DOE

José Mujica será investigado no Uruguai por esquema de corrupção com envolvimento de Lula

O Congresso uruguaio decidiu na última quinta (17) abrir investigação contra o guerrilheiro tupamaro e ex-presidente uruguaio José Mujica (2010-2015) por suspeita de corrupção relacionada à aprovação de uma planta de extração de gás da brasileira OAS, uma das empresas mais envolvidas na rede de corrupção investigada pela Operação Lava Jato. A investigação foi aberta pelo Congresso por um voto de diferença (50 a 49), após um deputado da coalizão de esquerda no governo, a Frente Amplio, votar contra a orientação do governo.

A investigação focará na contratação, feita em março de 2013 pela paraestatal Gas Sayago, da OAS para implantar uma planta regaseificadora no país. O ex-presidente brasileiro Luis Inácio “Lula” da Silva (PT) é suspeito de intermediar a negociação para contratar a empresa brasileira – que não tinha nem a melhor proposta técnica e nem a melhor proposta financeira da licitação – e permitir o desvio de recursos. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), na época ministro do Desenvolvimento de Dilma Rousseff, chegou a se reunir com um alto funcionário do governo uruguaio para obter o contrato para a OAS.

As obras da planta estão paradas desde fevereiro de 2015 e já geraram prejuízos de 65 milhões de dólares ao estado uruguaio. O presidente da OAS, José Pinheiro, foi condenado em 2015 a 16 anos de prisão por corrupção por subornar burocratas e políticos brasileiros a fim de obter projetos para a empresa junto à Petrobrás.

Em resposta à abertura da investigação, a Frente Amplio levará o deputado dissidente, Gonzalo Mujica (sem relação com o ex-presidente), a um julgamento interno por sua conduta política.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...