DOE

A Espanha está há quase 1 ano sem líder e os espanhóis comemoram

Há quase 300 dias a Espanha segue sem um governo nacional eleito, e com uma população cada vez mais satisfeita. O país é uma monarquia constitucional parlamentarista e após as eleições de 2015, o presidente Mariano Rajoy recusou o pedido do Rei Filipe VI de criar um governo com a coligação dos partidos que elegeram o maior número de membro do congresso, o Podemos (uma espécie de PSOL espanhol) e o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol). O PSOE frustrou esta aliança da esquerda radical e se associou ao partido Cidadãos (social liberal), sem estabelecer o primeiro ministro. O congresso foi dissolvido em Maio de 2016 e novas eleições convocadas em Junho, mas após nenhum partido obter cadeiras suficientes ou conseguiu criar a coalizão necessária para formação de um governo, o país de 47 milhões de habitantes segue sem líder formal, com novas eleições previstas para Dezembro.

Como é rotina dos políticos em qualquer lugar do mundo, eles planejam e tramam, mas rejeitam as difíceis concessões necessárias para formação de um governo. Para alguns eleitores entrevistados pelo The New York Times, há uma pesarosa descrença que mistura fascínio e desprezo. Os partidos espanhóis, com o habitual discurso alarmista, alertavam que a inexistência de um governo poderia levar ao caos e privação. Mas o contrário tem se manifestando, mais do que qualquer outra coisa, a crise parece ter oferecido um vislumbre de como seria a vida se os políticos simplesmente saíssem do caminho.

“Sem governo, sem ladrões”, disse Félix Pastor, um professor de línguas que, como muitos eleitores, não aguenta mais os casos de corrupção e os escândalos que mancharam os dois partidos de governo anteriores (PP – Partido Popular e PSOE). Pastor é um senhor animado de 59 anos e disse que a Espanha poderia durar sem um governo “até o inferno congelar, porque aí os políticos não teriam mais condições de causar mais mal”.

“A Espanha ficaria bem se nos livrássemos da maioria dos políticos e de três quartos dos funcionários públicos”, disse Rafael Navarro, 71 anos, em sua minúscula farmácia em Madri. “Pouco governo é melhor do que muito”, ele disse. A máquina estatal ainda funciona, com ministérios do governo funcionando, beneficiários do serviço social e funcionários públicos continuam sendo pagos. Mesmo se nenhum governo for formado quando o orçamento nacional de 2016 expirar nos próximos meses, o velho orçamento simplesmente se tornará o novo orçamento para 2017.

O governo está paralisado de outras formas, sem nenhuma nova proposta de legislação, sem debater assuntos internacionais e sem a habitual rotatividade de embaixadores da Espanha. O financiamento para muitos projetos de governo e infraestrutura está congelado. Mas os movimentos nacionalistas na Catalunha e no País Basco continuam a estimular a independência e autonomia a qual possuem direito natural.

A Espanha é uma superpotência do turismo. Espera receber 74 milhões de visitantes neste ano, 6 milhões a mais do que no ano passado, pois o medo de terrorismo em outros lugares tem aumentado o fluxo de visitantes ao país ibérico. Os cafés e museus estão lotados, assim como a taxa de ocupação dos hotéis é alta. “As pessoas estão exaustas”, reconhece Nacho Cardero, editor do site “El Confidencial”. “Elas não querem ouvir mais nada desses políticos.” E o editor desta notícia já está quase decidindo onde irá passar suas próximas férias.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...