DOE

A mensagem de Sergio Moro ao povo brasileiro: lutem e não desistam neste momento histórico

Em palestra realizada na última quarta-feira, 9 de março, no Paraná, o juiz federal Sérgio Moro fez uma forte exortação à importância da iniciativa privada e do povo na luta contra a corrupção no país.

Inicialmente, Moro falou sobre a importância de iniciativa privada, a qual seria mais importante do que os políticos para resolver o problema: “Não adianta ficar apenas reclamando de políticos e agentes públicos desonestos, tem que ter a coragem de dizer não ao pagamento de corrupção ou ao pagamento de extorsão em qualquer hipótese. (…) Não precisa o governo pra isso, não precisa político, não precisa nada: precisa é de iniciativa privada corajosa. (…) Existem estudos, trabalhos e leis até de direito comparado que podem ser tomadas como exemplo, isso pode ser imposto pelas empresas por sua iniciativa própria. Não precisa o governo dizer o que a empresa tem que fazer”

Moro também falou sobre o quadro de recessão econômica atual no país e rebateu aqueles que dizem que ele foi causado pela Lava Jato: “Fico consternado com esse quadro econômico de recessão e de desemprego, acredito que a culpa não é da Laja Jato – até os movimentos favoráveis no mercado quando existe alguma diligência da Laja Jato para mim é um indicativo de que a Laja Jato não é exatamente um problema e que trabalhar contra um quadro de corrupção sistêmica é algo que só nos traz ganhos. (…)

Moro também aproveitou para relembrar a história brasileira de superação de desafios: “Apesar desse quadro um quanto tanto desalentador no momento, de recessão profunda, desemprego crescente e corrupção sistêmica, eu tenho confiança de que nós, brasileiros, vamos conseguir superar esses problemas. Nós temos uma história nesse país, nós já superamos crises econômicas pretéritas, terríveis, nós vencemos duas ditaduras no Século XX – a do Estado Novo e a ditadura militar -, nós tivemos um triunfo contra a hiperinflação nos anos 80 e nos anos 90, nós tivemos a crise da dívida também nos anos 80, nós superamos todos esses problemas, andando juntos pra frente e não para trás. (…) Nós devemos vencer esses desafios – digo aqui, de forma muito importante – sem violência e sem ódio contra ninguém”

Por fim, Sergio Moro relembrou o primeiro-ministro Winston Churchill para passar uma importante mensagem ao povo brasileiro: “Vou me permitir uma breve referência a um famoso discurso do primeiro-ministro Winston Churchill. A data era 18 de junho de 1940. No Reino Unido, o primeiro-ministro Winston Churchill faz um discurso na Câmara dos Comuns sobre a situação da guerra. E o quadro era o pior possível. A Polônia havia caído. A Tchecoslováquia havia sido dominada sem guerra. A França, tradicional aliada contra a Alemanha, estava em frangalhos e prestes a assinar o armistício com a Alemanha nazista. A União Soviética tinha assinado um pacto de não-agressão com a Alemanha nazista. Os Estados Unidos distantes ainda da guerra. Em outras palavras, o Reino Unido praticamente sozinho contra a Alemanha nazista que tinha subjugado a liberdade na Europa Continental. Nesse contexto, pior possível, ele (Winston Churchill) vai à Câmara dos Comuns (…) e faz um discurso exortando os seus compatriotas a lutarem e não desistirem. E o que chama a atenção nesse discurso é o final dele, em que ele diz:

‘Essa não é a hora mais escura. Essa é a nossa melhor hora. Porque se nós conseguirmos vencer esse desafio, daqui a mil anos, quando for olhado para trás, os nossos sucessores vão apontar aquele momento como sendo o nosso melhor momento.’

E eu tenho fé que nós vamos conseguir superar esses desafios atuais.”

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...