DOE

Conservador Piñera vence eleições no Chile e a esquerda sofre a maior derrota desde 1990

O conservador Sebastián Piñera vence eleições no Chile com mais de 54% dos votos nas eleições presidenciais deste domingo no Chile — do outro lado do confronto político estava o social-democrata Alejandro Guillier, do centro-esquerda, que somou 45,42% dos votos e já deu os parabéns a Piñera, que é bastante liberal em comparação com os tradicionais conservadores chilenos. À semelhança do que tem acontecido noutros países da América do Sul (Peru e Argentina, por exemplo), o Chile faz agora uma viragem à direita, após uma eleição que não foi tão renhida como previsto nas sondagens.

Piñera é o 745.º homem mais rico do mundo, de acordo com a lista da Forbes, com uma fortuna avaliada em 2,7 mil milhões de dólares. O milionário de 68 anos já tinha ocupado funções presidenciais no palácio de La Moneda entre 2010 e 2014; a sua eleição era dada praticamente como certa, mas houve espaço para alguma incerteza quando se soube os resultados da primeira volta das eleições, a 19 de Novembro: com a dispersão de votos à esquerda, o candidato que logrou pôr fim à hegemonia de governos de esquerda desde a redemocratização do Chile, terminou à frente com 36,6% dos votos, um resultado inesperado e bastante aquém das suas aspirações. Alejandro Guillier, um antigo jornalista e senador, passara à segunda volta com 22% dos votos.

Desde 1990 que nenhum presidente chileno tinha tantos votos como o Piñera. Ao mesmo tempo, esta é a maior derrota de sempre para o centro-esquerda, no poder desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet. No total, foram às urnas quase sete milhões de chilenos.

O regresso do Presidente vem com a promessa de tornar o Chile a primeira nação da América Latina a conquistar a classificação de “país desenvolvido” pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...