José Mujica será investigado no Uruguai por esquema de corrupção com envolvimento de Lula

O Congresso uruguaio decidiu na última quinta (17) abrir investigação contra o guerrilheiro tupamaro e ex-presidente uruguaio José Mujica (2010-2015) por suspeita de corrupção relacionada à aprovação de uma planta de extração de gás da brasileira OAS, uma das empresas mais envolvidas na rede de corrupção investigada pela Operação Lava Jato. A investigação foi aberta pelo Congresso por um voto de diferença (50 a 49), após um deputado da coalizão de esquerda no governo, a Frente Amplio, votar contra a orientação do governo.

A investigação focará na contratação, feita em março de 2013 pela paraestatal Gas Sayago, da OAS para implantar uma planta regaseificadora no país. O ex-presidente brasileiro Luis Inácio “Lula” da Silva (PT) é suspeito de intermediar a negociação para contratar a empresa brasileira – que não tinha nem a melhor proposta técnica e nem a melhor proposta financeira da licitação – e permitir o desvio de recursos. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), na época ministro do Desenvolvimento de Dilma Rousseff, chegou a se reunir com um alto funcionário do governo uruguaio para obter o contrato para a OAS.

As obras da planta estão paradas desde fevereiro de 2015 e já geraram prejuízos de 65 milhões de dólares ao estado uruguaio. O presidente da OAS, José Pinheiro, foi condenado em 2015 a 16 anos de prisão por corrupção por subornar burocratas e políticos brasileiros a fim de obter projetos para a empresa junto à Petrobrás.

Em resposta à abertura da investigação, a Frente Amplio levará o deputado dissidente, Gonzalo Mujica (sem relação com o ex-presidente), a um julgamento interno por sua conduta política.

Vaquinha O ILISP comprou o domínio "aborto.com.br" e lançará uma campanha pró-vida, mas isso exige recursos. Os interessados em ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

38 COMENTÁRIOS

  1. O PROBLEMA QUE ESSE VAGABUNDO TRAIDOR CORRUPTO DO LULA, TER NEGÓCIOS COM O URUGUAI E USSOU A AOS BRASILEIRA.
    BANDIDOS VAGABUNDOS COMUNISTAS.

  2. E o bozonaro e a wal. E o queiroz vao tudo tomar nos seus cu o molusco ta preso e estamos afundando e vcs preocupados com o uruguai

  3. Parabéns aos nossos irmãos Uruguaios, pelos comentários criticando seu ex-presidente, que boa coisa não é, dizem me com quem andas e eu direi quem és…ao contrário do Brasil, ainda tem pessoas que defendem o Lula larápio, que ocasionou o maior roubo da história do País juntamente com sua quadrilha.O Uruguai pelo,visto acordou, como nós, que apodreçam na prisão! BANDEIRA VRRMELHA,NUNCA MAIS!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here