DOE

Deputado quer que governo inclua “conteúdo educativo” nas contracapas dos livros escolares

O deputado estadual Celso Nascimento (PSC-SP) propôs na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo um Projeto de Lei (PL 401/2016) que estabelece a obrigatoriedade de inclusão de mensagens educativas sobre temas atuais nas contracapas de livros, apostilas e outros materiais didáticos e paradidáticos custeados com recursos públicos e distribuídos aos alunos da rede pública estadual de ensino.

Segundo consta do texto, livros, apostilas e demais materiais didáticos e paradidáticos deverão conter na contracapa mensagens educativas direcionadas ao público infantil e jovem. Determina, ainda, que competirá ao Poder Executivo estabelecer a responsabilidade das pessoas envolvidas na definição dos temas de apresentação obrigatória nas contracapas.

Nas razões do projeto, o deputado estadual apresenta os fundamentos da pertinência da medida proposta. Em sua literalidade: “Portanto, a rigor, o projeto em questão vem preencher, sem suportar maiores custos adicional, a possibilidade de, durante todo o ano letivo, veicular mensagens de campanhas educativa de amplo alcance social. Nesse sentido, objetivo é divulgar informações úteis, claras e corretas sobre temas como educação ambiental, cidadania, prevenção da gravidez na adolescência, prevenção e o combate às doenças, contra o uso de álcool e outras drogas, nas contracapas dos milhares e milhares de livros paradidáticos produzidos por toda a rede pública estadual de ensino”.

Em que pese a boa intenção do político de apresentar aos jovens publicações de interesse social nas contracapas dos livros, deve-se indagar se o agente público não deveria se preocupar mais com a qualidade do ensino ofertado pelo estado – que produz o notório analfabetismo funcional – do que com a geração de maiores custos para incrementar os livros que, em tese, já apresentam conteúdo suficientemente didático e relevante ao ensino e conscientização.

Além disso, a medida apresenta um problema de ordem prática, uma vez que impõe a atualização periódica das contracapas dos livros. Desse modo, os alunos da rede pública ficariam temporariamente sem o instrumento de estudo e a medida poderia tomar um rumo diverso daquele pretendido.

Embora as gavetas das casas legislativas estejam abarrotadas de projetos que visam implementar medidas de conscientização, o problema central da qualidade do ensino público ou da importância da sociedade civil na educação dos jovens raramente é alvo da preocupação da classe política. Os resultados são conhecidos e a realidade trágica persiste.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...