Brasil possui maior carga tributária na América Latina – e ela segue subindo

Estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela que brasileiros pagam a maior carga tributária de toda a América Latina: o equivalente a 33,4% do PIB em taxas e impostos. O montante é 50% superior à média da região e a maior carga entre os 22 países listados, com o Brasil mais de dez pontos percentuais superior à média de 21,7% registrada na América Latina e Caribe.

Enquanto países como Argentina (32,2%), Barbados (30,4%) e Brasil (33,4%) estão consideravelmente acima da média regional, outros países da região possuem carga tributária bastante inferior como a Guatemala (12,4%), República Dominicana (14,1%) e Chile (19,8%).

Cabe destacar o aumento contínuo da carga tributária no Brasil desde 1991 (quando era de 21%), além do assombroso crescimento da carga tributária na Argentina durante o governo da socialista Cristina Kirchner, subindo de 23% no início do mandato (2007) para 32,2% em pouco mais de sete anos (2014).

Crescimento dos impostos na América Latina
Crescimento da carga tributária nos últimos anos (OCDE, 2016 – Dados até 2014)
Vaquinha O ILISP comprou o domínio "aborto.com.br" e lançará uma campanha pró-vida, mas isso exige recursos. Os interessados em ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here