Gilmar Mendes suspende posse e Lula pode ser preso até o dia 28 de março

Em mais um ato da novela em que se tornou a política brasileira, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, suspendeu a posse de Lula como Ministro da Casa Civil até posterior julgamento pelo plenário do STF, o que deve ocorrer somente no dia 28 de março – o STF não funciona na próxima semana em função da Semana Santa.

Com isso, a investigação sobre Lula volta aos cuidados do juiz federal Sergio Moro, que pode decretar a prisão do ex-presidente quando desejar até o julgamento do plenário do STF, dado que Lula deixa de ter foro privilegiado.

Na decisão, Gilmar Mendes informa que “o objetivo da falsidade (Lula assumir o Ministério da Casa Civil) é claro: impedir o cumprimento de ordem de prisão de juiz de primeira instância. Uma espécie de salvo conduto emitida pela Presidente da República”.

Confira a imagem da decisão:

Decisão de Gilmar Mendes que suspende nomeação de Lula
Decisão de Gilmar Mendes que suspende nomeação de Lula
Vaquinha O ILISP tem atuado contra a legalização do aborto e em defesa do direito à vida no STF. Para custear a causa, lançamos uma vaquinha. Os interessados em nos ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here