DOE

Por que defender a PEC 241 é ser contra o “capital financeiro” e os “rentistas”

Mais uma vez, o debate ideológico-partidário prevalece sobre o bom senso e a realidade do nosso país. Em uma das discussões mais importantes em relação à situação econômica brasileira, a propaganda política e mentirosa ganha espaço pela conquista de corações e mentes a princípio bem-intencionadas, mas que podem levar ao mais indesejável caos. E essa enorme polêmica gira em torno da PEC 241, a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece um teto aos gastos do estado.

Em termos gerais, a PEC 241 trata-se de um novo regime fiscal que tenta dar um primeiro passo rumo ao controle das gastanças do estado brasileiro. Assim, a partir de agora, o governo só poderá aumentar seus gastos na proporção da inflação do ano anterior. Com isso, a equipe econômica de Michel Temer tentará começar a conter o avanço da dívida pública brasileira sem a necessidade de aumentar a arrecadação por meio de mais impostos.

Naturalmente, como tudo em política, a PEC 241 já encontrou inimigos e opositores. Segundo setores da sociedade ligados ao PT, PSOL, PCdoB e demais partidos de esquerda, a proposta é um atentado contra os “direitos sociais” do cidadão brasileiro e uma manobra do “grande capital financeiro” e dos “rentistas” para que o pagamento dos juros da dívida pública não seja ameaçado. Mas isso, na verdade, não passa de uma mera falácia.

Para quem não está muito habituado com jargões, o “rentismo” é um modo de se lucrar através de aplicações financeiras. E, no Brasil, ele é ainda melhor: nossos títulos públicos pagam 14,25% ao ano. Em termos reais, descontando a inflação, esse percentual cai para 5%, mas ainda continua a ser uma das maiores taxas de juros do mundo. Não há, portanto, motivo para investir em capital produtivo e internalizar riscos se é muito mais fácil e menos arriscado comprar um título da dívida pública e ter rendimento real de 5%.

E também é verdade, sim, que o “rentismo” realoca capital que poderia ser investido em fábricas e iniciativas do setor privado para financiar atividades não produtivas (o governo), obtendo o retorno do pagamento de títulos públicos. Mas a questão não é tão simples como pensa Luciana Genro e boa parte da esquerda que quer combater os “rentistas” com o calote da dívida pública ou a redução da taxa de juros na marra. Precisamos, antes de mais nada, entender como surge o capital “rentista”.

O Brasil não é um país para amadores. Nossa celebrada Constituição de 1988, por exemplo, é uma bomba relógio para as gastanças governamentais. O estado brasileiro é perdulário: gasta mais do que pode arrecadar por sua intrínseca natureza. E, ainda por cima, o Brasil é um país que teve o azar de ter sua política econômica influenciada pela ideologia – e não pelo realismo – nos últimos anos. Resultado: nossa dívida pública passou de 51,7% do PIB, em 2013, para 67,5% do PIB em abril de 2016. Nossa carga tributária ronda os 33% do PIB, enquanto os gastos estatais totalizam algo em torno de 40%. O estado brasileiro é insustentável e, no longo prazo, beira a falência.

Mas como a PEC 241 pode combater o “rentismo”?

A taxa neutra de juros no Brasil é naturalmente alta porque os nossos gastos são maiores do que nossas receitas, o que é bastante arriscado. Se a dívida pública brasileira cresce, o governo não consegue tomar dinheiro emprestado para cobrir suas despesas (ou o pagamento dos juros da dívida) pagando a mesma taxa: é preciso aumentar os juros para compensar o aumento de risco. O governo Lula conseguiu ter taxas de juros mais baixas porque praticou uma boa política de superávit: a arrecadação era maior do que a despesa. Mas Dilma e sua equipe econômica meteram os pés pelas mãos e quiseram reduzir os juros na marra. Consequência lógica: inflação disparou. Por isso, para reduzir os juros e combater o “rentismo”, precisamos controlar o gasto público. E, para controlar o gasto público, precisamos da PEC 241.

A PEC 241, conhecida como “PEC do Teto”, busca controlar a irresponsabilidade e a gastança do governo. Com a sua aprovação, os gastos públicos só poderão crescer na proporção da inflação do ano anterior, evitando rombos e déficits como os que estamos tendo. E, ao contrário do que dizem, gastos com saúde e educação não serão congelados: o que existe é um limite para os gastos totais do governo. Assim, caberá ao Congresso Nacional discutir a realocação de verbas em orçamentos futuros.

Para ilustrar o quadro, o gráfico abaixo evidencia a relação do montante a ser pago em juros conforme o tempo passa. E fica claro que, sem a aprovação da PEC 241, em 2026, nós precisaremos pagar R$ 400 bilhões a mais para o “capital rentista”. Afinal, o cenário atual é de crescimento explosivo da dívida, o que, sem iniciativas para frear o descontrole, tende apenas a aumentar a taxa de juros. Com mais gastos, mais endividamento e com uma taxa de juros crescente, a gastança governamental pode acabar escravizando o orçamento ao pagamento de juros.

14590239_10153696663992574_86959659583060336_n

Talvez uma questão que não tenha ficado clara para muitos dos opositores à PEC é que o endividamento presente para cobrir gastos maiores que a arrecadação nada mais é do que condenar gerações futuras a ter muito menos verba para educação e saúde daqui 20 ou 30 anos. Dar calote e não pagar a dívida pública também não é uma opção, até porque boa parte da dívida ampara-se no crédito de fundos de pensão de brasileiros e cidadãos comuns, e não grandes banqueiros ou credores internacionais.

Em tempos de crise, as famílias cortam o gasto supérfluo e tentam evitar ao máximo a contração de dívidas para não se submeter à cobrança de altas taxas de juros. A prioridade é conseguir igualar as despesas com as receitas, sem produzir rombos. E, guardadas as devidas proporções, a dinâmica é a mesma para o governo.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...