DOE

Após medidas liberais de Macri, empresas correm para investir na Argentina

Após as medidas liberais tomadas pelo governo Macri nos últimos dois meses, empresas do Japão, China, Coreia do Sul, Austrália e França iniciaram uma corrida para investir na Argentina, especialmente para explorar o lítio, uma matéria-prima essencial para fabricar baterias de celulares, automóveis elétricos e aparelhos eletrônicos. O interesse aumentou após Macri aumentar a abertura comercial do país e eliminar os impostos sobre exportações de minérios.

A sul-coreana Posco planeja investir milhões de dólares na província de Salta por 10 anos a fim de extrair 40 mil toneladas de lítio. O Orocobre, controlada por japoneses e australianos, também pretende investir na produção de lítio na província de Jujuy. A visita do presidente francês esta semana, Francoise Hollande, incluiu uma comitiva do grupo francês Eramet, o qual pretende investir 260 milhões de dólares em um projeto de lítio. O interesse na Argentina também é impulsionado pelos estados da Bolívia – que possui uma política nacionalista imposta pelo socialista Evo Morales – e pelo Chile – igualmente nacionalista após a eleição da também socialista Michele Bachelet – o que torna a Argentina o destino ideal de investimentos no setor.

Segundo estimativas da Secretaria de Mineração, a Argentina possui mais de 128 milhões de toneladas de carbonato de lítio. Para se ter uma ideia do tamanho desse estoque, apenas a produção japonesa na Argentina seria suficiente para suprir quase toda a demanda da indústria japonesa por baterias de lítio para celulares e automóveis.

Com informações do La Nación

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...