DOE

Cansados de sofrer assaltos, moradores contratam segurança privada e resolvem o problema

Cansados de serem assaltados no próprio bairro, os moradores da Vila Kosmos, na Zona Norte do Rio, resolveram tomar uma decisão liberal: fechar o bairro e contratar uma empresa privada de segurança. Desde o último dia 15 de abril, 16 vigilantes se revezam em quatro guaritas, 24 horas por dia, com cancelas automáticas para os moradores, cancelas manuais para os visitantes e câmeras que controlam quem entra e sai da vila.

O bairro, que compreende uma área de 18 hectares (equivalente a 18 campos de futebol), foi fechado após um processo que começou em 2012 e demorou três anos para obter autorização da prefeitura. Outros dois anos foram necessários para levantar o dinheiro junto a 25% dos moradores e financiar o projeto: R$ 250 mil para a implantação mais uma taxa mensal de R$ 103,60.

Desde a implantação do projeto, o número de assaltos no bairro caiu de 160 (entre janeiro de 2016 e fevereiro de 2017) para apenas três roubos nos últimos dois meses, praticamente resolvendo o problema.

A medida de segurança privada foi apoiada pelo prefeito Marcelo Crivella. Em abril de 2017, por meio de um decreto, ele afirmou que considerava a “necessidade de desburocratizar e agilizar os procedimentos administrativos de licenciamento: considerando a necessidade de garantir a segurança dos cidadãos” e permitiu que a Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação autorize a instalação de guaritas, traves, basculantes, grades e portões privados em bairros da cidade com menor burocracia.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...