DOE

Após Macri reduzir impostos e eliminar subsídios, consumo de energia aumenta na Argentina

Após o governo Macri reduzir os impostos sobre a classe média e eliminar gastos estatais, incluindo os subsídios bilionários que o governo argentino pagava às empresas de energia elétrica para manter as tarifas artificialmente baixas – o que foi veiculado pela imprensa brasileira como “aumento dos preços da energia elétrica”, uma completa mentira, dado que os argentinos pagavam duas vezes pela energia, diretamente na tarifa e por meio dos impostos que financiavam os subsídios estatais -, o consumo de energia elétrica aumentou 2,6% na Argentina no mês de abril em comparação com o mesmo mês de 2015.

De acordo com a Fundación para el Desarrollo Eléctrico (Fundelec), o aumento ocorreu graças à ocorrência de temperaturas inferiores ao padrão médio do mês de abril (aumentando o uso de equipamentos de calefação, por exemplo). A demanda por energia elétrica foi de 10.284 Gwh em abril de 2016 contra 10.028 Gwh em abril de 2015. A principal fonte de energia foi a térmica (mais cara) com 63,1% do fornecimento, seguida pelo hidrelétrica (28%) e nuclear (6,6%). As maiores distribuidoras de energia na Argentina são Edenor, Edesur e Edelap.

O fim dos subsídios e o estabelecimento do preço real da energia elétrica – e não o preço artificial da tarifa financiado pelos próprios pagadores de impostos – aparentemente não tiveram impacto relevante no consumo de energia elétrica no país.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...