A Ideia Legislativa inserida no site do Senado Federal que visa revogar a Lei 8.313/1991 (conhecida como “Lei Rouanet”) e reduzir impostos na mesma proporção atingiu a marca de 50 mil apoiadores e se tornou a sexta mais votada da história do site do Senado Federal. A iniciativa aguarda envio à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal como Sugestão Legislativa para ser debatida, analisada e possivelmente tramitar no Congresso Nacional.
A Lei Rouanet permite que empresas destinem o dinheiro dos pagadores de impostos – aqueles que efetivamente pagaram pelos produtos e serviços – para projetos escolhidos a dedo pelo governo. De acordo com dados do Ministério da Cultura, mais de 14 bilhões de reais dos pagadores de impostos foram destinados aos projetos escolhidos pelo governo desde que a lei foi criada.
Os apoios à proposta continuam abertos e podem ser feitos por meio deste link.
Porque será que o José de Abreu a Ivete Sangalo e tantos outros artistas defendem tanto o PT ? Alguma coisa eles recebem dos safados de Brasília.
Falam tanto em corte de gastos, que tal começar cortando o financimento desses lixos de projetos?
O investimento em cultura devolve aos cofres públicos no mínimo 3x oq foi investido, além de reaquecer a economia local em $10 reais para cada real investido e tb ajuda a criar milhares de empregos. Onde está o mal nisso?
Que investimento bom, hein? Qual a fonte deste “dado”, o IPEA? Bora investir 100% do PIB em cultura para voltar o triplo?
Exatamente o que eu iria perguntar: quais as fontes desses dados? Pq realmente, parece ser um “negócio da China”! Enfim, alguém apareceu com a fórmula mágica para alavancarmos o crescimento do país! kkkkkkkkkkkk…
rsrsrsrs…..a ideia seria ótima. Todos sairíamos ganhando. Infelizmente o orçamento da Cultura é de 0,5%. O nosso maior bem. Aquilo que o mundo inteiro consome, debate, usa, copia. Aquilo pelo oq somos conhecidos, respeitados, plagiados, visitados. É a pasta de menor investimento. A ineficiência do Governo levou à criação da Lei. Já há literatura sobre a produção cultural e tb o uso da Lei Rouanet e seus benefícios. Basta procurar. Se houver interesse comece pelo livro do Henilton Menezes, “A LEI ROUANET MUITO ALÉM DOS (F)ATOS”.
Cultura boa é a feita e financiada de forma voluntária.
é isso aí Gilberto
Dinheiro que financia Lei Rouanet deveria utilizar para saúde tão carente. Qual serventia dessa cultura podre para a sociedade?