Home Notícias Museu de Arte Moderna de São Paulo faz exposição onde crianças tocam...

Museu de Arte Moderna de São Paulo faz exposição onde crianças tocam homem nu (veja)

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) está realizando o “35º Panorama da Arte Brasileira – 2017“, exposição com curadoria de Luiz Camillo Osorio – diretor do Departamento de Filosofia da PUC-RJ – iniciada no último dia 26 de setembro e com término em 17 de dezembro.

Em uma das instalações, os visitantes – incluindo crianças – são convidados a tocar o coreógrafo Wagner Schwartz, o qual se encontra nu. De acordo com o site do MAM, “o coreógrafo apresenta La Bête, performance em que ele se torna um Bicho de Lygia Clark e pode ser manipulado pelo público”.

Em um registro feito pelo público, é possível ver que uma criança é incentivada a tocar o homem nu:

Saiba mais:

Museu com exposição onde crianças tocam homem nu é financiado pelo Itaú via Lei Rouanet

123 COMMENTS

  1. tem que mata esse tipo de gente, tem que extermina a esquerda do Brasil, esse tipo de gente não merece a vida e sim a morte.

    • A merda está instalada dês da monarquia. .e não adianta culpar a esquerda. Kk a culpa é nossa ..minha sua de todos que não se opõe a esse tipo de abuso … precisamos de atitude .. atitude essa que ladrões corruptos e supostos artistas deformados socialmente tem para corromper ..Esta na hora de pessoas de bem ter atitude ..

  2. Cadê os juizes da vara infantil pra impedir essa pouca vergonha??? Tem que prender esse verme… isso eh atentado ao pudor!!!

  3. Não vai demorar para começarem a defecar nos cantos e chamarem de arte ou de conceito fecal contra o preconceito…
    Valores invertidos e pervertidos de todas as maneiras.

    • Isso não é pedofilia? Cadê os protestos contra isso? Há!!!…se for considerado arte é normal, né? Fico pensando nos país que levam seus filhos a esse tipo de exposição. 🤔 Horrorizada!!! Um pai não pode tomar banho com sua filha na banheira pq é considerado abuso. Mas, uma criança acariciar um corpo de um homem nu é arte, né?

  4. Vao ficar todos parados sem acionar o ministerio publico por submeter a criança a situaçao vexatoria?

  5. Onde está o ministério público para fazer valer o estatuto da criança e do adolescente?

  6. Eu não sei quem é pior, se esse pedófilo maldito ou essa moça que estimula a criança a tocá-lo? O engraçado é que quando é para, de fato, proteger as crianças, o ECA é esquecido. Então para o quê serve essa “eca”?
    O objetivo desses doentes é dissiminar essa atrocidade cada vez mais, a ponto da sociedade encarar como algo normal. Comigo não, pois se eu descubro que meu filho foi incentivado por alguém a se submeter a isso…

    • Esse ECA não serve pra nada! Fala que um pai tem obrigação de proteger um filho e quando o faz não é ouvido.

      Quando não faz, como nesse caso da não arte, também não tem valor.

      É revoltante!

  7. É isso que tá sendo divulgado nas faculdades a exploração das crianças ou seja abuso dos inocentes e o uso das drogas ,chamam isso de tempos modernos…

  8. Abuso e desrespeito com nossas crianças…jamais deixaria meu filho exposto à esse tipo de coisa
    Se nem adultos conseguem entender q tipo de expressão é essa, como uma criança entenderá!!!!
    Triste, mto triste

  9. Que porra de país é esse, onde uma mãe amamentado é considerado como um ato vergonhoso, atentado ao pudor, e chamam a isso de arte?! Hipócritas, Canalhas!!! Onde fica nessa hora tudo que prega o estatuto da criança e do adolescente? Deus nos ajude a salvar nossas crianças de toda essa maldade!!!

  10. Se o pai deixou, deve estar ciente do que se trata. Parem de falar mesa e vão cuidar de suas vidas

    • Fala a sua boca seu porco,mesmo que o pai dessa criança permitiu,isso é errado e os culpados devem pagar,ainda tem coragem de defender essa aberração e chamar uma merda dessa de arte.

    • Os pais que expiem seus filhos a uma situação dessas, devem ser objeto de investigação… Não é normal! Só por ser pai não significa que está tomando as atitudes corretas.

    • Há país que estupram os filhos, batem, torturam física e psicológicamente. Estão certos por serem país?? Por isso existe a lei. Isso é inadimissivel!!

  11. Desgraçado, se eu puder eu mesmo vou fazer uma denúncia, pelo amor de Deus !

  12. MALDITOS SEJAM…VERMES…LIXOS… ACÉFALOS, DEMENTES…ABSURDO, CADA DIA UMA ABERRAÇÃO MAIS QUE A OUTRA…MEU DEUS, É O FIM MESMO!😡😬😠

  13. Fica bem claro que a criança não está nenhum pouco confortável naquele ambiente e está sendo orientada ou manipulada a tocar no safado do homem nú, que não deve se quer ter filhos… estão querendo empurrar a imoralidade guela abaixo para nossas crianças…. continuem sendo imorais mas deixem as crianças viverem uma vida como criança e não como pervertidos como vocês doentes, pedófilos, parem de mascarar essa nojenta de vocês usando a arte… vão ajudar uma casa de caridade, cuidando dos velhinhos, ajudar a limpar um asilo, a rua da sua casa… vão procurar coisas corretas para fazer seus parasitas imorais…

  14. Meu Deus cadê vez pior tá ficando este país .que vergonha este Brasil.Este pedofilia aonde tá o juiz a varal da criança pra defender está criança o pai será que aceitou isto aí será que ele não recebeu uma grana pra aceita sua filha fazer isto aí .que nojo da viver neste país

  15. É estranho, esquisito, mas não é inédito. Crescemos vendo o Van Damme de pau duro no Gugu, com mulher de bunda de fora na TV as 4 da tarde, e homem tarado se esfregando nela. Além de, aos 6 anos, cantar “me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém” de uma banda cujo album tinha um par de tetas na capa. Mas ok né.

    Então a gente não deveria se assustar com isso aí, já que inédito não é. Claro que eu nunca toquei na bunda de nenhuma mulher na televisão, e sendo criança naquela época era só uma galera na banheira, eu nem projetava outra coisa. Mas olhando de fora, hoje, também parece bizarro.

    acho que a gente foi sempre esquisito assim mesmo, e só queria dizer que mesmo sendo tosco, “não é o mundo de cabeça pra baixo”, porque ele sempre foi.

    • Vc cresceu vendo essas coisas..eu não! Não fale por todos,como se todo mundo tivesse crescido na frente da TV. Eu li,vi desenho,fiz arte, música e essa exposição me assusta… Não deve te assustar pq vc viu muito programa” de adulto” na infância. A banheira do Gugu foi retirada do ar justamente pela censura. O mesmo aconteceu com grupos de crianças que cantavam ou dançavam axé na tv. Leia mais e raciocine.

    • Ramon, eu acho que aí já estamos falando de outro nível. Uma coisa é um garoto de 12 anos vendo uma mulher de biquíni na Banheira do Gugu na TV da sala. Outra coisa BEM diferente é uma garotinha de 4 anos de idade tocando em um homem nu com o incentivo da própria mãe.

  16. Sinceramente sou analfabeta, ignorante mesmo..nao consigo entender onde tem arte nisso aí! Constranger uma criança a tocar um homem nu é no mínimo obsceno…

  17. Caralho eu não tenho nem oque falar. Isso é o mesmo que ser abusada sexualmente. Pois com tanta inocencia essa criança nao sabe o que faz. Ai quando vem um filho da puta e pede a menina para toca-lo, ai tratam como estupro. Seus cambanas de FDP. Nao é isso que nossas crianças precisam aprender. E dizem que isso é arte. Arte é deixar elas serem criaças. A mae dessa menina para mim é uma prostituta. E o pai um pedofilo concerteza. Bando de safados e vagabundos.

  18. Vergonha, o que tem de arte aí?
    Tem muita vagabundagem, arranjar um emprego digno que produza pra sociedade em vez de fumar maconha o dia todo e ficar pensando em merda

  19. bando de filhos da p_ _a … acabaram com suas vidas e querem acabar com a de outros; pobres crianças inocentes.

  20. Tudo errado. O cara nu… a moça incentivando a menina… e os pais da criança. Ela estava em um circo de horrores, abandonada as loucuras dessas pessoas subversivas. E o pior, quem apoia esse tipo de conduta…. é tão medíocre quanto os que estão envolvidos de fato.

  21. ai gente que povo mais careta nem parece que exitem índios em nosso pais se a criançe estivesse tocando as partes intimas tudo bem poderia falar nossa país mais hipocrita tem coisas muito mais escandalozas que essa q nao falam nada !

    • O índio tem a naturalidade em sua essência os indígenas sim tem sua cultura suas tradições .
      Agora isso ai é coisa criada , pornografia explícita, safadeza . Meu filho nunca chegará perto dessa safadeza ai .

  22. Um horror isso, nem as crianças estão poupando, que Deus defenda nossas crianças! 🙁

    • Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar.
      Mateus 18:6

  23. Pra mim isso é um pedófilo desfarçado descarado que merda é isso puta que pariu saudades do tempo em que arte era só pintar uns quadro e fazer umas estátuas agora inventam cada merda besteira e dão a desculpa que é Arte.

  24. O final do mundo chegou 🤢🤕😠😈👿👹👺💀☠👽😢😭🥀🤘
    Não há argumentos para descrever tamanha maldade, scarnio, imoralidade, estupro de vulnerável, todos jubtos indignados contra esse crime… SIM BRASILEIROS ISSO É UM CRIME CONTRA AS NOSSAS CRIANÇAS… ACORDA BRASIL!!! NÃO PODEMOS PERMITIR O ESTUPRO PERMITIDO POR ESSES CRIMINOSOS FAZENDO-NOS ACREDITAR E OS PAIS DESSAS INOCENTES CRIANÇAS QUE É UM MUNDO MODERNO… QUE É NORMAL. NÃO EXISTE NORMALIDADE EM CRIMES CONTRA AS CRIANÇAS E ADOLECENTES E A SOCIEDADE. ISSO TUDO É UM ASSASSINATO MENTAL DA DIGNIDADE, DA ÉTICA, CONTRA O MINISTÉRIO PÚBLICO, A CONSTITUIÇÃO É CRIME SIM. É ESTUPRO, É PEDOFILIA DE CRIANÇAS EM PLENA ESCOLA, EM SUA FORMAÇÃO… TENTARAM IMAGINAR A CABEÇA DESSES BEBÊS QUE É ASSIM QUE CADA MÃE E PAI DE BEM QUE AMAM A SUA FAMÍLIA SE REFEREM AS SUAS CRIANÇAS OS QUAIS PLANEJARAM DESDE QUE SE FORMARAM ATÉ MESMO QUANDO ERAM TÃO CRIANÇAS COMO AS SUAS QUE ESTÃO PASSANDO POR ISSO… ESSES PAIS PLANEJARAM CONSTITUIR FAMÍLIA, PATRIMÔNIOS… ESSAS CRIANÇAS SÃO OS SEUS HERDEIROS… SÃO OS SEUS SONHOS, O SEU PRESENTE E O SEU FUTURO… O FUTURO DA NAÇÃO. BRASILEIROS DIGAM NÃO CONTRA CRIMES CONTRA AS NOSSAS CRIANÇAS. BASTA DE CRIMES, PEDOFILIA, ABUSOS SEXUAIS E ASSASSINATOS CONTRA CRIANÇA… NÓS NÃO TOLERAMOS!

  25. Idiotas induzindo as crianças se fosse minha filha pode ter certeza que essa nogenta que manda amenina toca seria lixanda ridicula

  26. Eu realmente fiquei triste lendo os comentários sobre esse espetáculo. É uma iniciativa linda e corajosa que claramente ofendeu uma sociedade conservadora e cheia de preconceitos. Não passa de um corpo nú, de um ser humano como qualquer outro, e como o da própria criança irá se tornar um dia. Ali elas tem a oportunidade de ver o corpo, ficar à vontade, entender as diferenças, tocar, observar de perto, é um experimento e uma situação de aprendizado, não pedofilia. Essas pessoas que postam contra são aquelas envergonhadas com o próprio corpo, aquelas que quando uma mulher sai de casa sem sutiã não conseguem tirar o olho, que masturbam escondidas, que não tiveram uma liberdade e condenam a liberdade do outro com o próprio corpo. Sensacional a iniciativa, e quem me dera ter tido essa oportunidade quando criança. Ainda digo mais… eu aposto que 99% dos críticos estão acima do peso, ou frequentam uma igreja, ou são sexualmente frustrados!

      • Meu caro cada tempo no seu tempo, não tire a inocência de uma criança isso não é arte, arte é algo sublime que não afeta parâmetros da sociedade, uma criança não tem que ver isso, tem outros modos de arte para crianças.
        Afetou a moral da sociedade essa exposição, por isso que a sociedade esta desencadeada, tudo se transformou comum, minha defesa é a moral. Não iria gostar de ver minha filha ou uma neta, praticando isso.

        • Meu Deus, onde estamos parando. Tirando a inocência das criançinhas. Quanta maldade . Fui criança um dia , e hoje como adulto , bem sucedido , casado , sexualmente falando bem resolvido , não gostaria quando criança ter visto algo desse tipo . Ainda bem que tive país responsáveis o suficiente para me proteger das maldades do mundo . Infelizmente não foi o que aconteceu com a menininha do vídeo logo a cima . Imaginem só o transtorno psicológico que essa criança pode desenvolver.

    • So me diz uma coisa, quanto custou tudo isso, segundo publicação no uol, isso custou 1 milhao de reais pela lei de incentivo a cultura.
      Agora responde, com toda lojistica, aluguel do espaço e etc, há todo esse custo?

  27. A criança esta em formação da personalidade, certo? Caso a Justiça finja que isso é arte, dentro em breve a veremos nas manifestações publicas enfiando crucifixo na vagina entre outros.

  28. Não consigo nem colocar em palavras o tamanho repúdio que sinto vendo esse tipo de coisa! Arte? ah me dá licença vai, vão se tratar que são um bando de doentes mesmo, e os pais que autorizam o filho a se expor dessa forma merecem uma bela de uma surra.
    Então se isso é aceito como arte, nas escolinhas daqui um tempo a professora, o diretor, o porteiro, vão todos deitarem nús na sala de aula, durante as aulas de artes, claro, enquanto as crianças vão tocar seus corpos.
    Já está na hora de resetar o mundo pq esse é um caminho sem volta!

    • E mais, mesmo que esse homem da “arte” não esteja con intensões maliciosas, o fato de apresentarem um corpo adulto pra essa criança tocar, ensinando a ela que pode tocar sim pois é inofensivo, vai facilitar a vida de um pedófilo caso essa criança seja abordada por um, ele simplesmente vai ficar nu e pedir que ela o toque, a criança toca sem malícia enquanto o adulto se beneficia satisfazendo sua lascívia.
      Os pais dessa menina não pensaram nas consequências de deixarem a filha participar dessa prezepada. Lamentável!

  29. Isso é um estímulo à pedofilia. O “ECA” fica culpando os pais, que não orientam seus filhos sobre a sexualidade! Os órgãos competentes devem intervir a essa situação. A própria mídia incentiva às imoralidades e pornografias… Inaceitável. Qual objetivo dessa arte, com nossas crianças???

  30. Não é a primeira vez que vejo uma entalação neste tema. neste link de 1974 mostra uma artista com uma proposta parecida em deixava o publico fazer o que quiser com seu corpo. http://historiascomvalor.com/artista-corpo-objeto/E acaba sendo assustador porque o ser humano quando tem a liberdade sobre outra pessoa acaba sendo cruel ou mesmo sádico. Como obra ela obteve o que queria mostrar ( como o ser humano é cruel ) eu aprendi sobre essa artista na faculdade de belas artes. Agora sobre o que você postou e vi o video! e olhando com calma notasse que não e um publico de crianças. É uma criança que parece estar acompanho da mãe! E sim os pais tem que saber a onde pode levar seus filhos, ver a idade indicada. Ou mesmo se levar saber orientar sobre o que esta acontecendo e qual a proposta do artista. Agora esse tipo de retaliação a arte que essa materia faz de uma maneira generalizada e sensacionalista, só estimula as pessoas ao ódio pela arte. Procurei na pagina da folha. e o museu esta sinalizando que a nudez na entalação e a garota estava acompanhada pela mãe. https://www1.folha.uol.com.br/…/1922810-na-internet… Caramba pessoal estamos em 2017. Não é estimulando o ódio que se alcança alguma coisa! Pesquise o que esta acontecendo ou melhor va ate o museu e veja antes de acender uma fogueira e quer queimar o artista que ficou nu em uma exposição. isso e retrocesso, não estamos na idade media! E quero deixar bem claro que SOU CONTRA A PEDOFILIA e não estou de maneira alguma defendendo esse tipo de abominação! Mas como artista estou defendo o direito de EXPRESS˜AO ARTISTICA . Se a instalação esta sinalizada que tem nudez cabe aos os pais entenderem que se não querem que seus filhos vejam, e só não ir. simples assim. Agora tente entender a proposta do artista antes de condena lo. Veja como uma simples nudez que sempre esteve presente nas obras de artes ( ex: Capela Sistina ) pode ainda nos dias de hoje despertar a furia e a revolta de quem não entende e por não entender quer destruir.

    • Fiquei correndo os comentários e foi o primeiro que me trouxe um pouco de informação. Esse direito de nos expressar sem qualquer conhecimento de causa é bastante perigoso. Grata!

    • Desculpa aí pessoa . Entendi o que disse , como adulto eu entendo . Agora a criança não está preparada para tal .
      Isso é um mundo para adultos , porém não me interesso nenhum pouco por essa chamada “cultura”. O meu filho nunca chegará nem perto disso , que para mim é uma safadeza de uma pornografia explícita.

    • Natan, você é engraçado. Seu comentário se resume num nítido e medonho corporativismo que parece dizer “tudo pode” em nome da alegada expressão artística. Daí, é só apelar para a petição de princípio de que tudo feito por um “artista” é pura expressão de arte, a ponto de comparar – falácia grotesca – os nus de Michelangelo com uma CRIANÇA tocando um homem adulto pelado.
      E a “performance” em comento não deixa de ser uma canalhice sem tamanho, um crime, por conta de detalhes que na verdade até acentuam a monstruosidade da coisa toda. A criança estar acompanhada da mãe, que inclusive a “guia” no toque ao corpo do marmanjo pelado, encontra eco em outras mães que não merecem tal reconhecimento e colaboram com o estupro das próprias filhas por seus companheiros.

  31. Depois o retrógrado e conservador sou eu?
    Vá se fuder, cambada de vermes, filhos das putas!
    A pessoa que defende esse tipo de “arte” peço educadamente que se retire do meu perfil e não se dirija a palavra a mim!
    E antes que me esqueça,vá tomar no cu, seus lixos desgraçados!
    Isso é revoltante, cambada de doentes!

  32. Fim do mundo mesmo. Cadê conselho tutelar, MP, direitos humanos? Ah tá direitos humanos é só pra bandido! Ninguém pra acabar com esses vermes?…

  33. Um
    Absurdo expor uma criança a uma situação como essa!! Como podem dizer que isso é arte? Vcs tem idéia do tipo de situação constrangedora que estão colocando os pequenos e outras pessoas? “Tocar” um homem nu!! Sem objetivo algum e de péssimo gosto!!! Lamentável!

  34. Pessoas sem pudor sem respeito como pode a lei permiti isso depois falam q o Brasil tem lei e justiça!!

  35. Essa merda ai não e arte, isso ai e pedofilia, arte de verdade era aque os pintores e escultores se dedicavam 2 anos pra fazer uma obra perfeita e dedicavam suas vidas aperfeiçoando suas técnicas, essa bosta de arte moderna so serve pra uns inúteis sem dom nenhum exporem borrões sem sentido em uma tela mais o pior e que agora tão mechendo ate com criançinhas

  36. Estou ficando cada vez mais inojada dessas coisas. Chamam isso de cultura??? Não vou ensinar essa “cultura” pra minha filha. Na minha opinião essas pessoas são somente uns psicopatas nojentos!

  37. Salvem quem puder. Quer horror! falta de bom senso. Chamam isto de arte? Hipocrisia, onde vamos parar com tanta aberração, ainda envolvendo criança. Não tem necessidade disso.

  38. Meu caro cada tempo no seu tempo, não tire a inocência de uma criança isso não é arte, arte é algo sublime que não afeta parâmetros da sociedade, uma criança não tem que ver isso, tem outros modos de arte para crianças.
    Afetou a moral da sociedade essa exposição, por isso que a sociedade esta desencadeada, tudo se transformou comum, minha defesa é a moral. Não iria gostar de ver minha filha ou uma neta, praticando isso.

  39. A Família e principalmente as Crianças viraram alvo desses doentes , malditos, covardes,isso é um projeto do inferno pra comromper tudo de bom que ainda resta nessa nova geração .Sistema podre, não podemos ficar sentados assistindo esses demônios destruindo o que nos construimos que são nossos filhos e seus valores.descupem mais acho que o inverno está perdendo em matéria de perversidade, ufa.

  40. Agora eu pergunto. Porque os bancos estão incentivando isso? a sociedade anda muito contraditória. E o disk100. ? Isso é pedofilia. E das piores pq está acontecendo na cara d todo mundo e o governo não faz nada. Cade o ECA. ?

  41. Tenho certeza que essa galera que está escrevendo esse monte de “críticas” adora aquela música que tem o refrão “meu pau te ama” , ouve bem alto dentro do carro e ainda dança em casa na grande dos filhos…e também canta….kkkkkkkk…é muita ipocrisia….kkkkk

  42. Verbas para os hospitais, tratamentos e remedios não ha. Agora para essa putaria atraves da Lei Rouanet nunca falta. Clara Inversao de valores e evidencias que estamos chegando no fim.

  43. sus pestes venhan com esta falta de vergonha pra alagoas que vcs vao ver. cade os direitos das criancas e adolescentes pra mandar prender esses filosofía de una put….

  44. Porcos ,imundos , podres , raça de víboras !
    Tirando a inocência das crianças , vermes hipócritas!
    Isso é tão REVOLTANTE que dá um aperto no coração !!

  45. Quanta maldade do ser humana, isso é um crime. Eles querem tirar a inocência das crianças. É realmente uma monstruosidade. Estou muito triste com tanta nojeira é muito triste isto que estão fazendo, não se tem mais respeito.

  46. Depois fala que o brasileiro é racista, preconceituoso, xenofobico e outros adjetivos são usados pelo povo que vai quer legalizar a maconha , mas agora foi pra cair o cú da bunda, se não bastasse os escândalos da política e o Brasil clamando por intervenção militar , me vem eles alienados esquerdistas ateus, com essa cena diabólica usando crianças como instrumento lúdico desse pouco vergonha.
    Titulo para essa peça: como ser pedofilia e ludibriar o sistema!

  47. uma verdadeira vergonha Santander e Itaú apoiando essa safadeza! Brasil uma vergonha total!!!!!

  48. Voces chamam isso de arte?
    -Eu chamo de pornografia explicita.
    Confira o que diz a lei do Estatudo da criança e do adolecente:
    sobre a mera exposição visual de crianças à órgãos genitais.

    ECA – Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

    Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
    Art. 241-D. Aliciar, assediar, instigar ou constranger, por qualquer meio de comunicação, criança, com o fim de com ela praticar ato libidinoso: (Incluído pela Lei nº 11.829, de 2008)

    Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa. (Incluído pela Lei nº 11.829, de 2008)
    Parágrafo único. Nas mesmas penas incorre quem: (Incluído pela Lei nº 11.829, de 2008)
    I – facilita ou induz o acesso à criança de material contendo cena de sexo explícito ou pornográfica com o fim de com ela praticar ato libidinoso; (Incluído pela Lei nº 11.829, de 2008)
    II – pratica as condutas descritas no caput deste artigo com o fim de induzir criança a se exibir de forma pornográfica ou sexualmente explícita. (Incluído pela Lei nº 11.829, de 2008)
    Art. 241-E. Para efeito dos crimes previstos nesta Lei, a expressão “cena de sexo explícito ou pornográfica” compreende qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais. (Incluído pela Lei nº 11.829, de 2008)
    #NaoÉArteÉPedofelia
    #AindaTemPessoasQueDefendemIsso

    • Olá, Biia
      Desculpe, mas ao ler não encontrei nada no ECA que se refira ao que foi visto na exposição. Vc poderia me mostrar oq encontrou?
      Grato

  49. A desgraca da arte vão tnc os pais mães das criancas coreógrafo, banco e todos que participaram e a mulher que incentivou a garotinha vem tocar em mim estarei nu

  50. Olha sabe pra que fazem isso,pra chegar em casa fazer de tudo com a criança fazendo achar que isso é normal…ta tudo virado nesse mundo.

  51. Isso nunca foi arte, nojo em ver essas coisas acontecendo e tanta gente hipócrita aplaudindo…dizendo que é normal.

  52. Venho a esse site protestar expressar minha opinião contra a exposição na parte em que expô crianças à nudez de um adulto. Não apenas como cristã, mas como mãe não posso deixar de exprimir minha revolta em ver essa cena. Total desrespeito às crianças, à família, às leis inclusive o ECA – como já mencionado neste site por outra pessoa e ao próprio Deus que a todos nós criou – aceitem esse fato ou não. As crianças devem ser ser protegidas e tentar normalizar o que é anormal é inaceitável. Se fossem todos adultos nus eu não me manifestaria pois assistiria e financiaria quem se agrada de tais eventos – todos somos livres. Mas as crianças ainda não possuem esse discernimento e são ingênuas e puras, sendo submetidas a isso de forma agressiva como fizeram. Quero expressar que não concordo, não financio, não aceito e como cidadã quero fazer meu protesto e inclusive saber se há financiamento público nesta exposição e se os recursos vieram de iniciativa privada, saber quem são os patrocinadores pois exercerei meu direito de boicote a essa marca e inclusive fazendo campanhas contra – tudo de forma pacífica. Afinal, vivemos numa democracia e assim como vocês tenho o direito de me manifestar- refiro-me aos adultos porque as crianças figuram, ao meu ver, como vítimas manipuladas e usadas por esta exposição. Por fim, embora neguem isso, não vejo outra consequência dessa tentativa de normalizar que a facilitação da pedolifia e contra isso lutarei com todas as minhas forças. A família é sagrada e foi instituída por Deus que nos designou como pais a cuidarem das crianças, as minhas e todas as que puder defender. Mão aceito a ideia de que “não é meu filho, não é problema meu”. Sinto muito, mas é problema meu defender – mesmo que no pouco que posso – esses pequenos filhos de Deus.

  53. Q tipo de pai e mãe incentiva o filho a fazer uma coisa dessa eles são mais sem noção dq quem teve a idéia de fazer um evento desse eu jamais levaria um filho meu a um evento desse.

  54. Td isso mostra como estamos pobres no que diz respeito à educação, cultura etc… percebe-se claramente às publicações cujas defendem esse tipo de apresentação o quanto estão aquém de alguma cultura até pela forma de se expressar e erros de português e gramática; então o que esperar desses ignorantes da própria língua quanto mais de cultura e bom senso??? Aos que defendem esse repugnante assédio infantil meus sinceros votos de que um dia não se arrependam de achar que isso seja arte. Aproveitem seus momentos ociosos e vão estudar e saber o que realmente é cultura!!!!

  55. Isso e um bando de filhos da pura corrigir os filhos não pode conselho tutelar não deixa mas incentivar a pedofilia pode isso não e arte nem nunca será arte e oque nos interpretamos não oque eles querem que acreditamos se fosse minha filha a mae e o peladao aí ia se puder comigo

    • E só deixarem as crianças fora dessa bagunça. O que é isso , que safadeza. Pornografia explícita.

      • Leandro,
        É exatamente a criança quem menos vê problema em o artista estar nu.
        Para a criança estar pelado é a coisa mais natural do mundo. Agora, se os pais consideram isso imoral e passam esse conceito adiante, ela pode crescer acreditando na mesma coisa.
        É tudo questão de criação.
        Quem deve decidir isso são os pais e não eu ou vc, concorda?

  56. Canalhas , vermes da pior espécie. Que tipo de Cultura é essa . E outra , onde estão os responsáveis por essa criança ai. Lamentável. Meu filho nunca chegará perto dessa chamada “*cultura*”

  57. Isso é nojento incentivo a pedofelia onde crianças vão achar normal adultos nus e daí acontece o pior bando de gente podre vão ensinar solidariedade ..homem nojento e vadio sem palavras repugnante

  58. Daqui um tempo vão colocar um homem pelado, para as “Crianças” masturbarem ele, dizendo ser a arte da masturbação

  59. Não entendi onde está o problema. O artista está pelado. E daí? A mãe da menina (e a menina) não veem problema algum nisso. Se vc, que não gosta, vê, então não vá. Simples assim. Cada um educa o filho da forma que acha mais razoável. Alguém deu pitaco na criação do seu? Vão ser felizes, pelo amor de Deus! Alguém foi à exposição ou só estão falando baseado num vídeo de 20 segundos?

    • Estou tentando entender onde está o SEU problema.

      Uma criança é INDUZIDA a tocar um homem adulto nu, com a colaboração da própria mãe (o que apenas acentua a imbecilidade da ‘performance’). Mas ninguém pode se indignar e expressar a sua indignação, por se tratar de criação de filhos. Sejamos, pois, felizes, de boca fechada, certo?

      E é preciso ir à exposição para constatar o quê, além do suficiente “vídeo de 20 segundos”. Por acaso, alguma cena inédita desfará a canalhice estúpida de um marmanjo pelado tocado por uma criança?

      • Olá, Eduardo.
        Vc está correto em dizer que podemos nos indignar qdo não estamos de acordo. Mas a violência dos comentários, as agressões sofridas por funcionários e artistas são extremamente desproporcionais ao ocorrido. Exigir o fechamento da exposição e até do próprio museu mostra não indignação, mas sim, intolerância. A nudez humana é tranquilamente aceita pela mãe e pela criança. Por isso não vejo problema algum. Se fosse uma modelo (mulher) sem dúvida não estariam dando a mínima. Mas a imagem de um homem pelado (me parece) está sempre relacionada a um tarado que vai ficar excitado a cada toque nele. A exposição está longe disso. Nenhuma cena fará vc mudar de opinião, mas tentar entender a obra do artista, talvez sim. Por isso é preciso, sim, ir à exposição pq um vídeo de 20 segundos não mostra nada. Pelos comentários me parece que nem um pai pode tomar banho com a própria filha pq vão achar imoral.

  60. Cambada de filho da puta.daqui a pouco eles vão achar normal que crianças assistam fimes porno.

  61. O erotismo esta no olhar de quem não consegue perceber a nudez como algo natural. Esta performance do renomado Wagner Schwartz é inspirada em Lygia Clark e não vejo nenhum problema com a presença de crianças acompanhadas dos pais que escolheram levá-los, muito menos com o MAM que de modo acertivo sinalizou o conteúdo da obra deixando claro para quem desejou assistir esta performance que, inclusive, foi somente para convidados. A pedofilia esta em outros lugares! No seio das famílias com padrastos e abusos de toda ordem, normalmente falsos moralistas que repetem discursos reacionários e conservadores. Viva a arte! Viva o MAM! Viva Wagner Schwartz! Fora moralistas!

  62. Não há violência na performance, mas sobra nos comentários dos “puritanos” cheios de ódio e maldade. Várias comunidades civilizadas são adeptas ao naturalismo e crianças convivem nuas com adultos nus sem que ambos vejam maldade. Não se tem notícias de pedofilia nas tribos indígenas que ainda convivem com a nudez. No reino animal, os bichos não usam roupam e nem por isto ficam excitados à toa. Durante as exposição, a mãe estava acompanhando e não presenciou nenhum constrangimento.
    *”Incentivada a tocar o homem”, tocar onde e de que forma? Ninguém aqui encostou num homem? Agora a Globeleza não é pedofilia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here