Com universidades privadas, EUA e Inglaterra produzem 30% das pesquisas científicas do mundo

Segundo o ranking da Scimago La, EUA e Inglaterra sozinhas produzem quase 30% do total de pesquisas científicas do mundo. O sucesso de ambos países na produção de conhecimento para o mundo pode ter relação com o modelo das universidades. Ao contrário de como acontece em muitos países como Brasil, a tradição liberal britânica, que influenciou também os norte americanos, estabeleceu-se um modelo que valoriza as universidades privadas. As universidades privadas britânicas e americanas lideram em quase todos os ranking das melhores universidades do mundo.

Além da grande quantidade de documentos produzidos por essas universidades, os EUA e Inglaterra também possuem uma grande quantidade de citações. Mais de 40% de todas as citações mundiais. O que mostra que as universidades de ambos países também são de qualidade.

Já a produção científica brasileira é quase insignificante para o mundo. O Brasil produz apenas 1,6% do total das pesquisas no mundo, e é citado por apenas 2,3% do total.  A maior parte das pesquisas científicas brasileiras, ao contrário da Inglaterra e EUA, é feita por instituições públicas.

 

Vaquinha O ILISP tem atuado contra a legalização do aborto e em defesa do direito à vida no STF. Para custear a causa, lançamos uma vaquinha. Os interessados em nos ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here