DOE

Após eleição de governo pró-mercado, Índia ultrapassa o crescimento econômico da China

Em 2014, a maior democracia do mundo, a Índia, elegeu Narendra Modi, um candidato pró-mercado apoiado por empresários e pelos jovens indianos. A redução do crescimento da Índia, que caía gradualmente nos anos anteriores, havia ajudado a levar a vitória esmagadora do Partido Nacionalista Hindu de Modi nas eleições, e derrotara o Partido do Congresso de centro-esquerda.

Desde então, a economia indiana, ao contrário da China, começou a adotar medidas que favoreceram o desenvolvimento econômico, como o aumento no grau de liberdade econômica. E os resultados já surtiram efeito. Em 2015, o crescimento econômico da Índia aumentou, ultrapassou a China e cresceu mais que 7%. A China, por outro lado, vê seu crescimento cair ano após ano à medida que diminui a liberdade econômica, e teve crescimento de 6,9% ano passado, a pior taxa desde a década de 90.

A Índia talvez sirva de consolo para os brasileiros, que se encontram em uma situação de pleno caos econômico e social.  Os indianos precisaram piorar para depois melhorar. Foi o baixo crescimento econômico e inflação que fizeram os eleitores indianos reverem suas opiniões sobre política e derrotaram as ideias socialistas. Algo semelhante e mais próximo ao Brasil tem acontecido com a Argentina com o governo Macri, foi a destruição econômica do governo Kirchner que levou as mudanças por lá. Resta agora esperar se a crise brasileira vai fazer surgir das cinzas um candidato pró-mercado que consiga convencer os eleitores brasileiros nas próximas eleições.

.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...