DOE

Crise na imprensa: 13 veículos fechados e mais de 500 jornalistas demitidos em 2016

A crise da imprensa, cada vez mais alheia aos diferentes pensamentos que formam a sociedade brasileira, se aprofundou ainda mais em 2016. Em levantamento realizado pelo Portal Comunique-se, 13 veículos de comunicação fecharam as portas – ou deixaram de circular em papel – no ano passado.

Rádio, TV e internet
Em outubro, foram anunciados os fechamentos de dois veículos controlados pela Rede Amazônia: as operações no Acre da TV Amazon Sat e da Rádio CBN. Pelo menos 15 funcionários foram demitidos. A Rádio Globo de Belo Horizonte encerrou suas atividades em dezembro depois de 14 anos de funcionamento, demitindo 20 profissionais.
No online, o portal de notícias Fato Online, do empresário Silvio Assis, encerrou suas atividades demitindo mais de 100 funcionários.

Mídia impressa
Em janeiro, a Gazeta do Oeste – que circulava no município de Mossoró, no Rio Grande no Norte – fechou as portas após 38 anos de atuação no jornalismo. Lançado em 1985, o Jornal da USP teve sua versão impressa encerrada em março. Outro veículo que também encerrou sua versão em papel foi o Jornal da Paraíba, que circulou pela última vez em 10 de abril, resultando em 91 demissões.

O Jornal do Commercio do Rio de Janeiro encerrou em abril sua história de quase 189 anos de circulação, sendo até então o mais antigo da América Latina, e também anunciou o fim do impresso Diário Mercantil, dispensando 24 profissionais. A versão impressa do jornal A Região, de Itabuna – BA, deixou de existir em outubro de 2016. Em outubro, o mensário Jornal da Noite, de Porto Alegre, fechou as portas depois de 30 anos de história e do falecimento de seu fundador e editor, Danilo Ucha.

Responsável pelo jornal Correio de Uberlândia, no triângulo mineiro, o grupo Algar anunciou em novembro que as atividades do impresso seriam encerradas no último dia do ano, sem informar o número de funcionários demitidos. Por fim, em dezembro, chegou ao fim a versão impressa mensal da revista TPM, da Editora Trip, que passará a ser apenas eletrônica.

Demissões
O ano e 2016 também foi marcado por demissões em mídias que continuam ativas, mas que agora funcionam com equipes cada vez mais reduzidas. Levantamento realizado pelo Portal Comunique-se com base no site Volt Data Lab, aponta que mais de 500 profissionais da imprensa perderam seus empregos no ano passado.

Em Minas Gerais, o jornal Hoje em Dia desligou cerca de 40 jornalistas (quase metade da redação) em fevereiro deste ano. Outra publicação que abriu mão de 50% de sua força de trabalho foi o Jornal de Brasília, que perdeu 15 dos 30 profissionais que atuavam no impresso. O portal iG encerrou definitivamente suas operações em Brasília em fevereiro, deixando oito pessoas desempregadas, e demitiu mais duas jornalistas em junho.

A situação também alcançou grandes redações do eixo Rio-SP, como a Folha de S. Paulo, que em dezembro promoveu seis cortes, mesmo depois de ter unificado as editorias de ‘Cotidiano’ e ‘Esportes’ e realizado mudanças na sucursal carioca, demitindo ao menos 10 profissionais em setembro. Em maio, nove profissionais foram demitidos dos cariocas O Dia e Meia Hora. No Correio Popular, de Campinas (SP), três jornalistas foram demitidos.

Relançada em abril deste ano, a revista Playboy precisou enxugar sua redação após menos de um semestre de funcionamento, o que resultou em demissão de quatro jornalistas, deixando a equipe de redação com cinco pessoas. A Veja demitiu três profissionais, enquanto a Editora Abril, empresa que controla a Veja e outros títulos, demitiu o executivo Alexandre Caldini. O Globo dispensou o colunista Rodrigo Constantino após seis anos de trabalho. Por fim, a Elemidia demitiu um terço de toda sua equipe, 40 profissionais, em dezembro.

O ano também foi de demissões no rádio e na televisão. No Sistema Globo de Rádio, 20 jornalistas das praças de São Paulo e Rio de Janeiro foram desligados, enquanto a CBN promoveu 12 dispensas nas redações de São Paulo e Rio de Janeiro. A Jovem Pan demitiu seis profissionais. A Transamérica de São Paulo demitiu cinco profissionais em janeiro. Na televisão, a Record demitiu 55 funcionários que trabalhavam como auxiliares de cinegrafistas do jornalismo. A RIC TV, afiliada da Record no Paraná, desligou 30 trabalhadores, sendo oito jornalistas. A TV Gazeta de São Paulo encerrou o núcleo de criação da emissora e demitiu cerca de 30 pessoas. A Rede TV também promoveu cortes em sua equipe jornalística dispensando quatro profissionais.

 

 

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...