DOE

China acaba com o monopólio estatal mais antigo do mundo: o do sal

A China acabou no último dia 1° de janeiro com mais de dois milênios de controle estatal sobre o sal, o monopólio mais antigo do mundo, nascido antes da unificação do país e da Grande Muralha, um infraestrutura defensiva construída com as receitas geradas pelo produto. O estado de Qi, no leste do país, adotou o monopólio estatal sobre o sal por volta do século 7 a.C., ideia que foi copiada pela dinastia Han no século 2 a.C. para financiar a expansão do império recém-unificado e mantida até 31 de dezembro de 2016.

Uma única empresa, a Corporação Nacional da Indústria do Sal da China, decidia os níveis de produção, os preços e os canais de distribuição sob a premissa de garantir que o sal iodado fizesse parte da dieta de toda a população. Entretanto, as receitas derivadas do sal para os cofres do estado, tão importantes no passado, diminuíram progressivamente até atingir menos de 1% do total, o que acabou por convencer Pequim a realizar a reforma.
O monopólio estatal sobre o sal gerou um mercado negro do produto nas províncias do interior – dada a proibição de transportar o produto sem permissão estatal, incluindo dentro do país – o que levou à criação de uma força policial para combater a venda “ilegal” de sal.

Com o plano que entrou em vigor, o governo chinês deixará que produtores autorizados se transformem em atacadistas e decidam como distribuir o sal e a que preço. A medida deve aumentar a concorrência no setor e reduzir os preços para mais de 1,3 bilhão de consumidores.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...