DOE

Por que o governo “neoliberal” de Lula não sofria com manifestações da esquerda?

Quando Lula ganhou as eleições em 2002, o mercado brasileiro foi à loucura. O dólar chegou a valer quase R$ 4,00 e parecia que o país iria guinar à esquerda juntamente com a Venezuela. No entanto, assim que o governo Lula assumiu o poder, praticamente tudo que ele havia prometido em campanha, como dar calote na dívida pública e taxar grandes fortunas, deixou de ser seguido. O presidente Lula abandonou muitas medidas de esquerda, se curvou ao mercado e fez uma gestão ortodoxa. E tudo isso sem nenhuma manifestação da esquerda.

O governo Lula surpreendeu a maior parte do mercado e nomeou uma equipe econômica tida como ortodoxa, liderada por um banqueiro de carreira internacional consagrada, Henrique Meirelles, o mesmo nome escolhido por Temer para o Ministério da Fazenda, e por um médico que era visto como um entusiasta da ortodoxia econômica, Antonio Palocci. Além disso, o braço direito de Pallocci era um social-democrata, Marco Lisboa, ferrenho defensor da manutenção de altos superavit primários, dinheiro a ser usado para pagar os juros da dívida pública.

Foi com essa equipe econômica pró-mercado que Lula fez exatamente o oposto da cartilha da esquerda: prezou por inflação baixa, valorização da moeda e altos superávit primários. Com essa gestão, Lula reduziu a dívida pública brasileira em proporção ao PIB de 59,9% para 56,5% e derrubou a dívida liquida de 54,8% para 49,4% do PIB. E ao invés de dar calote na dívida externa, como defendia a esquerda, o presidente Lula “pagou” a dívida externa (que possuía juros menores) com a emissão de novos títulos públicos (com juros maiores).

O endividamento do estado brasileiro só caiu graças à política fiscal austera adotada pelo governo Lula. A gestão Lula, sem qualquer manifestação da esquerda, chegou aprovar uma meta de superávit de 4,2% do PIB e ainda chegou a fazer 4,3%, 0,1% acima da meta. No combate a inflação, Lula foi o único presidente, desde a redemocratização do país, a não adotar nenhuma medida heterodoxa como congelamento de preços ou outros tipos de intervenções estatais na economia. Em 2003, o Banco Central elevou os juros para 26,5% para combater a inflação crescente naquele momento e nem por isso Lula era chamado de defensor de banqueiros pela esquerda.

A agenda de reformas de orientação liberal, que ocorria no governo de seus antecessores, não foi interrompida por Lula. Foram aprovadas a reforma da Previdência, as PPPs (Parcerias Público-Privadas) e a nova Lei de Falências, mas as duas primeiras não chegaram a ser postas em prática por falta de medidas complementares. Bastou trocar o modelo de”privatização” para “concessão” e sumiu a ladainha de que estavam vendendo o país.

O principal programa de esquerda lançado tão logo que Lula assumiu o governo foi o Fome Zero. O programa consistia em usar o estado para criar cisternas, restaurantes estatais e centro de distribuições de alimentos em regiões do Nordeste. Mas essa ideia não durou muito tempo e foi rapidamente substituída por um programa um pouco mais liberal: o Bolsa Família.  Ou seja, nem mesmo o Fome Zero, que teoricamente seguia a cartilha da esquerda – onde o estado adotava um papel de fornecedor direto de alimentos – foi adotado no governo Lula. E mesmo assim, não houve sequer uma manifestação da esquerda contra o fim do Fome Zero.

O Bolsa Família, uma ideia controversa defendida por economistas liberais como Milton Friedman e Hayek,  é um programa que consiste em repassar parte do dinheiro roubado dos impostos aos mais pobres. Ou seja, ao invés do estado usar o dinheiro dos impostos para comprar comida e distribuir, o bolsa família entrega dinheiro aos pobres para que eles comprem alimentos, produtos ou serviços privados. A substituição do Fome Zero por um programa que valoriza a iniciativa privada e a liberdade de escolha dos indivíduos não foi uma medida que trouxe revolta da esquerda, pelo contrário, foi apropriado pela mesma e usado em campanhas eleitorais por “defender os mais pobres”.

A escolha de Henrique Meirelles para o ministério da Fazenda no governo Temer tem feito a esquerda voltar às ruas com aquele velho e ultrapassado discurso de “neoliberalismo opressor”. O que não fica claro é o por que não houve a mesma indignação da esquerda quando Lula colocou os mesmos nomes em sua equipe econômica, bem como por que a esquerda gosta tanto de divulgar números sadios da economia brasileira durante a gestão “neoliberal” de Lula enquanto defende políticas heterodoxas como congelamento de preços e déficits primários. O “neoliberalismo” só é bom quando é adotado por políticos de esquerda?

PS: “Neoliberalismo” não existe. O que existe é o liberalismo e suas diversas escolas (Escola Austríaca, Escola de Chicago, Escola de Salamanca, entre outras).

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...