DOE

Ao invés de fazer greve, alunos da PUC-Rio criam robô e ganham competição nos EUA

Ao invés de fazer greve, como acontece na maioria das universidades públicas do país, alunos da Puc-Rio montaram a Riobotz, uma equipe de alunos que utilizam o laboratório de robótica da universidade para criar robôs para competir em campeonatos. A equipe já ganhou dez medalhas na RoboGames 2011 e venceu o último campeonato de “UFC das máquinas” nos EUA.

“O objetivo da Riobotz é permitir que os alunos tenham acesso à parte prática da engenharia, que eles possam aprender a utilizar as ferramentas, as etapas de um projeto real, o estudo da mecânica, a programação, o trabalho em equipe”, conta o coordenador da Riobotz e professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, Marco Antonio Meggiolaro.

Como o professor explicou, a equipe é parte do aprendizado dos alunos que se dispõem a fazer parte voluntariamente, com o adendo de ser mais estimulante. Em vez de estudar para um trabalho que vale nota, os participantes viram noites pesquisando componentes novos e construindo robôs. O resultado do esforço foram dez medalhas na RoboGames 2011, o maior evento mundial de robótica, realizado em abril na Califórnia, Estados Unidos, e o recorde de medalhas conquistadas por uma mesma equipe.

Segundo Meggiolaro, as competições não são mera diversão. Elas são úteis para a produção de conhecimento. “Geram não só a tecnologia para podermos desenvolver robôs mais resistentes quanto esses testados nas competições, mas também para robôs com aplicações industriais. Aprende-se muito sobre mecânica, eletrônica e materiais, já que trabalhamos com materiais de alto desempenho, como titânio e alumínio aeronáutico.”

Assim, a tecnologia desenvolvida para robôs de competição já serviu ao laboratório de robótica, por exemplo, na construção de máquinas de inspeção de dutos e até de robôs que fazem manutenção de áreas radioativas dentro de usinas nucleares.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...