DOE

Empresa privada SpaceX revela projeto para colonizar Marte (Assista)

Desde que o orçamento público para a estatal NASA foi reduzido, o mercado aeroespacial aos poucos tem sido ocupado por empresas privadas como a SpaceX. E não é segredo que essa empresa americana vem planejando há anos uma maneira de enviar humanos para Marte e iniciar uma colônia no planeta. Hoje, parte desse plano foi revelada, durante o Congresso Internacional Aeronáutico em Guadalajara, no México.

A empresa planeja usar uma versão agigantada de seu atual sistema de foguetes, o Falcon 9, e dependerá de sua capacidade de decolar e pousar verticalmente, tecnologia que tem sido aprimorada nos últimos anos, com seis aterrissagens bem sucedidas, em meio a outras tentativas fracassadas.

O chamado “Sistema de Transporte Interplanetário” funcionará como uma ponte-aérea entre a Terra e Marte. Uma grande nave, acoplada ao foguete, será lançada para fora da órbita terrestre e desengatada. Em seguida, o foguete volta à superfície, conecta-se a um tanque de combustível e decola novamente. O reabastecimento da nave ocorre no espaço, para garantir que ela tenha combustível suficiente para toda a jornada. Em pontos de aproximação, Marte fica a cerca de 75,3 milhões de quilômetros da Terra. A nave usará também painéis solares durante a viagem de 80 dias.

Ao chegar a seu destino, o veículo usará jatos de propulsão supersônicos para realizar a descida em segurança. Assim começa a aventura da colonização marciana, na visão da SpaceX. Detalhes dessa etapa do projeto, como habitação e sustentabilidade da vida, não foram incluídos na apresentação. Mas a empresa estima que levaria entre 40 100 anos para estabelecer uma colônia auto-sustentável no planeta com cerca de 1 milhão de pessoas.

Marte-SpaceX

O cronograma da SpaceX é ousado e inclui testes de tecnologias que já estão em andamento, como do motor Raptor, realizado há poucos dias. A estimativa é de realizar os primeiros voos para Marte, com equipamentos e o objetivo de localizar potenciais áreas de pouso, a partir de 2023.

Claramente, a SpaceX e o seu CEO, Elon Musk, veem a necessidade de abrir uma ponte de transporte entre a Terra e Marte o mais rápido possível. Durante a apresentação, Musk citou a possibilidade de haver até mil naves de transporte na órbita do planeta, num cenário que se assemelha ao de uma evacuação. Será que a SpaceX aposta num futuro tão sombrio para a espécie humana? O futuro responderá.

Assista:

 

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...