Metrô privatizado de São Paulo ganha tecnologia que informa vagões mais vazios

Os passageiros da Linha 4-Amarela, única linha privatizada de São Paulo, ganha tecnologia para indicar em qual carro do trem há mais espaço para viajar. O serviço, inédito em metrôs no mundo, é possível graças a um software que monitora o peso dos carros do trem e gera as informações de carregamento em tempo real nos monitores de TV das plataformas.

O monitor exibe o desenho do trem da ViaQuatro com seus seis carros. Por meio de um sistema de sinalização de cores, semelhante às de um sinal de trânsito, o passageiro poderá identificar o nível de ocupação dos carros: verde para baixo nível de lotação, amarela para médio e vermelho para nível mais alto de lotação. Para orientar o passageiro a localizar o carro mais vazio, as portas de plataforma estarão identificadas por cores e números.

Fruto de desenvolvimento que durou três anos, a ferramenta deve contribuir para tornar o embarque e o desembarque ainda mais rápidos e seguros e a viagem mais confortável. O objetivo é incentivar os passageiros a se dirigir para os carros mais vazios, agilizando o embarque e desembarque nas plataformas. No mesmo monitor, um cronômetro informa quanto tempo falta para a chegada do próximo trem.

A ViaQuatro está sempre atenta à melhoria na qualidade da prestação do serviço. “Adotamos o emprego da tecnologia e inovação para tornar a nossa prestação de serviço cada vez melhor e mais eficiente, garantindo um transporte público de qualidade e conforto”, afirma o presidente da ViaQuatro, Harald Zwetkoff.

Campanha de orientação

Para que os passageiros se habituem a utilizar o serviço, a concessionária ViaQuatro realizará campanha de orientação com distribuição de folhetos, cartazes nas plataformas, placas nas portas e vídeos nos monitores.

metro-linha-amarela

 

 

3 COMENTÁRIOS

  1. Deveria informar o vagão que tem menos gays, lésbicas e hippies também, pois essa linha amarela é complicada.

  2. Será que há o risco de o gordinho esquerdista militante reclamar que é opressivo ver a cor indicativa mudar para vermelho toda vez que ele adentra o vagão?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here