DOE

Por que o “Brexit” é uma boa notícia contra a lógica de aumento do poder estatal

O dia 23 de junho de 2016 entrou para a história da humanidade como o dia em que o Reino Unido declarou sua “independência” da União Europeia por meio de um referendo popular em que o “Brexit” venceu. Seria isso uma boa notícia?

A União Europeia (UE) é um grande caso que ilustra o fracasso do intervencionismo. Para ser justo, em seus estágios iniciais havia a ideia de criar uma verdadeira zona de livre comércio, com fronteiras livres para produtos, trabalho e capital. Isso foi alcançado no começo nos anos 1990 e trouxe efeitos positivos para o crescimento e renda em basicamente todas as nações que faziam parte da UE na época. Mas os políticos da UE não pararam, eles queriam mais poder.

Desde então, a UE tem trabalhado duro para acabar com o sistema de “federalismo” europeu e sua competição entre países soberanos, substituindo-o por uma superpotência com poder político, econômico e financeiro centralizados em Bruxelas.

A abordagem intervencionista da UE trouxe uma situação sombria no ponto de vista econômico e financeiro para muitos países membros da UE: desemprego em massa, contas públicas em desordem e ridículas perspectivas de crescimento.

O apogeu da megalomania fatal da UE foi a introdução do euro em 1999: as moedas das nações parte da União Monetária Europeia foram substituídas por uma única moeda, o euro, emitida por um único banco, o Banco Central Europeu (BCE).

Desde o início, o BCE liberou uma colossal farra da dívida, o que quebrou estados, bancos e consumidores. Para esconder a bagunça, o BCE reduziu a taxa de juros para abaixo de zero e continua imprimindo dinheiro – as únicas opções restantes para evitar que o euro desabe.

As políticas do BCE não fazem qualquer bem além de esconder os problemas por determinado tempo. A verdade é que elas causaram uma escassez de poupança e investimentos, um excesso de consumo e maus investimentos em grande escala, destruindo os pilares em que a prosperidade se sustenta.

Mesmo com a disfuncionalidade de sua centralização, a UE está determinada a prosseguir esse caminho de forma ainda mais radical por meio da “conclusão da união econômica e monetária da Europa”, basicamente por meio da “coordenação das políticas econômicas”. Ou seja, o fim da soberania econômica de cada país membro rumo à “pátria grande” europeia.

Por que países menores são melhores

No livro The Breakdown of Nations (1957), Leopold Kohr mostra que países com extensão territorial menor são mais produtivos e pacíficos do que países grandes, e que praticamente todos os problemas políticos e sociais poderiam ser reduzidos de forma drástica por meio da dissolução de grandes países em diversos países pequenos.

Visto por este ponto de vista, o “Brexit” é igualmente positivo no sentido de livrar a Grã-Bretanha de um superestado que está em uma rota de crescimento que não pode e não será bem-sucedida.

Dois motivos pelos quais o “Brexit” é uma boa notícia

Primeiro, o “Brexit” pode ser o começo do fim do superestado da Europa na medida em que mais países podem decidir por sair do bloco, aumentando a perspectiva de que a UE volte a ser apenas uma zona de livre comércio com concorrência entre os países membros.

Segundo, e ainda mais fundamental, o mero debate sobre o “Brexit” realçou o fato de que o estado (ou seja, o monopólio territorial da coerção com poder decisório centralizado) é basicamente sempre o problema e nunca a solução.

Os estados atuais atuam contra a liberdade individual. E isso se torna ainda pior quando os estados começam a se unir, unificando seu poder em uma estrutura superestatal – como a União Europeia.

O “Brexit” pode ser a chave para fazer a Europa abandonar seu rumo de destruição e voltar ao caminho da liberdade e prosperidade.

[avatar user=”marcelo” size=”100″ align=”left” link=”http://www.ilisp.org/author/marcelo” target=”_blank”]Traduzido por: Marcelo Faria[/avatar]

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...