pelo seu interesse em ter poder. Só os eleitores que não tem educação adequada escolhem um representante sem escrúpulos como o Bolsonaro. Como os fascistas, ele continua a instigar violência na esperança de tirar proveito de uma situação catastrófica para seu próprio benefício político.

    • DG seu otário, o cara é da reserva. Isso significa que ele se APOSENTOU no exército! Legal é o Lula, Dilma e sua quadrilha de bandidos. Errado é um homem íntegro que nunca sofreu a porra de um processo por corrupção. O fato é simplesmente esse, o cara é honesto e não fica de mínimo. Quem tem que acordar é você que não percebe que um de seus eleitos, está te roubando agora mesmo!

  6. Para fazer uma crítica a cerca de qualquer assunto, precisa o crítico, entender do assunto que critica…com base nesse pressuposto eu pergunto…o que faria vc Marcelo Faria, estando na cadeira de presidente? Vai lá… dá teu show!! O Brasil precisa dos seus conselhos econômicos!!

    • Privatizaria todas as estatais, fecharia todas as agências regulatórias e deixaria que os trabalhadores fiquem com o próprio dinheiro.
      Vê, nem é tão difícil assim ter uma posição, mas tem político que não consegue.

  7. Marcelo Faria, pela forma como você responde – Curto e grosso – vc lembra muito o Bolsonaro, vc é parente dele?

  8. Hoje não vejo nenhum candidato a altura para administrar nosso Brasil, Jair Bolsonaro é um cara honesto e que hoje na politica de nossa nação é coisa rara de se ver.
    Vejo os PTistas dizendo que Lula rouba (muito + muito mesmo) mais faz;
    Vejo o pessoal do PMDB no mesmo caminho do PT.
    E hoje a politica Brasileira é um Câncer Maligno e o povo espera por medico que posso curar essa enfermidade.

    Agora eu pergunto existe alguém hoje no meio Politico que possa Administrar o nosso Brasil e curar este câncer?

    Penso que o POVO Brasileiro tem que votar NULO e dizemos não a todos esses candidatos e que fiquem inelegíveis por 4 anos e esperar que apareça alguém com honesto e capacitado para administrar nossa nação

    Meu voto vai ser NULO.

    Eu gosto do Bolsonaro, mais o Brasil precisa mais de que apenas um homem honesto.

    talvez se ele ganhasse ele poderia colocar pessoas capacitadas e honestas para Administrar junto a ele.

    Mais temos que pensar mais alto e em nosso Futuro…

    Fora Lula, Temer, Dilma, Aecio, Garotinho, Marina e tantos outros que adoecem nosso País

  9. O artigo mostra entrevista de Bolsonaro. Certamente a primeira entrevista de verdade feita com ele. E o presidenciável mostra-se fraco. Aí vejo alguns comentários apresentando como alternativa o embusteiro do Ciro Gomes. A esses ingênuos, Ciro Gomes é uma alternativa muito, mas muito pior que Bolsonaro. Duvidam? Peço licença ao Marcelo Faria para compartilhar:
    http://spotniks.com/as-7-maiores-bobagens-que-voce-ja-ouviu-de-ciro-gomes-nos-ultimos-anos/

  10. A única coisa que sei sobre Ciro Gomes: E um político canalha, que tem um irmão ladrão. O Bolsonaro tem uma vantagem sobre todos: não é ladrão é defensor da família e diferente do Lula e da Dilma, tem nível universitário. Vocês esqueceram dos melhores: O Ronaldo Caiado e o Álvaro Dias.

  11. Parabéns…Os seguidores religiosos dele não vão aceitar, assim como os seguidores do comunista religioso não aceitam, enfim, em muito se parecem embora se odeiem, mas a verdade é que precisamos de uma via e essa via não é o Bolsonaro. Nessa época todos querem um salvador e ele não virá, pra tirar o país do atoleiro que o pt colocou só com anos de esforço, mais de 50 anos talvez, o problema é que não querem aceitar os fatos e acreditam em milagres. Pior de tudo que vi gente aqui achando que Ciro Gomes seria um bom presidente….Deus nos ajude.

  12. Vejo alguns candidatos como Ciro Gomes, que tem realmente um plano pra melhorar a economia do país e comparo com esse sangue suga governamental ai e vejo o abismo de intelecto, preparo e força política que há entre todos os candidatos e bolsonaro. Simplesmente não sei porque as pessoas se apegam a um cara como esse que é um poço de ignorância. O brasil realmente merece os políticos que elegem.

  13. Coragem sua, Marcelo, provocar esse vespeiro de fakes e criançada que gosta de “mitar” e ser “opressora”.

    • Já li todos os comentários, mas parece que o seu realmente ganhará o troféu de mais imbecil. Vamos aguardar mais um pouco, porque esse tipo de gente sempre se supera.

  14. Hoje já se fala de 1,3 trilhão roubado só do BNDES. Eles construíram:
    1metrô inteiro no Panamá
    9 estações de metrôs na Venezuela
    2 pontes enormes na Venezuela
    1 hidrelétrica no Equador
    1 oleoduto na Argentina
    1 aeroporto em Moçambique
    1 porto em Cuba

    Tudo obras finalizadas pela ODERBRECHT e superfaturadas com os devidos desvios para contas do PT  em Havana.
    Dinheiro de nossos impostos para financiar obras em países de gestão comunistas.
    Isto são obras finalizadas agora eles querem ser donos de uma obra abandonada por eles no Brasil que é transposição do S.Francisco.

    O COMUNISMO É O SISTEMA DA MENTIRA
    Os Cubanos estão se afogando no mar tentando migrar para a Flórida opressora.
    Os Venezuelanos estão comendo lixo na rua e outros fugindo da miséria para Roraima
    O norte coreanos estão comendo carne humana nas feiras.

    Todos os países que tiveram comunismo passaram por genocídios e miséria enquanto um grupo vivia no luxo.
    TODO COMUNISTA É UM CANALHA QUE VISA PARTICIPAR DESTE PEQUENO GRUPO.

    APOIAMOS A LAVA-JATO
    APOIAMOS SERGIO MORO
    APOIAMOS O IMPEACHMENT DA DILMANTA
    APOIAMOS A PRISÃO DO LULADRÃO
    PELA CRIMINALIZAÇÃO DO COMUNISMO NO BRASIL

Comments are closed.