DOE

MPF pede punição a reitor do PSOL que realizou atos pró-Dilma dentro da UFRJ

A Procuradoria da República entrou com ação contra o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, e a presidente do Centro Acadêmico de Engenharia da UFRJ, Thais Rachel George Zacharia, por terem praticado improbidade administrativa ao promover atos político-partidários dentro da UFRJ. Os dois irão responder ao processo na Justiça Federal, segundo a procuradoria.

De acordo com o procurador da República, Fábio Aragão, os dois promoveram atos dentro da universidade contrários ao processo de impeachment de Dilma Rousseff. Um dos atos foi o encontro “UFRJ em Defesa dos Direitos Sociais, Políticos e Democráticos”, realizado no dia 29 de março de 2016, com convocação na página oficial da universidade, para uma manifestação contra o impeachment de Dilma Rousseff. O outro ato foi a ida da ex-presidente à UFRJ depois de afastada do cargo. “A lei impede que se use o patrimônio público para satisfazer interesse partidário pessoal. Ali é uma repartição pública. O Código de Ética da Administração Pública proíbe este tipo de coisa, o estatuto dos servidores públicos também proíbe esta prática. Existem várias leis que proíbem, (incluindo) a Constituição, no princípio da legalidade e da moralidade administrativa”, disse o procurador.

Convocação para ato político-partidário ilegal dentro da UFRJ

A ação foi motivada pela representação de um aluno que alegou que o reitor estaria usando a universidade para interesses pessoais. “Ele (Roberto Leher) é um dos fundadores do PSOL, tem vinculação partidária e usou a universidade, que é um patrimônio público, para defender uma bandeira pessoal e do partido, ao qual ele defende e sustenta”, disse o procurador. “Ele (o reitor) confirmou (o uso político-partidário da universidade). A única coisa que sustenta é que ele acha que não há nada de errado em fazer isso”

Thais Zacharia responderá por ter prometido a expedição, por meio do Centro Acadêmico, de certificados de atividades complementares especiais, necessários à graduação, aos alunos que participassem dos atos. O MPF considerou que a promessa de expedição de certificados a quem participasse do ato na UFRJ caracteriza improbidade.

 

A Lei de Improbidade Administrativa aplicada ao servidor público prevê como pena a perda do cargo público, suspensão dos direitos políticos e multa arbitrada pelo juiz, calculada de acordo com o valor do salário do servidor.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...