DOE

Governo socialista de Portugal cobrará imposto sobre o sol

Menos de um ano após a coalizão entre Partido Socialista e Partido Comunista assumir o poder em Portugal, um nova forma de tomar o dinheiro dos pagadores de impostos – e possivelmente suas propriedades imobiliárias – foi criada pelo governo: o “imposto do sol”.

Alegando que os valores cadastrais dos imóveis portugueses estão defasados, o governo aprovou uma revisão dos valores na qual a “localização e operacionalidade relativas” têm peso de 20%, o que inclui a quantidade de sol que o imóvel recebe.

A novidade causou indignação nos agentes imobiliários porque vai representar uma elevação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI, similar ao IPTU brasileiro) e porque o fator solar é muito subjetivo. E as horas em que não há sol, serão descontadas? E se o tempo estiver nublado o ano inteiro? E se uma árvore tirar a luz da casa? Ninguém sabe as respostas para estas perguntas.

O presidente da Associação Lisboeta de Proprietários (ALP), Menezes Leitão, qualificou de “gravíssima” a alteração “porque vai gerar valores insuportáveis”. Segundo Menezes, com a revisão do valor cadastral, sobre o qual se aplica o IMI da residência, passa a ser “praticamente impossível que a maioria das pessoas tenha um imóvel”. Portugal é um dos países mais ensolarados de toda a Europa.

A nova avaliação dos imóveis não chega sozinha. O governo socialista também criou um imposto para taxar o patrimônio imobiliário acima de 600.000 euros (2,16 milhões de reais), o que também tem provocado protestos do setor, que, graças ao turismo estrangeiro, vive um boom imobiliário.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...