DOE

Crise econômica motivou queda histórica de mortes no trânsito, segundo Detran

O Detran do Rio Grande do Sul concluiu que a queda histórica dos acidentes no estado tem ligação com a crise econômica. No Rio Grande do Sul não houve redução de velocidades como ocorreu na cidade de São Paulo, e mesmo assim houve queda de 14% nas mortes no trânsito, a maior queda desde 2007.

O ILISP realizou algumas pesquisas em outros estados para validar a correlação das mortes em trânsito com a crise econômica e os números são surpreendentes.

Em Salvador, houve 15% menos mortes no trânsito em relação a 2012. No Espírito Santo, mortes no trânsito caíram 23,5% em relação a 2014.  Em Curitiba, os dados de 2014 mostram queda de 30,6% em relação a 2010.  Em Porto Alegre, houve queda de 30% em relação a 2014. Em Belo Horizonte, houve redução de 17,3% nas mortes em relação a 2014. Nas estradas da região de campinas, no estado de São Paulo, houve queda 21%. Nas estradas de MG, houve queda de 25,5%. E na cidade de São Paulo, houve queda de 20,6%.

Em uma reportagem da Folha de São Paulo, de ontem, 22 de março, o urbanista Flamínio Fichmann apontou que o principal fator para a queda das mortes no trânsito de São Paulo foi a redução da velocidade adotada pelo prefeito Fernando Haddad. Porém, a cidade de São Paulo teve uma queda dentro da média de outras capitais, onde não ocorreu redução de velocidade. A redução de mortes na cidade foi, inclusive, menor que nas rodovias do próprio estado, onde a velocidade continua a mesma.

CRISE FEZ DIMINUIR O NÚMERO DE VEÍCULOS EM SÃO PAULO

Para o consultor Sergio Ejzenberg, a maior velocidade média no trânsito de São Paulo é resultado da redução do número de veículos, que, por sua vez, tem ligação direta com a atividade econômica. “O comportamento do trânsito é reflexo direto da crise, que deixa as lojas vazias e reduz o comércio.”

Paulo Cesar Marques da Silva, professor de engenharia de tráfego da UnB (Universidade de Brasília), também vê a crise como fator que diminui o número de viagens. Mas acredita que a saturação do trânsito nos últimos anos pode estar levando à busca de alternativas. “As pessoas mudam hábitos, desistem do carro e vão para o ônibus, para as ciclovias.”

crise economica

 

CONLUSÃO

A crise econômica fez os brasileiros mudarem o hábito no trânsito, e buscaram soluções alternativas como o transporte coletivo e privado como Uber. A explosão de usuários do Uber durante a crise confirma esses dados. Uma pesquisa do Ibope apontou que o índice de paulistanos que têm carro e dizem usá-lo todos os dias caiu de 56% para 45% neste ano em relação ao levantamento feito em 2014.

Na visão do vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, Antonio Carlos Pela, a crise é o principal fator para a redução do trânsito, causada também pela queda do número de fretes. “A redução da movimentação econômica derruba a demanda pelo transporte comercial terrestre. É um efeito cascata.” Segundo a entidade, as vendas caíram 3,9% no primeiro semestre, pior resultado desde 2009. Com a retração da produção, o transporte de cargas também diminuiu. O tráfego nas estradas de São Paulo caiu 6%, enquanto as entregas recuaram cerca de 15%.

A queda de veículos em ruas e rodovias, causadas pela crise, juntamente com a diminuição de caminhões devido à queda nos fretes, contribuíram para a redução nos acidentes e, consequentemente, a diminuição de mortes no trânsito. Mesmo com os dados evidentes na queda de veículos e da própria conclusão do Detran-RS,  o departamento de transporte ligado a prefeitura de São Paulo continua a divulgar correlações falsas sobre a redução nos acidentes com o objetivo de aumentar a arrecadação da prefeitura de São Paulo.  O prefeito Haddad teve aumento de 17% em arrecadação com multas e usa a queda nas mortes em trânsito para justificar medidas como a redução da velocidade nas marginais.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...