DOE

Como um motorista do Uber ganhou 300 mil reais em seis meses quase sem dirigir

No seu primeiro mês como motorista do Uber, Joseph Ziyaee lucrou mais de US$ 20.000 por meia corrida. Não, Ziyaee não atravessou o país para levar alguém. Ele faz quase todo o seu dinheiro através dos bônus de referência que ele recebe quando motoristas do Uber se inscrevem.

No total, ele fez cerca de 90 mil dólares (em torno de 300 mil reais) nos últimos seis meses fazendo poucas corridas. Ziyaee diz que tudo começou com uma fratura no pé que o deixou desconfortável para dirigir. “Acabou sendo uma bênção disfarçada”, diz ele. Ziyaee se lembrou de uma história falando sobre Blake Jareds, um motorista do Uber que ganhou US$ 50.000 em crédito por meio do seu código de referência. A história de Jareds inspirou Ziyaee a ser ainda mais bem sucedido que Jareds.

O Uber tem um sistema que premia com bônus as pessoas que se inscrevem no aplicativo e completam um certo número de passeios. Se eles se inscrevem por meio do código de referência de outro motorista, então ambas as partes recebem a bonificação. Um único bônus pode valer centenas de dólares.

Ainda machucado, Ziyaee decidiu focar nos bônus e não em dirigir. Ele até transformou seu carro em um “escritório sobre rodas.” Jareds teve sua conta suspensa por postar seu código de referência na rede social Reddit – o Uber proíbe publicar códigos de crédito em fóruns, sites de cupom e similares.

Assim, Ziyaee percebeu que precisaria entrar em contato diretamente com potenciais motoristas. Ao todo, ele adicionou  cerca de 200 pessoas no sistema do Uber por meio de amigos, amigos de amigos, divulgação boca-a-boca e atraindo interessados por meio do Snapchat. Agora Ziyaee é o novo “Rei de Uber.”

Como ele faz isso?

Ziyaee estudou quais áreas têm bônus de referência mais valiosos e as cidades que precisam de motoristas mais desesperadamente, as quais geralmente possuem recompensas mais elevadas. Quando Ziyaee encontra um lugar com bônus maior, ele entra em contato com as pessoas da área ou mesmo dirige até a cidade, dependendo da distância.

Uma vez que identifica um interessado, ele acompanha os futuros motoristas da Uber em tudo, de questões básicas como preencher formulários de candidatura, verificação de antecedentes criminais e questões sobre os veículos.

Essa é a parte mais importante”, disse ele. “Você precisa estar disposto a fazer follow-ups. Você precisa ser capaz de ajudar os potenciais condutores há não terem obstáculos.”

Ele diz que “conheceu” cada pessoa que cadastrou no Uber, seja por telefone, FaceTime ou pessoalmente, e que muitos motoristas se tornaram seus amigos. Embora ele ainda ocasionalmente faça alguns trabalhos freelance como escritor, ganhar dinheiro com bônus de referência no Uber se tornou seu “ganha pão”.

Ele foi tão longe que decorou seu apartamento adesivos e carros em miniatura do Uber para melhorar os vídeos no FaceTime e no Snapchat. “Eu chamo de Uberville”, diz ele sobre seu apartamento. Ziyaee também procura manter os motoristas motivados e disciplinados.

Embora Ziyaee tenha sido incrivelmente bem sucedido, ele não é o único que adotou essa abordagem para ganhar dinheiro. Uma rápida pesquisa no Google revela um grupo de outros jovens empresários:

uber_driver_referral_bonus_-_google_search

Tradução: Rafael Cury. Revisão: Marcelo Faria

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...