DOE

Limite de consumo na banda larga fixa é benéfico, segundo Anatel

Algumas operadoras parecem estar dispostas a voltar a limitar a franquia mensal de dados dos consumidores de internet fixa – como ocorre com planos móveis – e, se os consumidores provavelmente não vão gostar muito disso, pelo menos a Anatel é a favor da medida. O superintendente de competição da agência, Carlos Baigorri, explicou ao Convergência Digital que acredita que o limite de franquia de dados pode ser benéfico para parte dos consumidores.

Para definir o limite da franquia oferecido em seus planos, as operadoras usam estatísticas revistas periodicamente para determinar um “perfil de usuário médio”. Mas são poucos os que estouram o limite – para a maioria dos usuários, o que é oferecido pela operadora acaba sendo mais do que o suficiente para o mês.

“NÃO EXISTE UM ÚNICO CONSUMIDOR, ENTÃO PARA QUEM ESTÁ ABAIXO DA MÉDIA, CONSOME MENOS, O LIMITE É MELHOR. E PIOR PARA QUEM CONSOME MUITO”

Como exatamente pode ser melhor Baigorri não explicou.

A questão do limite de franquia voltou a ser discutido depois da Vivo começar, na semana passada, a oferecer novos contratos a clientes de banda larga fixa com limite de franquia de dados – os planos mais baratos terão consumo de 10 GB mensais, enquanto os mais premium terão 130 GB. A operadora diz que a cobrança adicional só começará a ser feita no ano que vem.

A Anatel é a agência do governo que controla o setor de telecomunicações. Ao invés de permitir que o próprio consumidor defina o que é melhor para ele mesmo, o governo através de burocratas, define as regras por ele. Apenas um pouco mais de 5 empresas podem operar com autorização da Anatel no Brasil no setor de telefonia, isto é, o livre mercado de serviços de internet e telefonia são limitados, e os consumidores reféns de decisões de um número bem pequeno de empresas.

Com informações de Gizmodo

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...