Doria atende cartel de taxistas e dificulta atuação de motoristas do Uber e demais aplicativos

Atendendo ao lobby corporativista do cartel de taxistas, a gestão de João Doria (PSDB) vai oficializar nesta quarta-feira (12) regras antiliberais para trabalhar como motorista de aplicativos como Uber, Cabify e 99, tornando a função mais burocrática e mais cara.

As medidas incluem a obrigatoriedade de utilizar carros com placa de São Paulo, dificultando o uso de carros alugados e a prestação do serviço por pessoas de outras cidades, a necessidade de realizar um curso de “treinamento de condutores” com 16 horas de duração, a identificação visual do carro como parceiro do(s) aplicativo(s) e a inspeção veicular anual para atestar a “limpeza e higiene” do veículo. Os motoristas também terão que se registrar no Cadastro Municipal de Condutores (Conduapp) e obter o Certificado de Segurança de Veículo de Aplicativo (CSVAPP).

As mudanças atendem ao cartel de taxistas, limitando a concorrência trazido pelos aplicativos e desempregando aqueles que não conseguirem se adequar às novas normas. no prazo de 180 dias.

A Uber e a 99 já se posicionaram contrariamente às regras antiliberais impostas. Para a Uber, tornar o aplicativo “menos eficiente pode ter como único resultado a invisibilidade do sistema”. Já para a 99, a obrigatoriedade de emplacamento em São Paulo limita o raio de ação dos motoristas que trafegam em diferentes cidades da região metropolitana.

1 COMENTÁRIO


  1. Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
    Luciano A.

    Sempre soube que esse Dória era uma enganação, ainda bem que votei nulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here