Governo socialista de Portugal cobrará imposto sobre o sol

Menos de um ano após a coalizão entre Partido Socialista e Partido Comunista assumir o poder em Portugal, um nova forma de tomar o dinheiro dos pagadores de impostos – e possivelmente suas propriedades imobiliárias – foi criada pelo governo: o “imposto do sol”.

Alegando que os valores cadastrais dos imóveis portugueses estão defasados, o governo aprovou uma revisão dos valores na qual a “localização e operacionalidade relativas” têm peso de 20%, o que inclui a quantidade de sol que o imóvel recebe.

A novidade causou indignação nos agentes imobiliários porque vai representar uma elevação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI, similar ao IPTU brasileiro) e porque o fator solar é muito subjetivo. E as horas em que não há sol, serão descontadas? E se o tempo estiver nublado o ano inteiro? E se uma árvore tirar a luz da casa? Ninguém sabe as respostas para estas perguntas.

O presidente da Associação Lisboeta de Proprietários (ALP), Menezes Leitão, qualificou de “gravíssima” a alteração “porque vai gerar valores insuportáveis”. Segundo Menezes, com a revisão do valor cadastral, sobre o qual se aplica o IMI da residência, passa a ser “praticamente impossível que a maioria das pessoas tenha um imóvel”. Portugal é um dos países mais ensolarados de toda a Europa.

A nova avaliação dos imóveis não chega sozinha. O governo socialista também criou um imposto para taxar o patrimônio imobiliário acima de 600.000 euros (2,16 milhões de reais), o que também tem provocado protestos do setor, que, graças ao turismo estrangeiro, vive um boom imobiliário.

Vaquinha O ILISP tem atuado contra a legalização do aborto e em defesa do direito à vida no STF. Para custear a causa, lançamos uma vaquinha. Os interessados em nos ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

6 COMENTÁRIOS

  1. Com ou sem imposto de sol, o que é certo é que no fim destes três anos se tem verificado uma demandada de brasileiros do seu país para Portugal, apesar do governo ser comunista e terem que pagar o tal imposto. Porque será que isso acontece? Quem está merecendo piada sr. António Davi Brito? Quem está merecendo sentir pena sr. Bruno Alves Lucena? Eu sendo a vocês pensaria melhor. Fiquem aí com o vosso governo adorado. Nós não precisamos de um igual a esse, já nos chegou o que cá tivemos durante bastantes anos.

  2. hahahahaha parece o imposto sobre o número de janelas em uma casa que tinha no Reino Unido a muito tempo atrás

  3. Só rindo mesmo. É difícil sentir pena dos pobres cidadãos, porque foram eles próprios que elegeram esses comunistas safados, assim como nós brasileiros elegemos os nossos e sofremos nossas consequências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here