DOE

“Brexit” vence e Reino Unido declara “independência” da União Europeia; “Swexit” em breve

As ameaças de caos econômico e social caso o “Brexit” vencesse o referendo não adiantaram. Com uma votação de 52% a favor da saída da União Europeia e 48% contra, o Reino Unido declarou que deseja se separar definitivamente da União Europeia, uma zona que começou como sendo de “livre comércio” (entre seus membros, não necessariamente com o resto do mundo) mas que tem se tornado cada vez mais centralizadora de poder e estatista em suas regulações.

Com Escócia, Irlanda do Norte e a cidade de Londres votando em peso a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia, mas o restante da Inglaterra votando em peso a favor do “Brexit”, a saída do bloco europeu ganhou por uma vantagem de 1,2 milhão de votos.

A votação pode sacramentar também a independência da Escócia em relação ao Reino Unido: o país teve um referendo nesse sentido em 2014, onde a independência perdeu por 45% a 55%, mas com o resultado da votação de hoje, as chances de que o país se declare independente com o apoio da União Europeia – para permanecer no bloco – aumentaram consideravelmente.

Antes mesmo do resultado do “Brexit”, parlamentares da Suécia já falaram sobre um referendo no país para propor o “Swexit” – a maioria dos suecos já diz em pesquisas que desejariam sair da União Europeia caso o Reino Unido faça o mesmo – no que pode se tornar o maior pesadelo dos defensores da União Europeia: um efeito dominó que leve à dissolução do bloco no longo prazo.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...