Editor-executivo da Folha admite que jornal é formado pela “elite de esquerda”

Em artigo publicado no último domingo (12), o editor-executivo do jornal “Folha de São Paulo”, Sérgio Dávila, admitiu que o jornal é formado majoritariamente pela “elite de esquerda”.

De acordo com o texto “Haddad hostiliza imprensa por não admitir crítica“, o ex-prefeito petista de São Paulo “governou para uma jovem elite intelectual progressista de esquerda e as redações são formadas em sua maioria por uma elite intelectual de jovens progressistas de esquerda”.

Sérgio continua: “Posso falar com mais embasamento desta Folha. Em 2014, no segundo ano de governo Haddad, censo interno realizado pelo Datafolha atestou que 55% dos jornalistas da casa se consideravam de esquerda, e 23%, de centro. (…) Naquela ocasião, outubro de 2014, foram ouvidos 321 profissionais, numa pesquisa com margem de erro de dois pontos percentuais”.

O editor também comparou a cobertura do jornal dos seis primeiros meses de gestão do petista Fernando Haddad com a cobertura de igual período da administração do tucano João Doria, mostrando que o jornal foi tendencioso a favor do ex-prefeito do PT: “Em seu semestre inicial, o petista teve 619 menções no jornal. Delas, 443 podem ser consideradas de efeito neutro (72%), 83 de efeito positivo (13%) e 93 (15%) de efeito negativo. O tucano, por sua vez, teve 1.027 menções em seus 180 dias inaugurais, das quais 683 (67%) neutras, 54 (5%) positivas e 290 (28%) negativas. (…) Impressiona como os percentuais de menções negativas e positivas se invertem: a proporção de textos de leitura negativa em relação ao tucano (28%) é quase o dobro da do petista (15%), enquanto a proporção de textos de leitura positiva em relação ao petista (13%) é quase o triplo da do tucano (5%)”.

24 COMENTÁRIOS

  1. Como bem disse um comentatista acima, ter jornalistas esquerdistas não significa ser de esquerda. Só correm o risco de acabar feito o “estranho no ninho da direitista Record”, PHA. Assim como a Globo vai demitindo aos poucos os jornalistas e artistas que ousem defender a esquerda! A Folha, assim como a Globo, sempre defendeu os interesses da DIREITA!!!

  2. Eu acho. Que a receita Federal deveria investigar as contas do grupo Folha , com certeza tem dinheiro do Criminoso Lula nesta organização . Forma de distribuição das propinas .

  3. Eu acho. Que a receita Federal deveria investigar as contas do grupo Folha , com certeza tem dinheiro do Criminoso Lula nesta organização .

  4. Nem de Direita, nem de Esquerda, toda a Imprensa é Oportunista, porque é difícil sobreviver sem mamar nas tetas do Governo.

    • Que história é essa de “Nem de Direita, nem de Esquerda”? De esquerda, sim, porque, mesmo não mamando mais nas tetas do Governos, porque Bolsonaro não quer, os jornalistas de esquerda continuam batendo forte nele. Se fossem mamadores, estariam bajulando e trabalhando pelo Governo, pra conseguir amenizar a situação.

      • Uma ova, nao bajula por que não tem espaço, o capitão não engoli vocês, melhor, ele tem e asco de vocês!!!!

  5. A folha de São Paulo uol pague seguro to fora todos esquerdistas que não admitem que o povo tem opinião própria sem falar na contagem das urnas que acredito que tenham sido fraudadas pra não contabilizar senão seria um massacre ainda maior ao PT partido de corruptos comunistas lixo.

  6. Não deveria ter partidarismo um veículo de informação nacional, que precisa ter como premissa o dever de informar, como leitor da Folha de São Paulo como eu ERA, AGORA NÃO MAIS, devido a preferencialidade que ela demostra frente a um partido passo a DESACREDITAR no que ela coloca em matéria, pois entendo que ela não é um veículo informativo e sim um instrumento político, e como instrumento político não possui para mim CREDIBILIDADE ALGUMA, até porque é sabido que a Folha de São Paulo foi o Jornal que mais verba arrecadou do Governo Federal, mais até que a Rede Globo.

  7. A Folha de S. Paulo golpista (em 1964 e em 2016, tá no DNA) é tão de esquerda quanto Margareth Tatcher, conta outra.
    Ter jornalistas de esquerda – o que o Sistema Globo tbém tem aos montes – não muda nada em sua orientação conservadora como sempre foi. Não é a toa que é chamada de “Falha” de S Paulo por um dos maiores esquerdistas da imprensa, PH Amorim.

  8. Uai. Confissao de culpa? N entendi. Agora q ele descobriu? FSP. Hospeda ateh hj a familia Singer. CR/JF/MB, …Sakamoto san, Helio Geisel, etc…

  9. Nenhuma novidade. Praticamente todo contéudo cultural da revista é abraçando a reengenharia social que se formou dos anos 60 em diante. A VEJA anda se encaminhando para o mesmo sentido também.

  10. Se dizem de esquerda pq hoje, parece que têm vergonha de dizer que são de direita. Mas agem e pensam como a direita.

    • Então se esquerdista faz “esquerdagem”, é de direita? Tipo o lance da Venezuela, né? Se não deu certo, é porque não foi socialismo. Entendi, entendi… hahahahahahahahahahahahahah!

    • Se você acha que a Folha “pensa como a direita”, fica claro que você é só mais um delirante que não tem a menor ideia do que a direita pensa. O que não é surpresa já que o seu tipo raramente pensa. Isso aqui é o ILISP o que gente como você vem fazer aqui se nem sequer aprender algo vocês conseguem?

  11. Só esqueceram de explicar que os 23 % que se autodenominam de Centro, acreditam que o PSDB é um partido de direita rsrsrsrs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here