Banco Central prevê queda na inflação – e isto não é um bom sinal

Nesta segunda-feira, 11/04, o Banco Central divulgou o relatório de mercado Focus, baseado em dados colhidos de mais de 100 instituições financeiras. Há previsão de queda na inflação medida pelo IPCA, índice oficial, de 7,28% para 7,14%, um valor bastante acima dos 6,5%, teto da meta. Esta informação sozinha seria relevante, caso não se avaliasse outros indicadores econômicos presentes no relatório.

Com a projeção da taxa de câmbio se mantendo estável, o valor do dólar continuará em R$ 4,00 durante 2016, com previsão de R$ 4,10 para 2017. E este relatório é sempre otimista com relação a outras referências de mercado.

É bem possível que a redução do PIB prevista para 2016, de 3,73% na semana passada para 3,77% nesta semana, indique um encolhimento ainda maior da economia do país, que retrocedeu 3,8% em 2015. O Brasil teria dois anos seguidos de retrocesso econômico, algo que nunca aconteceu desde o início 1948, ano em que o IBGE começou a registrar estes dados.

A queda no valor previsto da inflação para este ano nada mais é que a redução do fluxo econômico. Prepare-se, pois não será surpresa alguma aparecer um oportunista associado ao governo declarando que do jeito que as políticas econômicas estão sendo conduzidas, teremos alguma melhora.

Convém prestar atenção ao que se vê e o que não se vê.

Vaquinha O ILISP comprou o domínio "aborto.com.br" e lançará uma campanha pró-vida, mas isso exige recursos. Os interessados em ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here