Fernando Henrique Cardoso: o presidente que mais criou estatais na história do Brasil

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) sempre será lembrado por privatizar as empresas de telecomunicações (criando um cartel logo depois por meio da Anatel) e o controle majoritário da Vale do Rio Doce (o estado ainda detém 40% do controle da empresa até hoje), entre outras ações. Mas o que poucas pessoas sabem é que o social-democrata foi o presidente que mais criou estatais (que permanecem como tal) na história do Brasil.

O Brasil possui hoje 125 empresas estatais federais. Durante os oito anos de governo FHC (PSDB), foram criadas 27 estatais. Esse número é superior inclusive ao total de empresas estatais criadas nas gestões Dilma e Lula.

Veja o gráfico:
image

8 COMMENTS

    • No estadão a informação é outra! Entre 2003 e 2015 foram criadas 43 estatais pelos governos petistas, das quais 41 estão ativas. O Globo, confirma os números, portanto, para refletir de forma honesta, tem que somar as do molusco bêbado e da sua cria a estocadora de vento.

  1. A visão de mundo na época dos governos militares era outra. Supreendentemente ou não o governo do socialista fabiano PSDB ter sido campeão de criação de estatais.

    • Criar estatais não é necessariamente de esquerda , mas pode ser um regime nacionalista e controlador , diferenciando-se uma governo de nacionalista de esquerda com um nacionalista de direita apenas os princípios conservadores

  2. Só peço a Deus, que o Temer SURTE, e decida privatizar todas, apesar, dele ter dito que não privatizaria a Petrobrás, nem os bancos, mas, queira DEUS, que todas sejam privatizadas!
    Para o bem do nosso futuro !!

    Quem dera um minarquismo !!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here